Empresas devem dar um feedback, mesmo que negativo, após entrevistas de emprego?
Um ouvinte escreve para reclamar que considera uma falta de respeito uma empresa fazer o candidato se deslocar para uma entrevista e depois não oferecer um feedback, mesmo que negativo.
Eu concordo plenamente que as empresas devem informar, por telefone ou por escrito, que um candidato não foi aprovado.
Agora, já que o nosso ouvinte mencionou o termo "feedback", fico em dúvida quanto ao que ele, de fato, pretende que a empresa faça. Embora a tradução de feedback seja "uma exposição detalhada de motivos", no Brasil essa palavra costuma também ser usada como sinônimo de "uma simples resposta". Eu já ouvi gente dizer: "Olha, se der pra gente se encontrar sábado no shopping, me dá um feedback." Ou seja, sim ou não.
Vou então assumir, inicialmente, que o nosso ouvinte esteja se referindo ao feedback no sentido original, que é uma explicação pormenorizada da razão pela qual ele não foi o escolhido para a vaga. Eu não conheçonenhuma empresa que faça algo desse gênero, no Brasil ou no exterior.
Agora, assumindo que o nosso ouvinte deseje apenas que a empresa lhe dê uma resposta que faça sentido, eu conheço muitas que fazem isso. Mais ou menos. Porque normalmente a explicação é propositadamente vaga. Por exemplo: "Você não tem o perfil desejado para a função." Explicar, explicou. Mas não esclareceu.
Por que empresas agem assim? Porque elas sabem que nenhuma explicação seria bem digerida por um candidato rejeitado. E por isso, preferem não esticar o assunto.
Max Gehringer, para CBN.
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