domingo, 20 de abril de 2014

HISTÓRIA -- Avaliação de História 5º ano.


Avaliação de História 5º ano

1- Leia o trecho abaixo:
“Depois de vários meses navegando em mar aberto, numa época em que muitos imaginavam que a linha do horizonte era também o fim do mundo, alguns marujos, mais experientes, começaram a identificar sinais de terra próxima.
Assim escreveu Pedro Vaz de Caminha: “E assim seguimos por este mar longo, até que, terça-feira de Páscoa, que foram 21 de abril, topamos com alguns sinais de terra...
E na quarta-feira seguinte pela manhã, 22 de abril de 1500, topamos com aves, depois, vista a terra. A saber, primeiramente um monte, muito alto e redondo...”


De acordo com o que você estudou sobre a expedição portuguesa, responda.
Que importância teve Pero Vaz de Caminha para a história do Brasil ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) É triste que uma árvore de tanta importância econômica, que deu nome à nação e a todo o seu povo, que por lei é árvore nacional, não seja conhecida pelos brasileiros. Ainda hoje, 98% dos habitantes desta nação não conhecem esta árvore!!!


Qual é o nome da árvore acima?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




3) Por que o nosso país recebeu o nome de Brasil ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4- “São gente bonita, homens e mulheres queimados de sol, pois andavam nus, moços e velhos não têm vergonha. Mas usam pinturas por todo o corpo. Não têm barba, pois arrancam os pêlos com raízes. Através do lábio inferior, das bochechas e orelhas fazem furos e penduram pedras. Além disso usam penas...”
(adaptado do diário de Hans Stodem)


O trecho lido se refere a um povo. Qual é esse povo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Os dias passaram depressa e o homem branco foi se esquecendo de suas promessas e da ajuda de nosso povo, outros começaram a vir pelas águas e nós descobrimos o significado de uma palavra que nunca existiu em nossa língua, escravidão, fomos forçados a trabalhar nas coisas mais estranhas.
Tivemos que derrubar as arvores para depois plantar outras no lugar, obrigados a ensinar o caminho das matas e os segredos das florestas, contamos as eles nossos segredos e os segredos da floresta, mas eles não acreditaram em nos, sua fé era somente nos instrumentos que levavam consigo para todos os lados, instrumentos de guerra e morte.
Mas algumas tribos que no começo eram nossos inimigos logo viraram nossos aliados, percebemos que eles estavam certos e que o homem branco não estava em nossas terras como amigo, eles desrespeitavam a natureza e tentavam mudar nossas vidas, não aceitavam nossas crenças e nossa fé, traziam consigo palavras de um Deus verdadeiro, morto por homens.
Nós que éramos o povo nativo desta terra, aqueles que a preservaram e a respeitava começou a desaparecer, mas ainda não estávamos mortos e então decidimos que seria melhor lutar até o fim a viver uma vida de medos e torturas.
Ao ler este relato, podemos tirar algumas conclusões do que o Descobrimento do Brasil significou para os índios. Comente.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6) Associe cada uma das imagens à descrição correta:




( A ) Trabalhador livre e assalariado, era quem fiscalizava e controlava o trabalho dos escravos, geralmente utilizando métodos violentos


( B ) Era o dono do engenho, seus agregados lhe deviam obediência


( C ) Trabalhava na Casa – grande, realizando diversas tarefas e cuidava dos filhos dos senhores.




7- Estudamos alguns aspectos do movimento abolicionista. Escreva sobre este movimento e o que significou para os escravos no Brasil. Quais conseqüências o trabalho escravo trouxe para os negros e que se reflete até os dias de hoje?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






8- Em 1863, ocorreu um conflito no Uruguai envolvendo a população local. O Brasil interferiu, apoiando um dos grupos, pois havia gaúchos que moravam nessa região, e enviou tropas do exército e da marinha para defender seus interesses.


Quais as dificuldades o Brasil encontrou durante a guerra do Paraguai?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9- Durante o século XIX, muitas pessoas passaram a consumir café na Europa e nos Estados unidos. Para atender a esse interesse, muitos fazendeiros brasileiros passaram a produzir café e tornaram-se grandes exportadores desse produto.


Os fazendeiros das lavouras cafeeiras tiveram um importante papel na crise da Monarquia. Comente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Ligue as expressões das duas colunas, estabelecendo uma relação entre elas.


Período Colonial Governo de presidente
Período Monárquico Domínio português
Período republicano Governo de imperadores

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário