Nesse mês de setembro além da comemoração do Dia da Independência (7 de setembro), também comemoramos a Semana Farroupilha.
A comemoração começa no dia 13 de setembro e termina no dia 20 do mesmo mês.
Postarei algumas atividades sobre o tema, mas antes falarei um pouquinho sobre o que foi a Guerra dos Farrapos.
Vamos lá!
A Guerra dos Farrapos
Bento Gonçalves
A guerra dos Farrapos durou cerca de 10 anos (1835 à 1845). Ocorreu durante o Período Regencial governado por Feijó.
O estopim da guerra foi o descontentamento político devido as diferenças entre os Partidos dos Republicanos e os Conservadores.
Bento Gonçalves do partido dos Liberais liderou a Revolução Farroupilha, apossando-se de Porto Alegre e forçando os comados imperiais a sairem da região. Em 1836, os rebeldes liberais proclamaram a república em Paratini,e mesmo preso, Bento Gonçalves foi nomeado presidente. A revolta deu-se por causa da imposição das cobranças de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.
Sobre essa guerra podemos também citar a participação do General Neto, Garibaldi, entre outros.
No ano de 1845 Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), foi nomeado pelo Regente Feijó para dar fim ao conflito. Em 1845, a rebelião foi finalizada.
Curiosidade: "Muitos dos livros de história insistem na versão de que o nome "farrapos" ou "farroupilhas", dado aos revolucionários gaúchos, teve origem nas roupas que estes vestiam - gastas e esfarrapadas. No entanto, a verdade é bem outra. A denominação é, mesmo, anterior à Revolução Farroupilha, e era utilizada para designar os grupos liberais de idéias exaltadas." (Só História)
Símbolos Gaúchos
Atividades
Fonte: http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário