Sedã evolui em matéria de design, equipamentos e está maior
Por Henrique Rodriguez
Campinas (SP) - Presente no Brasil desde 1993, quando chegou importado do Japão, o Toyota Corolla estreia agora sua 11a geração por aqui. Fabricado em Indaiatuba desde 1998, o sedã médio passou por mudanças consideráveis na parte técnica e, principalmente, no visual. O objetivo não poderia ser mais claro: manter a liderança do segmento. A cara nova também deve aumentar o público alvo do modelo, espera a Toyota.
Na última reestilização, em 2010, o Toyota Corolla ensaiou como fugir um pouco de seu aspecto clássico ao adotar faróis um pouco mais estreitos e lanternas com LEDs, mas não foi muito longe. Agora ele foi mais fundo ao adotar linhas mais dinâmicas baseadas nos conceitos Keen Look e Under Priority. O primeiro envolve a dianteira e a lateral, tentando replicar a expressão do olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição. Já o segundo tem como característica o posicionamento mais baixo da grade frontal, garantindo melhor eficiência aerodinâmica e maior proteção aos pedestres, em caso de atropelamentos.
Os faróis formam uma peça única ao serem integrados à grade e aos para-lamas. O desenho do capô é elevado e possui vincos acentuados no centro e nas laterais. Na versão topo de linha Altis ainda há como destaque as luzes auxiliares e de posição em LEDs. Já na traseira nota-se que as lanternas passam a avançar para a lateral, mas é uma parte do carro que ainda remete ao antigo Corolla. Na lateral, uma particularidade: todas as versões tem rodas de 16 polegadas, que são diferentes nas versões XEi e GLi, em relação ao Altis.
Boas novidades do lado de fora serão as novas cores vermelho e branco pérola, que se somam às opções de cinza, preto e azul.
Público mais jovem
Segundo Frank Grundlach, Diretor de pós-venda da Toyota, a expectativa da Toyota é que este novo Corolla não conquiste apenas o público acima dos 40 anos, mas sim, acima dos 35 anos. O design é a principal arma. Ao ser questionado sobre a ausência de controles de estabilidade e tração, mesmo na versão Altis, Grundlach disse que o Corolla alcançou um nível de comportamento dinâmico muito bom e que, ao menos por enquanto, tais equipamentos de segurança ativa são aplicados ao modelo brasileiro. Nem o RAV4 vendido no Brasil possui tais equipamentos, mas se isso é verdade, saberei amanhã durante o test-drive. Não perca as primeiras impressões!
O maior Corolla
Algo notável é o aumento das dimensões do Corolla e o quanto isso se converte em maior espaço interno. O Renault Logan não pode mais se gabar por ter o mesmo entre eixos do Corolla, pois o sedã de ascendência japonesa passa a ter 2,7 metros de entre-eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior. São 4,62 metros de comprimento (+ 8 cm); 1,775 metro de largura (+ 8 cm) e 1,475 metro de altura (- 5 cm, comparado à geração anterior).
O aumento do interior se deve também à adoção de bancos dianteiros mais finos e realocação das caixas de rodas para as extremidades da carroceria.. São 7,5 centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro. O espaço para os joelhos dos passageiros que viajam na parte traseira do veículo totaliza 70,6 centímetros, o que significa aumento de 8,5 cm em relação ao Corolla anterior. Já o espaço para os pés, beneficiado pelo assoalho traseiro plano, cresceu 9,2 centímetros. Também houve melhora no ajuste de altura do banco, deslocando-se verticalmente de 4,5 cm para 6 cm. Já o ajuste de profundidade foi ampliado de 24 cm para 26 cm.
Por dentro
O interior teve um avanço considerável. Muito parecido com o do RAV4 – SUV irmão de plataforma –, o painel tem tema horizontal com elementos posicionados em posição ergonômica, exceto pelo relógio que fica longe do motorista.
Cada versão tem cores e acabamentos específicos. Na versão de entrada, GLi, o acabamento tem preto como cor predominante e os materiais dos revestimentos das portas e e dos bancos são de tecido. Já na versão XEi, banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio tem revestimento padrão couro, na cor cinza e agrega adorno em prata, que se estende por todo o painel central e, também, no volante. Os detalhes são em padrão fibra de carbono, e não em black piano, como no GLi. A versão topo de linha Altis revestimento de couro na cor bege, e detalhes em padrão madeira escura no painel central, portas e na manopla de câmbio. As duas versões, XEi e Altis, também possuem detalhes cromados nos puxadores das portas e nos difusores do ar-condicionado.
Dois tipos de painel de instrumentos estão disponíveis no Novo Corolla. Na versão GLi, a zona de informação é composta por um grande círculo central que indica a velocidade, ladeado por dois círculos menores, sendo o da esquerda o conta-giros e o da direita o indicador de combustível e temperatura. Um display de cristal líquido, localizado abaixo do mostrador de velocidade reúne as informações do computador de bordo. O conjunto remete ao RAV4 2.0.
Nas versões XEi e Altis, o painel de instrumentos mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível. Ao centro, está presente uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo simulada pela transmissão Multi-Drive.
Ao invés de um sistema de som mais simples, XEi e Altis são equipados com uma tela de Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro, incluindo os dados do computador de bordo e TV digital. Nessas configurações, o controle do ar-condicionado Dual Zone é digital, e não manual como no GLi. Infelizmente nenhuma versão possui saída de ar-condicionado para o banco de trás nem luzes nos parassóis, mimos esperados de um carro de R$ 93 mil.
Motores
Os motores são basicamente os mesmos 1.8 e 2.0 Flex que encontrávamos antes no Corolla, mas eles passaram por alterações, como dutos de admissão redimensionados, válvulas em nova liga metálica, pulverização do combustível aprimorada e perderam o tanquinho de partida a frio graças ao sistema que aquece os bicos injetores. O motor 1.8 permanece com 144 cavalos, enquanto o 2.0 ganhou um cavalo, passando a 154 cv, sempre com etanol.
O 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm. Por sua vez, o 2.0L Flexfuel Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).
Em substituição à antiquada transmissão automática de quatro marchas utilizada há bons anos, a Toyota passa a equipar o Corolla com a transmissão Multi Drive, que nada mais é do que um sistema do tipo CVT (do inglês, transmissão continuamente variável) capaz de simular sete marchas, até mesmo em modo Drive. Isso é bom pois não se tem a sensação de dirigir um metrô, mas sobre isso falaremos após o test-drive, que acontece amanhã. O lado bom é que o sistema é muito mais eficiente e torna o carro mais econômico. A única versão com opção de câmbio manual é a GLi.
Versões, preços e equipamentos
1.8L GLi Manual – R$ 66.570
1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990
Equipamentos de série: Direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.
2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990
Equipamentos de série: O ar-condicionado é automático digital, o computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital e o acionamento dos vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas. Além disso, o XEi adiciona itens como bancos traseiros bipartidos (60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico, entre outros. Também está disponível novo sistema Multimídia, com tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®. O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e capta sinal de TV Digital.
2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.990
Equipamentos de série: acrescenta luzes auxiliares e de posição em LEDs, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis e agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.
fonte:
http://novidadesautomotivas.blogspot.com/
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