terça-feira, 15 de julho de 2014

Aprendendo a Quantificar!.

Quando é pensado em Educação Infantil,é natural que nós profissionais da área tenhamos determinadas limitações referente aos conteúdos a serem aplicados aos nossos alunos,em específico as nossas crianças atendidas em CEI(Centro de Educação Infantil),de 0 a 3 anos.O que não podemos é subestimar a capacidade de nossas crianças.Sendo assim,não podemos limitar-se apenas ao cuidado,ou em conteúdos como:higiene,alimentação,entre outros.É preciso ensina-los mais do que isso,e a proposta da atividade a seguir esta focada exatamente nisso,"a necessidade de ampliar o conhecimento de nossas crianças",já que na própria interação com o meio,a mesma aprende variados "conhecimentos".


TRABALHANDO A QUANTIFICAÇÃO!


Campo de Experiência: apropriação de conhecimento matemático


Experiências Priorizadas: a quantificação,de acordo com cada numeral exposto,a relação com o outro(haja visto que a mesma não é realizada individualmente e sim e conjunto),e a noção de espaço sabendo discriminar cada "quadradinho" para um numeral específico.


Expectativas de Aprendizagem: além de aprender a quantificar,desenvolver o raciocínio lógico,aprimorar o desenvolvimento motor,mais precisamente o movimento da pinça,a autonomia de manipular e explorar diferentes objetos,desenvolver a percepção visual,e a cooperação,ajudando uns aos outros na quantificação(sendo realizada em conjunto).


Tempo Pensado: 1 aula(equivalente a 50 min)


Preparo do Espaço: formação de dois grandes grupos(em circulo,preferencialmente).


Materiais Necessários: Para fazer esse "material",é preciso uma cartela de ovo,tinta guache(de sua preferência),cola,folha de sulfite,canetinha preta (para escrita dos numerais),a decoração fica a critério do educador.


Interações Desejadas: Criança/Criança, Criança/Material necessário, Criança/ Educador.


Depois de organizado o espaço,entregue aos alunos e proponha que eles coloquem em cada quadradinho a quantidade de pedrinhas ou sementes(como preferir),de acordo com o numeral.Isso irá possibilitar a você professor saber a que "nivel" de quantificação estão seus alunos.Quando for conferir,proponha a correção em grupo,fazendo uma contagem em voz alta.Quando houver "erros",questione os alunos com perguntas como: -qual é mesmo o numeral que esta aqui?
e quantas pedrinhas nós contamos?
esta correto?
esta sobrando ou faltando?
Acredite na realização dessa atividade!nossas crianças são mais "espertas" do que suponhamos.

http://brunapatriciasls.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário