Competir faz parte da vida de todo ser humano e por isto, devemos estar sempre preparados intelectualmente, fisicamente e psicologicamente para sermos selecionados nas primeiras colocações em diversas etapas da vida, é uma das leis de sobrevivência. O que diferencia as pessoas na seleção da vida é a inteligência, experiência, qualificação, habilidade, audácia, planejamento e dedicação, que faz o sucesso acontecer.
Esta seleção começa antes do início da nossa vida, quando milhões de espermatozóides disputam uma corrida para fertilizar o óvulo e apenas um consegue o objetivo. Desde os primeiros anos na vida escolar somente os que atingem a média nas notas são aprovados para a série seguinte. O vestibular aprova os melhores alunos para ingressar na universidade nos diversos cursos, mas isto acontecia antes da implantação das cotas para afro-descendentes e alunos das escolas públicas. No esporte, os técnicos selecionam os melhores atletas para formar a equipe que representará a escola, o Estado, o país em uma competição. Um concurso público classifica os primeiros colocados a ingressar no trabalho em repartições públicas. As mulheres mais belas do mundo disputam o concurso de beleza para ser escolhida à miss universo. Uma empresa quando quer contratar um profissional analisa os currículos dos interessados e escolhe o mais qualificado.
Até a natureza seleciona os mais fortes, hábeis, ágeis e saudáveis para sobreviver mais tempo. O agricultor quando vai plantar seleciona as melhores sementes para aumentar a produção. Em algumas raças, os melhores animais são selecionados para servir como reprodutores e melhorar a linhagem.
Para a pessoa estar entre os primeiros lugares tem que aprender a competir e ter a capacidade, inteligência e determinação para conseguir atingir seus objetivos. Dessa forma, usando valores e princípios como:
respeitar os outros, jogar limpo, ser humilde, honesto, saber ganhar e perder que deve ser aprendido desde criança, com os pais e professores, através de ensinamentos e principalmente com exemplos; ensinando que ganhar ou ser o primeiro é possível, mas nunca passando por cima dos adversários, sendo desonesto ou usando de artifícios, mentiras e falsificações.
Competir é bom, é necessário, faz bem ao corpo e à mente, desde que saibamos respeitar os direitos dos outros e cumprir as regras pré-estabelecidas. Assim, poderemos dizer que estamos preparados para vencer qualquer etapa em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário