Bicarbonato de sódio com vinagre é uma das soluções usadas para limpar as madeixas
Foto: Daniel Ernest / Divulgação
Thamires Tancredi
Você já imaginou como seria ficar cinco anos sem lavar os cabelos com shampoo? Jacquelyn Byers já. Disposta a ter uma vida mais natural, a norte-americana deixou de usar produtos químicos para limpar a casa. Mas o que mais chama atenção é que ela não usa qualquer cosmético nas madeixas. E garante que seus fios nunca estiveram tão saudáveis e brilhantes.
Deixar o shampoo de lado não é uma novidade. Inspirada nos movimentos No Poo e Low Poo, que pregam o abandono total ou a redução de uso do produto, muita gente tem utilizado soluções caseiras para manter os cabelos limpos. Jacquelyne, por exemplo, tentou por dois anos substituir o shampoo por bicarbonato de sódio e o condicionador por vinagre de maçã, mas acabou deixando a mistura de lado depois que seu cabelo começou a alternar entre "quebradiço e oleoso", explicou ela no blog LittleOwlCrunchyMommy
— Foi melhor do que shampoo, mas ainda não estava feliz com o resultado. Então passei a não usar nada no meu cabelo. Duas vezes por semana, lavo só com água e, ocasionalmente, uso o vinagre para enxaguar — conta.
Para os adeptos do No Poo, o grande vilão do shampoo é o lauril éter sulfato de sódio, detergente que retira a oleosidade do couro cabeludo e está presente na maioria das fórmulas. A teoria é que o composto resseca demais os fios e pode causar alergias.
— Mas a quantidade de lauril presente nos shampoos não oferece riscos sistêmicos. Pessoas mais sensíveis podem apenas ter irritações na pele e nos olhos — esclarece a dermatologista Fernanda Casagrande. — O composto limpa os fios removendo a sujeira e a oleosidade, sem alterar a estrutura do cabelo.
Nem tão radicais
Ainda há uma ala que não consegue se desapegar totalmente do shampoo. Na comunidade do Facebook No/Low Poo, o guia para iniciantes na técnica explica que esse grupo diminui drasticamente as lavagens, ou ainda intercala o uso de shampoo uma vez na semana e, nos demais dias, higieniza os cabelos com condicionador. A mulherada ainda costuma diluir o produto com água - medida aprovada pela dermatologista.
— A quantidade de shampoo deve ser moderada, pois em excesso pode ser prejudicial apenas para os fios. Vale lembrar que o shampoo faz espuma somente quando adicionado água, logo sua quantidade deve ser a mínima possível. O ideal seria diluí-lo com água, no momento do uso, e aplicar com cabelos bem molhados — ensina.
Mas, para Fernanda Casagrande, os benefícios das técnicas pregadas pelo movimento param por aí.
— Não há motivos para deixar de usar esses produtos. O shampoo é importante para limpar o couro cabeludo, retirar o excesso de gordura e poluição.
DONNA ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário