domingo, 16 de novembro de 2014

Homenageando a cultura afro/brasileira - apreciando e valorizando obras de artes

Homenageando a cultura afro/brasileira - apreciando e valorizando obras de artes

“Quero ensinar as crianças.

Elas ainda têm olhos encantados.”

Rubem Alves


Alfredo Volpi e sua obra de arte Mulata.


Embora nascido na Itália o pintor se considerava brasileiro de coração.
A sua produção representa as cores, formas e a cultura do Brasil, alternando entre obras pintadas de maneira forte, colorida e vibrante e obras lúdicas, suaves e ternas.
Volpi pintou sua primeira obra aos 18 anos de idade e depois disso não parou mais. Andava pelos arredores da cidade de São Paulo, para onde se mudou com 18 meses de idade, observando paisagens, cores e luminosidade dos ambientes. 
Gostava de pintar ao ar livre, junto à natureza, e na época sua obra se assemelhava aos trabalhos dos impressionistas.
Já em 1927 o pintor começava a trabalhar com referências modernistas, como na obra apresentada hoje. Mulata apresenta uma jovem, provavelmente Judith - que na realidade se chamava Benedita da Conceição -, o grande amor de Volpi. 
O quadro é considerado o primeiro do artista a conter referências modernistas.
Nele, é possível observar o olhar e o movimento do rosto e do corpo da modelo. 
O artista parece ter capturado o momento exato em que ela se virava bruscamente.
Releitura da obra

O trabalho com “Releitura de Obras” faz com que as crianças entrem em contato com o universo da arte de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra. 
Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades com: 

percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.

Vejam AQUI sugestão de atividade sobre esta obra Mulata
"Não devemos ter medo de inventar seja o que for.
Tudo o que existe em nós existe também 
na natureza, pois fazemos parte dela."

Pablo Picasso
O Bananal
Lasar Segall


Segall está aí em sua fase brasileira (1924 – 1928) e, portanto, a obra “Bananal” traz bastante a temática comum aos modernistas da busca pelo nacional. 
Segall então passa a pintar cenas tropicais e muda sua paleta escura, que costumava ter tons ocres para retratas as consequências da guerra na Europa. 
Nesta obra, a figura centralizada e em primeiro plano de um homem negro é o elemento iconográfico mais forte da composição.
Logo atrás dele, há uma densa plantação de bananeiras, que ocupam quase toda a superfície da tela, emparedando e acuando a figura do negro.
Fonte: AQUIReleituras da obra


Tem mais AQUI

Fonte ( gazeta de Limeira)
Sugestão de painel


Aula sobre descoberta das frutas
agregando a obra O Bananal
e releitura dos alunos
Passo a passo

O quadro chamou a atenção das crianças e muitos tentavam reconhecer as bananas no fundo verde pintado pelo artista.
A figura de homem presente na obra de arte também despertou o interesse dos pequenos e alguns contavam que ele parecia um vovô, outros diziam que ele devia ser o Kirikú(personagem de uma lenda africana retratada em uma animação conhecida pelas crianças)... mas todos perceberam os traços fortes e expressivos daquele homem pintado por Segall.

Observando a pintura, as crianças começaram a fazer as suas releituras. 
Com diferentes tonalidades da cor verde, pintavam as bananeiras e suas folhas. Alguns cobriam todo o papel, assim como Segall,outros procuravam dar formas às bananas. ContinuaAQUI




http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2014/11/a-raca-negra-nas-artes-de-famosos.html

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