Estou aqui para atender a vários pedidos de nossos leitores que nos pediram um planejamento para fabricar brinquedos a partir da reciclagem para serem usados durante todo o ano!!!
Objetivos
- Construir um objeto tridimensional.
- Construir brinquedos a partir da reciclagem para a sala.
- Descobrir possibilidades na escultura.
- Produzir formas utilizando o empapelamento e reciclagemConteúdos
- Escultura, artes, empapelamento
Ano
Pré-escola.
Tempo estimado
Quatro a cinco aulas de 50 minutos.
Materiais necessários
Sucatas de papel ou plástico variadas; jornal em tiras pequenas, cola branca, água, bacias médias, fita crepe, cola quente (opcional para uso exclusivo do professor), tinta guache, pincéis variados.
Materiais opcionais: retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas.
Flexibilização
Para crianças com deficiência física (nos membros superiores)
O trabalho em duplas ajuda muito a criança com deficiência física nos membros superiores, mas fique atento para que o colega não faça os desenhos por ela. Disponha materiais de desenho em lugares acessíveis para a criança. Os papéis em pranchetas, para dar firmeza, e os lápis envoltos em espuma, para que a criança consiga segurá-los. Durante a montagem do projeto, estimule a criança a ajudar no empapelamento, mesmo que ela não consiga executar algumas ações de coordenação mais fina, como manipular a cola quente. Nesta etapa, você deve ajudar as crianças para evitar acidentes. Se necessário amplie o tamanho do objeto construído (para facilitar a manipulação) e o tempo de realização da atividade.
Desenvolvimento
Conte ao grupo qual será a proposta das próximas aulas. Apresente os materiais que serão utilizados inicialmente: sucatas variadas e fita crepe. Separe os alunos em duplas, para que trabalhem juntos planejando e executando todas as etapas da construção. A cada finalização de uma etapa realize uma nova roda de procedimento, apresentando a próxima etapa.
1ª etapa
Entregue papel e lápis para que os alunos, em duplas de trabalho, façam o planejamento em desenho do que irão construir. Quando todos terminarem, abra uma grande roda com os desenhos no centro para que cada dupla possa contar aos colegas seu projeto.
2ª etapa
Ofereça as diferentes sucatas em uma bancada e chame a atenção dos alunos para as características das sucatas, de forma que cada dupla perceba a relação entre o projeto e os objetos que pode escolher para concretizar a ideia. Solicite que os alunos, com o projeto em mãos, separem o que irão utilizar para a construção. Cada dupla pode ter um rolo de fita crepe e o professor pode montar um lugar "seguro" com a pistola de cola quente caso alguém necessite de um auxílio mais pontual.
3ª etapa
Coloque as produções da atividade anterior nas mesas da oficina ou sala de aula. Prepare tiras de jornal e uma bacia média contendo cola branca misturada com água em iguais proporções Em roda, apresente o procedimento de empapelar - mergulhar uma tira de jornal na mistura de cola com água e aplicar cuidadosamente sobre o objeto de sucata. Chame a atenção dos alunos para a aplicação do jornal molhado: a tira deve aderir à forma construída. Quando terminarem de empapelar os trabalhos, coloque -os sobre um plástico estendido no chão para que sequem até a próxima aula.
4ª etapa
Ofereça tinta guache para que os alunos pintem os trabalhos realizados. Essa etapa pode ser dividida em dus aulas, em cada uma os alunos podem pintar uma face do trabalho.
5ª etapa (opcional)
Ofereça retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas para que os alunos realizem detalhes e grafismos sobre a pintura.
Finalização
Monte uma exposição com os trabalhos prontos. Ao lado dos trabalhos você pode expôr os projetos em desenho e asfotosde todo o processo realizado pelos alunos.
Avaliação
Acompanhe as duplas ao londo de todo o processo: o trabalho e a organização de cada dupla. Na etapa de colagem das sucatas, reforce a importância delas ficarem firmes. Observe como estão empapelando a construção, de forma a não "ocultar" a forma inicial. Faça uma apreciação com os alunos dos resultados obtidos, chame a atenção do grupo para as formas dos trabalhos, os temas escolhidos pelas duplas e o acabamento final, identificando as diferentes escolhas.Da Nova Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário