segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Maternal - Sugestões de atividades diárias.

Sugestões de atividades: Maternal I




• Manusear livros de histórias (pano ou de plástico).


• Manusear revista e revistas infantis.


• Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).


• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.


• Fazer o re-conto das histórias lidas (professor).


• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.


• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe


• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente. • Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações.


EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.


• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.


• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.


• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.


• Registar a rotina no quadro.


• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.


• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.


• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.


• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.


• Soltar objetos dentro de uma caixa.


• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.


• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.


• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc. 


• Saltar pequenos obstáculos.


• Bater bola no chão e agarrar em seguida.


• Encaixar blocos em orifícios diversos.


• Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.


• Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).


• Estimular à criança a lembrar de atividades não rotineiras. 


EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.


• Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.


• Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.


• Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.


• Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.


• Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.


• Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.


• Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.


• Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.


• Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.


Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.


• Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão. 


• Valorizá-las nas suas recém-adquiridas habilidades. 


MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS


• Jogos de borracha ou plástico desmontáveis.


• Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).


• Blocos diversos para montar.


• Cubos de diversos tamanhos.


• Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc.


• Espelho grande na parede.


• Brinquedos sonoros.


• Caixas com orifícios.


• Embalagens diversas, vazias.


• Fantoches.


• Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha.


• Caixas de papelão de vários tamanhos.


• Regador, brinquedos de puxar.


• Copos de plástico e potes de iogurte.


• Fichas com o nome dos alunos.


• Argolas coloridas.


• Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.)


• Brinquedos coloridos e sonoros.


• Instrumentos musicais.


• Painéis com vários estímulos para exploração.


• Papeis coloridos de texturas variadas.


• Revistas e revistas infantis.


• Massa plástica, lixas, etc. 


• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.


• Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.


• Brincar de entrar em caixas de papelão.


• Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.


• Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.


• Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.


• Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário