quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Hipertensão

A hipertensão é hoje uma das principais causas de morte por todo o mundo, é uma doença cronica que se caracteriza por uma excessiva pressão sanguínea nas artérias, levando a uma sobrecarga do coração, que têm de exercer maior esforço para cumprir a sua função.


O que é a hipertensãoTrata-se de uma doença geralmente associada a maus hábitos alimentares, ao colesterol elevado, ao stress, às diabetes e à obesidade. Contudo a causa mais comum é a hereditariedade.
Sabe-se também que a hipertensão aumenta com a idade. A explicação está no facto das artérias tal como o organismo, sofrerem com o processo de envelhecimento e com o tempo vão perdendo a capacidade de dilatar e vão calcificando.



Sintomas de hipertensãoPor norma nos primeiros anos a hipertensão é uma doença silenciosa, daí a necessidade de fazer uma medição regular.
Calcula-se que em Portugal existam dois milhões de hipertensos e que só metade têm conhecimento do seu estado.
Quando a doença apresenta um quadro mais avançado, pode ser acompanhada de tonturas, dor de cabeça, dor no peito, zumbido nos ouvidos, visão turba ou sangramento nasal.



Como prevenir hipertensão arterial A hipertensão é um dos principais factores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, aneurisma arterial, enfarte do miocárdio e insuficiência renal cronica e insuficiência cardíaca entre outros.

A hipertensão pode contudo ser amenizada com mudanças alimentares e a prática de exercício físico

http://ppatinhofeio.blogspot.com.br/2014/10/hipertensao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário