terça-feira, 10 de junho de 2014

Para conter novo Corolla, Civic 2015 ganha leve repaginada. Sedã da Honda muda na versão intermediária LXR, mas apenas no visual e rodas. Preço é de R$ 74.900.

Caio Mattos
Civic LXR 2015: visual retocado para conter Corolla

Por definição, um sedã médio japonês é um carro confiável, bem construído, moderno, mas sem ousadias. A descrição pode se encaixar tanto num Corolla como num Civic, os dois modelos mais vendidos do segmento, mas existe o ‘viés’. Enquanto o Toyota é conhecido pelo ‘viés conservador’, o Honda segue pelo ‘viés esportivo’.

Essa situação, no entanto, se inverteu nas últimas versões dos dois carros. Enquanto a Honda conteve os ânimos do Civic em 2012, a Toyota abusou pela primeira vez das formas no novo Corolla, lançado neste ano. Nada que transforme um ou outro em esportivo, mas a invasão da Toyota fez a Honda mexer rápido no Civic.

A reação foi apresentada na semana passada pela marca: o modelo ganhou leves retoques para lembrar que o sedã japonês com pegada esportiva é o Civic. Mas nem esperem por muito. A Honda mexeu pouco: trocou a grade, adicionou um filete no para-choque e mudou as rodas, de aro 16 e desenho comportado, para aro 17 e visual chamativo. Tudo isso vale apenas para a versão LXR, intermediária e preferida por 60% dos compradores do modelo.

Por dentro, só os donos do carro notarão que o acabamento do console superior, na cor cinza escuro, agora mudou para o preto. De resto, o mesmo carro de sempre. A nova grade lembra a adotada nos Estados Unidos e consiste numa tela em colmeia em lugar da tradicional régua cromada com frisos horizontais. Os faróis de neblina também mudaram e agora têm formato cilíndrico em vez de oval. Na traseira, tudo igual.

Comportamento inalterado

Durante um rápido test-drive no interior de São Paulo, iG constatou que o comportamento do Civic 2015 permanece o mesmo após a única alteração dinâmica, a adoção de rodas maiores, mas com pneus de perfil mais baixo. O sedã continua ágil e divertido de dirigir, sem perder o rodar silencioso, uma evolução da atual geração.

A versão de entrada, LXS, que tem motor 1.8, ganhou apenas o sistema de partida a frio, batizado de FlexOne, e continuará com o mesmo visual. Com isso, os donos do modelo conseguirão diferenciá-los com mais facilidade. Já a versão EXR, a mais completa, ficou para o Salão do Automóvel, em outubro. Segundo a Honda, ela terá um sistema de entretenimento mais moderno, para compensar a chegada dos sedãs médios premium, como o A3 Sedan.

Também em outubro, chegará ao Brasil o novo Civic Si, que será importado do Canadá. Ao contrário da primeira versão, que era sedã e produzida no Brasil, o novo Si chega como cupê e sem mudanças no visual da versão vendida aqui. O motor é um 2.4 litros de mais de 200 cv e a meta é reforçar ainda mais a esportividade do modelo – e preparar-se para o Corolla Furia, uma versão inédita que é estudada pela Toyota.

Revezamento no topo

A fórmula mágica dos sedãs japoneses tem funcionado desde 2002 (veja gráfico). Naquele ano, a Toyota, ocupando um discreto lugar com o Corolla, lançou no Brasil a 9ª geração do modelo, que uniu a já conhecida confiabilidade do carro com um visual mais atraente. O sucesso foi imediato e fez o Corolla desbancar o Vectra, que liderava há muitos anos.

Quatro anos depois, foi a vez de a Honda surpreender com o New Civic, geração que inovou no design e arrebatou até clientes de outros tipos de carros como os hatches médios. A resposta da Toyota veio em 2008, com um Corolla renovado, mas ainda conservador. A novidade, lançada num segundo momento, foi o motor 2.0 litros, que agradou a clientela.

Nesse meio tempo, desastres naturais na Tailândia e no Japão afetaram a produção de componentes eletrônicos da Honda, e as vendas do Civic despencaram. A 9ª geração desembarcou no Brasil em 2012 com um visual mais conservador e com foco na economia de combustível. A estratégia não convenceu a clientela e o Corolla manteve o 1º lugar, mas a Honda reagiu rápido, introduziu um motor 2.0 meses depois e voltou ao topo no ano passado. Em 2014, a briga será mais difícil: o Corolla já passou o Civic em maio e está pouco atrás do Honda no acumulado do ano. O vencedor, pelo jeito, será conhecido apenas na última contagem dos ‘votos’.

Veja os preços do Civic:

Honda Civic LXS manual 1.8 2014/2015 - R$ 65.890,00 (visual antigo)
Honda Civic LXS automático 1.8 2014/2015 - R$ 68.890,00 (visual antigo) 
Honda Civic LXR automático 2.0 2014/2015 - R$ 74.900,00 (visual novo)
Honda Civic EXR automático 2.0 2014/2014 - R$ 83.990 (antigo. Só mudará em outubro)
iG
http://carros.ig.com.br/especiais/para+conter+novo+corolla+civic+2015+ganha+leve+repaginada/7709.html

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