domingo, 4 de janeiro de 2015

Empresas devem dar um feedback, mesmo que negativo, após entrevistas de emprego?

Empresas devem dar um feedback, mesmo que negativo, após entrevistas de emprego?




Um ouvinte escreve para reclamar que considera uma falta de respeito uma empresa fazer o candidato se deslocar para uma entrevista e depois não oferecer um feedback, mesmo que negativo.

Eu concordo plenamente que as empresas devem informar, por telefone ou por escrito, que um candidato não foi aprovado. 

Agora, já que o nosso ouvinte mencionou o termo "feedback", fico em dúvida quanto ao que ele, de fato, pretende que a empresa faça. Embora a tradução de feedback seja "uma exposição detalhada de motivos", no Brasil essa palavra costuma também ser usada como sinônimo de "uma simples resposta". Eu já ouvi gente dizer: "Olha, se der pra gente se encontrar sábado no shopping, me dá um feedback." Ou seja, sim ou não.

Vou então assumir, inicialmente, que o nosso ouvinte esteja se referindo ao feedback no sentido original, que é uma explicação pormenorizada da razão pela qual ele não foi o escolhido para a vaga. Eu não conheçonenhuma empresa que faça algo desse gênero, no Brasil ou no exterior.

Agora, assumindo que o nosso ouvinte deseje apenas que a empresa lhe dê uma resposta que faça sentido, eu conheço muitas que fazem isso. Mais ou menos. Porque normalmente a explicação é propositadamente vaga. Por exemplo: "Você não tem o perfil desejado para a função." Explicar, explicou. Mas não esclareceu.

Por que empresas agem assim? Porque elas sabem que nenhuma explicação seria bem digerida por um candidato rejeitado. E por isso, preferem não esticar o assunto.

Max Gehringer, para CBN.

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