Sempre escrevemos artigos relacionados a sorveterias, variando temas de administração, marketing e até mesmo franchising. Porém, pesquisando um pouco, pude perceber que pouco que fala sobre a história do Sorvete no Brasil e também como essa deliciosa sobremesa surgiu! No artigo de hoje, nosso objetivo é contar a você, caro leitor, como tudo começou!
Como Nasceu o Sorvete!
Como nasceu o sorvete é, até hoje, um enorme mistério para todos que pesquisam essa deliciosa sobremesa gelada. As primeiras informações relevantes tem origem no Oriente, mais precisamente na China e a mais de 3 mil anos, quando era de costume fazer uma pasta de arroz misturado à neve, muito próximo do que conhecemos atualmente como “raspadinha”.
A cerca de mil e novecentos anos atrás o imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para, então, congelar mel, polpa de frutas ou sucos. Marco Polo, já no século 14, implementou a receita de sorvete a base de água, muito parecida com a que conhecemos atualmente.
A Primeira Sorveteria do Mundo:
No século 17 o monarca Francisco I estava na Itália e retornou com uma bela jovem, Catarina de Médicis que casou-se com seu filho, o Duque de Orleans. Ela foi a grande responsável por trazer à receita do sorvete a França e, foi neste país, na cidade de Procopio Coltelli, em Paris, que a primeira sorveteria do mundo nasceu em 1660.
A Sorveteria da foto acima, chamada de "Café Procope" fica na Fraça e foi fundada em 1.660. O local era muito frequentado por intelectuais, plíticos e por artistas franceses.
O Sorvete pelo Mundo:
O leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltmore, nos Estados Unidos, em 1851 a primeira fábrica de Sorvetes, sendo assim o principal marco de entrada do sorvete no país. Ele foi responsável por iniciar a fabricação em grande escala sendo copiado por outros comerciantes situados em Washington, Boston e Nova York.
O Sorvete no Brasil:
Historiadores contam que o sorvete tem um papel muito importante na história do Brasil, sendo considerado um dos fatores que motivaram a libertação feminina. Antes, bares e confeitarias eram frequentados única e exclusivamente por homens mas, com a chegada desta iguaria, as mulheres somaram forças para executarem seus primeiros atos de rebeldia: tomar sorvete!
O sorvete no Brasil chegou primeiro no Rio de Janeiro, onde é confirmada a abertura da primeira sorveteria. Contam que um navio chegou com 270 toneladas de gelo e 2 comerciantes compraram o carregamento, passando misturá-lo com frutas e vender em determinados horários. Esses horários eram anunciados previamente, pois assim que o sorvete era preparado ele deveria ser consumido imediatamente!
O país, o sorvete foi evoluindo a passos curtos e ganhou distribuição nacional com a produção industrial em 1941, com a empresa U.S. Harkson do Brasil. O primeiro sorvete lançado por essa empresa foi o Eski-bon e, desde então, a população brasileira tem no sorvete uma opção de sobremesa!
O que achou dessa história? Vamos tomar um sorvete?
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário