OI GENTE, ALGUMAS SUGESTÕES DE RECADINHOS PARA A 1º REUNIÃO DE PAIS, CADA UM APROVEITA DE ACORDO COM SUA REALIDADE. ESPERO QUE GOSTEM. BJOS. JOELMA COUTO.
ESSE É DA SÔNIA REGINA (PROFESSORES SOLIDÁRIOS)
1ª REUNIÃO DE PAIS (2013)
Assuntos tratados pela professora:
1) União escola/família para solucionar eventuais problemas.
Quando solicitado que o responsável compareça à escola esse não deve faltar, pois, serão tratados assuntos relativos à aprendizagem do filho, comportamento ou outro assunto de interesse.
2) Professor, assim como os pais, quer que o aluno se desenvolva completamente, ou seja, tanto nos estudos quanto na relação com ele mesmo e com os outros. Sendo assim, se o professor solicitar que o aluno desenvolva as atividades, tenha comportamento adequado, etc, não entenda isso com “o professor pega no pé de meu filho”, mas sim como, o professor quer que meu filho progrida, que evolua.
3) Quando seu filho chegar em casa pergunte como foi seu dia, o que ele aprendeu, o que foi difícil... Seu filho deve tê-lo como seu melhor amigo, alguém em quem confia falar sobre tudo. Assim, quando adolescente, será mais fácil orientá-lo.
4) Disponibilize revistas, livros e outros materiais que contenham escrita. Mostre a eles que você também lê e escreve e que isso é fundamental na vida de todos. O mesmo faça com operações matemáticas. Solicite ajuda deles em listas de compras do supermercado, escreva bilhetes para ele e coloque na geladeira para que use a leitura, peça que lhe escreva bilhetes, peça que confira trocos...
5) Observe se seu filho está levando tudo que necessita para a escola. Os materiais mais importantes como lápis, borracha, cola, tesoura e caderno precisam estar na mochila. Se o aluno não traz o material fica andando pela sala para pedir emprestado se atrasando e atrapalhando o desenvolvimento da aula. Se o material acabou deve ser reposto. Quando estiver faltando umas dez folhas para acabar o caderno, colocar um novo na mochila.
6) Se seu filho levou algum material que não é dele, por engano, envie para a escola no dia seguinte e diga que peça a professora para ver de quem é. Oriente que seu filho cuide de seu material com carinho e que faça o mesmo com os materiais dos amigos se pedirem emprestado.
7) Ensine seu filho que não deve fazer ao outro o que não quer que façam consigo. Coloque-o no lugar do outro quando isso acontecer e pergunte como ele se sentiria nessa situação.
8) Oriente seu filho a não falar palavrões, não empurrar os amigos, não gritar, não correr, manter a escola limpa, não desperdiçar materiais ou merenda escolar, ouvir as explicações da professora com atenção, perguntar quando não entender, ser educado com todos, não conversar sem necessidade, fazer as atividades diárias de classe e casa...
9) A professora avaliará tudo que seu filho faz na sala de aula e os trabalhos extraclasse, ou seja, a avaliação será um processo constante e contínuo.
10) Seu filho deve ser assíduo, as faltas prejudicam a aprendizagem, a criança faltosa tem dificuldade pois, se hoje trabalhamos um conteúdo e ele falta, no dia seguinte terá que realizar outra atividade que exija o conhecimento trabalhado anteriormente. Há uma sequência crescente de dificuldades nos conteúdos trabalhados.
11) Os responsáveis devem escolher um local calmo e arrumado para a criança realizar seu dever de casa. Deve orientar mas, jamais deve fazer a atividade para a criança. Se o professor deu a atividade é porque seu filho já tem conhecimentos para fazer; mesmo assim, é possível que a criança necessite de orientação.
12) Todos os dias seu filho fará o cabeçalho em casa. Deve trazer o cabeçalho sempre feito. A professora dará um modelo. Guarde esse modelo para que ele não o perca.
13) Coloque um saquinho na mochila com um paninho que ele possa usar em caso de necessidade e um rolinho de papel higiênico para assoar o nariz ou quando necessitar limpar a cola, por exemplo.
14) Olhe sempre o caderno de seu filho para ver se não há algum comunicado, para ver se está realizando as atividades e também para mostrar que você se interessa pelo estudo dele.
15) Qualquer problema, dúvida ou sugestão pode procurar a professora todas às segundas feiras na hora da saída.
16) Respeitar horário de entrada e saída dos alunos
17) Espero sempre contar com a presença de todos vocês em todas as reuniões. Temos um encontro a cada bimestre e temos que aproveitar ao máximo esse momento. Não tenha pressa para acabar a reunião, organize tudo no dia anterior para que possa estar tranquila no dia.
Agradeço a presença e atenção de todos.
ESSA DICA É DA LILIAN MOREIRA.
Lidar como ser humano não é uma tarefa fácil. Para o Professor isso fica ainda mais difícil quando chega o momento das Reuniões de Pais, que é um momento carregado de muita tensão emocional.
Para você brilhar na próxima reunião de pais, aqui vão algumas dicas para você usar:
CONVIDE O PAI E A MÃE: Encoraje ambos os pais para que venham na reunião. Mal entendidos serão evitados se ambos os pais ouvirem o que você tem a dizer.
ESTABELEÇA e firme contato muito antes da Reunião de Pais. Informe sempre aos pais o que os filhos devem estudar, quando tem lições e trabalhos para entregar, e principalmente, mantenha-os sempre informados a respeito das dificuldades e progressos do aluno. Jamais deixe para dar esse feedback apenas depois que as notas estiverem fechadas.
REUNIÃO SEM PRESSA: Jamais faça reunião com pressa. Planeje o tempo que for necessário de modo que todos os assuntos sejam abordados de maneira apropriada. Quando a Reunião for individual, 20 a 30 minutos é adequado.
ESTEJA PRONTA para todo tipo de perguntas. Esteja preparada para responder todo o tipo de perguntas que os pais venham a ter. Ocorrerão perguntas específicas, difíceis ou ainda as indelicadas. Mantenha sempre o domínio das suas emoções e o bom humor. Jamais leve para o lado pessoal.
TENHA SEMPRE SEUS REGISTROS organizados com antecedência. Tenha sempre em mãos e organizados: Diários de classe, anotações feitas na agenda do aluno, relatórios, provas/trabalhos realizados pelo aluno, e quaisquer outros registros pertinentes ao assunto em pauta. Deste modo você terá como comprovar as suas afirmações.
RETIRE TODAS AS BARREIRAS FÍSICAS. Os Pais não são seus alunos, por isso jamais coloque-os para sentarem-se nas carteiras enfileiradas, ou até mesmo nas carteiras da sala do prezinho. Arrume o lay-out da sala de aula de um modo que todos possam ver uns aos outros (Ex. em semi-circulo, ou circulo).
INIMIGA X PARCEIRA: Se você quiser ficar com a fama de inimiga no. 1 dos Pais é só concentrar nos DEFEITOS do aluno. A solução para ser parceira dos Pais é concentrar nos TALENTOS, e quando houver problemas, foque nas NECESSIDADES do aluno. Falar para os Pais: "seu filho é indisciplinado e só arruma briga com os amigos", é diferente de: "constatei que o João apresenta dificuldades em relacionar-se com os amigos, por isso gostaria de discutir algumas sugestões para ajudá-lo a superar esta questão".
SEJA ESPECÍFICA NOS COMENTÁRIOS: Os Pais podem se perder nos comentários generalizados. Ao invés de dizer "Ela não assume responsabilidades", focalize no problema apontando "Maria teve a semana inteira para terminar o trabalho, no entanto ela apenas escreveu e entregou dois parágrafos".
OFEREÇA UM PLANO DE AÇÃO PARA OS PAIS: Muito mais que receber orientações, os Pais apreciam ter um plano de ação para seguir. Assim, se a Maria não é responsável, será apreciado sugerir aos pais dar a ela uma lista de tarefas semanais ou ainda permitir que ela encarregue-se de tomar conta do bichinho de estimação. Quando você oferece conselhos, faça com que os pais saibam que você está apenas fazendo uma sugestão e caberá a eles escolher as melhores estratégias conforme o perfil da família.
ESQUEÇA O PEDAGOGUÊS: Jamais utilizar-se do "pedagoguês" com frases do tipo: "a coordenação motora fina", "o processo de ensino aprendizagem", "está na fase silábica-alfabética", são frases sem sentido para muitos Pais.
DOMÍNIO PRÓPRIO: Pode ocorrer de você deparar-se com Pais que mostram-se abusivos ou hostis. Jamais fique na defensiva, pois isso revela fraqueza e insegurança, e coloca em dúvida tudo o que você tiver que falar adiante. Tente não ser rude, qualquer que seja a provocação ou o comentário sarcástico. Ouça de modo polido e educado. Se esta situação ocorrer durante a Reunião Bimestral de Pais, proponha aos Pais agendar horário específico para tratar em particular. Verifique com a Escola qual o procedimento adotado.
FOCALIZE NOS PONTOS FORTES: É muito fácil para os Pais sentirem-se na defensiva, pois muitos deles se veem nos filhos. Você poderá ajudar se levantar as áreas onde estão os pontos fortes do aluno e as áreas que precisam ser melhoradas, ao invés de criticar e apontar apenas as fraquezas.
USE A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR: A linguagem não verbal pode ser sua alidada ou sua inimiga. O seu corpo fala, e expressa sempre o que você sente e pensa. É esta linguagem que os Pais estarão atentos, antes mesmo de você começar a falar.
ENFOQUE NA COLABORAÇÃO: Faça com que os Pais saibam que você quer trabalhar em aliança com eles, no melhor interesse da criança. Um comentário do tipo "Você precisa comparecer na escola o mais rápido possível para discutirmos as dificuldades do João", apenas inflama hostilidade nos Pais. O seguinte comentário diz a mesma coisa de um modo mais proativo: "Constatei que o João está encontrando algumas dificuldades, então gostaria de conversar com você para que juntas possamos encontrar as melhores alternativas para ajudá-lo a superar esses problemas".
OUÇA O QUE OS PAIS TEM A DIZER: A despeito do fato de que nós gastamos um terço de nossas vidas ouvindo, muitos adultos são péssimos ouvintes. Para que você obtenha o máximo de todas as reuniões de Pais procure realmente ouvir o que eles dizem e principalmente COMO eles dizem. Observe a linguagem corporal deles. Você vai se surpreender com os aprendizados que vai tirar dessas obervações.
CONCENTRE-SE NA SOLUÇÃO, NUNCA NOS PROBLEMAS: Idealmente falando todas as reuniões de pais deveriam apenas abordar coisas positivas, os sucessos e as conquistas. Realisticamente falando, a situação é bem diferente. As reuniões de Pais acontecem porque existem problemas. Entretanto todas as reuniões poderão transcorrer dentro da cordialidade e paz sempre que você focar nas soluções ao invés de ficar se concentrando no problema do aluno. Discuta o que você e os Pais podem fazer para ajudar a melhorar ou resolver a situação. Estabeleçam, juntos, um Plano de Ação com tarefas para todos realizarem (Você, os Pais, e o Aluno)
FECHAMENTO: Antes que a reunião finalize, faça o fechamento da conversa e deixe claro quais ações você e os pais decidiram implementar.
MANTENHA UM REGISTRO DA REUNIÃO: Será muito útil você manter um breve relato do que foi discutido na reunião. O que foi dito, sugerido, e estabelecido para ser realizado. Após a reunião, faça as anotações enquanto os detalhes ainda estiverem frescos na memória.
Como você pode observar, interagir com as pessoas requer lidar com uma alta carga de emoções que envolvem expectativas, frustrações, medos e incertezas, por isso esteja atenta a essas dicas e você vai arrasar na próxima reunião de pais.
AGORA ESSA DICA É DA ELEUSA FIUSA PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA.
APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR
COMO AVALIO O ALUNO – avaliação contínua, toda atividade serve com avaliação dos avanços dos alunos. As avaliações bimestrais são apenas mais um instrumento. O aluno é avaliado constantemente em todas as atividades que realiza.
IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO: A avaliação é importante não apenas para ver o que o aluno sabe ou não sabe. Os dados obtidos nas avaliações são sempre registrados e servem como parâmetro para a escolha de atividades e estratégias que levem o aluno a progredir.
IMORTÂNCIA DA PARCERIA PROFESSOR-PAIS-ESCOLA: Todos somos responsáveis pela educação da criança e precisamos estar unidos para solucionar os problemas que possam interferir no processo ensino aprendizagem. É importante que haja respeito, valorização e solidariedade entre esses para que os alunos possam desenvolver todas sua potencialidades.
AS ATIVIDADES DE CASA (PROJETO LEITURA E ATIVIDADES VARIADAS: Toda atividade dada para o aluno executar em casa seu filho pode realizar sozinho. São atividades selecionadas de acordo com o nível de aprendizagem no qual ele se encontra e que já foram trabalhadas em casa. Os pais podem e devem acompanhar a realização da tarefa, mas, jamais realizar pelo fillho. Podem dar suporte, explicar algo que se faça necessário, mas, quem tem que solucionar é a criança. Escolha um local tranqüilo e uma hora para as atividades de casa.
COMO O PROFESSOR TRABALHA: Sigo a linha socioconstrutivista ou sociointeracionista. Os alunos constroem seus conhecimentos refletindo sobre sua própria leitura e escrita e comparando com a leitura e escrita do outro. Dessa forma, é fundamental que haja intercâmbio constante. Ele terão liberdade para se locomover pela sala e conversar, desde que estejam realizando suas atividades e conversando sobre o que estão executando. Não confundir liberdade de expressão com bagunça.
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES: Toda atividade realizada pela criança é corrigida, mas, não apenas colocando certo ou errado. A criança será incentivada a descobrir onde está errando, a refletir e buscar soluções que ajudem a resolver seu problema. Ele voltará e realizará novamente a atividade que não conseguiu, sempre com o suporte da professora ou de um amiguinho (dupla produtiva).
A correção é diferente de acordo com o objetivo. Por exemplo: a professora pede que os alunos escrevam o final da história. Se no momento o que ela busca é analisar a idéia da criança, a seqüência certa dos fatos ou algo assim, não fará a correção ortográfica do texto. Não se preocupem se o texto estiver cheio de palavras escritas erradas e a professora colocar parabéns. Em cada atividade há algo diferente sendo analisado.
OS DESAFIOS: Por vezes os alunos são instigados a pensar ou escrever sobre algo que ainda não aprendeu. Não se preocupem, eles não serão avaliados por essas atividades, é só uma forma de fazê-los pensar, de ensinar a colocar em jogo tudo que eles já sabem para resolver um problema que se apresenta.
O PROFESSOR E OS PAIS: Se seu filho está tendo alguma dificuldade ou problema, tenho que falar com vocês responsáveis. Espero que possamos analisar juntos a situação para encontrarmos uma solução. Não pensem jamais que o professor “está pegando no pé de seu filho” ou que pegou birra. Se o professor não gostasse de seu filho e não se importasse com sua aprendizagem não lhe chamaria.
Estarei sempre aberta a sugestões e críticas, não se preocupem. Qualquer problema podem me procurar afinal, sou eu que sei como o aluno é e o que ele faz. Estou com ele todos os dias e o conheço. E vocês são as pessoas que mais os conhecem e os amam. Com certeza, professor e pais querem o mesmo: sucesso e felicidade das crianças. E juntos conseguiremos.
DISCIPLINA: o aluno precisa ter disciplina de estudo e também de comportamento. O respeito entre todos é fundamental para um bom trabalho. A escola não ensina apenas a ler e escrever, ensina também a conviver, a ser humano. O pais precisam dar limites aos filhos e a escola reforçar a educação recebida.
PRESENÇA NAS REUNIÕES DE PAIS: Nos reuniremos a cada dois meses, então, vamos aproveitar esses momentos para ouvir e falar sobre a escola e sobre as crianças. Se preparem para esse dia e esse compromisso tão necessário para o bom andamento da aprendizagem dos filhos. Ajeite tudo para que não tenha que sair antes do término da reunião, adiante as atividades de casa para ficar tranqüila e sem pressa.
OS PAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA PRESENÇA DO FILHO NA ESCOLA Alunos com muitas faltas ficam deslocados, perdidos, não vão aprender como os demais. Outra ação importante que os pais precisam se acostumar a fazer é olhar o caderno dos filhos todos os dias, perguntar como foi seu dia na escola, verificar na mochila se o material está em ordem para a aula, incentivar a leitura deixando livros, revistas e outros materiais impressos ao alcance das crianças.
Valorize os avanços de seus filhos e sempre fale de seus pontos positivos
ESSAS SUGESTÕES É DA SANDRA GUILLER
http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com.br/2013/03/modelos-e-dicas-de-recadinhos-para-1.html
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