domingo, 11 de maio de 2014

Tempo e clima: esclarecendo Como Diferenças.

Atualmente, as previsões de tempo são informações importantes em distintas situações, para o planejamento do cotidiano de parte da sociedade (vestuário, atividades ao ar livre etc.), mas igualmente para o governo, o setor industrial, agrícola, enfim uma diversidade de setores que envolvem decisões que contenham algum valor econômico envolvido e também com grande relevância para proteger a vida humana de desastres naturais previsíveis.

Os estudos da ciência climática envolvem alto nível de complexidade, dado o elevado número de elementos que se inter-relacionam, e aumenta as exigência de clareza e distinção. Muitas expressões desse campo do conhecimento são cotidianamente utilizadas sem o rigor científico que demandam e, naturalmente, acabam por determinar compreensões incompletas e equivocadas dos fenômenos climáticos.
Na meteorologia, existe uma diferença fundamental entre as noções de tempo e clima. Tempo é o termo utilizado para descrever a temperatura, a precipitação a nebulosidade e os ventos observados num ponto da superfície terrestre. Revela portanto, o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local.

O clima é a descrição dos ciclos de tempo em termos das médias de temperatura e outras variáveis obtidas durante muitos anos de observação. Além dos valores médios, uma descrição completa do clima também inclui medidas de quanto tem sido a variação do tempo meteorológico, tais como as temperaturas mais altas ou mais baixas já registradas num certo dia. 
Desse modo, refere-se às características da atmosfera inseridas nas observações contínuas durante um período determinado Percebe-se, pois, como a distinção entre clima e tempo meteorológico se baseia no intervalo de tempo de observação. O clima é a média de longo prazo do tempo num determinado lugar e num certo intervalo temporal do dia e do ano.

Essa diferenciação esclarece que o clima é um termo mais compreensivo, pois abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo.
A Meteorologia (do grego meteoros, que significa elevado no ar, e logos, que significa estudo) é a ciência que estuda as condições e o comportamento físico da atmosfera. Seus aspectos mais tradicionais e conhecidos são a previsão do tempo e a climatologia. Já a Climatologia é uma sub-área da meteorologia que estuda o comportamento médio da atmosfera para um determinado período, através de método estatísticos (médias e variabilidade) para caracterizar o clima em função da localização geográfica, estação do ano, hora do dia, etc.
O meteorologista previsor do tempo aplica as leis da física clássica, a sinótica, a dinâmica e as técnicas matemáticas que regem o domínio do movimento da atmosfera, para o estudo das condições de tempo. O climatologista utiliza as técnicas estatística para inserir e concluir informações sobre o estudo do clima. Portanto, a Climatologia está condicionada pela Meteorologia.


Fonte:Inmet
http://educacao.globo.com/artigo/tempo-e-clima-diferencas-e-semelhancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário