sexta-feira, 10 de abril de 2015

7 benefícios da dança para o corpo e a mente

Especialista explica as principais razões da dança poder ser adotada como atividade física e ser uma ótima pedida até para os mais sedentários


1. Perder peso e tonificar o corpo - Em algumas modalidades é possível gastar até 700kcal/hora e ter um corpo modelado e definido.


2. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade - Um dos benefícios do exercício é diminuir a tensão e relaxar a musculatura. Além disso, a dança estimula a concentração, acalma e tranquiliza, diminuindo a ansiedade acumulada durante o dia.


3. Melhora a autoestima - Os alunos se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem até mesmo se expressar melhor, pois a dança permite uma liberdade de movimentos desconhecidos até então.


4. Aumenta a capacidade sanguínea e faz bem ao coração - Algumas modalidades de dança aumentam a frequência cardíaca ao equivalente a uma aula aeróbica, por exemplo. Também estimulam a circulação do sangue e melhora a capacidade respiratória.


5. Combate a depressão - A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico traz também paz interior e mexe bastante com o emocional, coloca sentimentos para fora. Alguns alunos acabam até trocando a terapia pela dança.


6. Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade -Hoje existem diversos tipos de danças que podem se enquadrar em qualquer necessidade. Crianças, adultos e idosos, desde que tenham o acompanhamento e instruções de um profissional capacitado, podem praticar até mesmo mais de uma modalidade.


7. Ajuda a fazer novos amigos e socializar - O dia a dia está deixando as pessoas cada vez mais individualistas. A prática de um exercício em grupo ajuda na socialização e a pensar em conjunto, além de ajudar a fazer novas amizades, que são sempre bem vindas. Não tem como negar, a dança faz bem para o corpo, mente e alma.


Helô Gouvêa, sócia e professora do Estúdio Anacã, e também criadora do estilo Walk Dance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário