domingo, 4 de junho de 2017

Marcações Para Quadrilha de Festa Junina

Marcações Para Quadrilha de Festa Junina

Marcações para quadrilha com explicação passo a passo:
Clique nas imagens para ampliá-las,

"Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia." 
(João 12:48)
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/marcacoes-para-quadrilha-de-festa-junina.html

Decoração Caipira

Decoração Caipira

Mais uma sugestão para decoração caipira.
Você pode confeccioná-lo fazendo com figuras geométricas.
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão." 
(Mateus 24:35)
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/decoracao-caipira.html

Passo a Passo de Lanterna Para Festa Junina

Passo a Passo de Lanterna Para Festa Junina

Aprenda a fazer lindas lanternas para decoração de festa junina observando as imagens abaixo:
Fonte: http://blog.tuty.com.br/
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." 
(João 8:36)
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/passo-passo-de-lanterna-para-festa.html

Casal Caipira Com Tubos de Papel Higiênico


Casal Caipira Com Tubos de Papel Higiênico
Faça com as crianças lindos trabalhos de casais caipiras de tubos de papel higiênico referente as festividades juninas:
Clique nas imagens para ampliá-las:
"Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor;" 
(Tiago 5:14)
 
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html

Sugestões Para Trabalhar a Letra S

Sugestões Para Trabalhar a Letra S

Cantiga para trabalhar a letra S:

O Sapo Não Lava o Pé

O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
E não lava o pé
Porque não quer
Mas, que chulé!

Molde do sapo:
Atividades co a Musica O Sapo Não Lava o Pé para imprimir:
Dobradura de sapo:
Vídeo da música O Sapo Não Lava o Pé da Galinha Pintadinha:
"E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho." 
(I João 5:11)
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/sugestoes-para-trabalhar-letra-s.html

Lutador de Sumô de Garrafa PET

Lutador de Sumô de Garrafa PET


Nunca reciclar garrafas Pet foi tão divertido. 
A dica de hoje é confeccionar bonecos de lutadores de sumô reutilizando garrafas Pet.


Materiais:
 Garrafas Pet pequenas
Tinta acrílica nas cores: preta, "cor de pele" (odeio esse nome) e branca.



Fonte: http://www.sugaranddots.com/

"Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa." 
(Marcos 9:41)
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/lutador-de-sumo-de-garrafa-pet.html

Um Textinho Ilustrado Para Cada Letra do Alfabeto

Um Textinho Ilustrado Para Cada Letra do Alfabeto

Ótimo para trabalhar cada letra do alfabeto imprimindo estes textinhos ilustrados.
(Clique nas imagens para ampliá-las)
"Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles." 
(Lucas 12:27)
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/um-textinho-ilustrado-para-cada-letra.html

Animais Para Imprimir e Montar

Animais Para Imprimir e Montar

Imprima estes lindos animais para a criançada colorir, recortar e montar.

Jacaré, cobra, lagartixa, minhoca e hipopótamo para imprimir:
Girafas, tucanos e borboletas:
Tigre, camelo e bode:
Zebras:
Elefantes e onça:
"Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso." 
(Êxodo 33:14)

Animais Feitos Com Tubos de Papel Higiênico

Animais Feitos Com Tubos de Papel Higiênico

Usando a criatividade, tubos de papel higiênico e outros materiais reciclados faça lindos animais como estes.


Confira o passo a passo do elefante feito com tubos de papel higiênico:

Você vai precisar de dois tubos de rolo de papel higiênico, uma caixa de cereal vazia, uma caixa de ovos, tinta cinza e preta e cola. 
Cortar um dos tubos em quatro partes iguais, dobre as duas pela metade, para que você faça as grossas pernas do elefante.
Fonte: http://patchworkparent.blogspot.co.uk/
"em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça," 
(Efésios 1:7).
 
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2013/05/animais-feitos-com-tubos-de-papel.html

Leitura – 1º e 2º anos - Atividade Permanente – Hora da chamada

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º e 2º ANOS: Atividade Permanente - Parte 1

Leitura – 1º e 2º anos    - Atividade Permanente – Hora da chamada

Objetivos
· Realizar a leitura do próprio nome e de alguns colegas.
· Reconhecer as letras.
· Escrever o próprio nome.

Conteúdo
· Leitura

Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos
colegas.

Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade)
Não dá para prever o tempo que o aluno poderá atingir esse conhecimento. Ele pode até aprender a grafar o próprio nome somente nos próximos anos.

Material necessário:
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças,
alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.

Desenvolvimento 
· 1ª etapa
Pergunte às crianças: como saber quem veio ou não à aula? Será que dá para descobrir isso sem ter que contar cada um ou sem ter que usar somente a memória? Anote as sugestões. Coloque as fichas com os
nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas.

Lance o desafio: “Vamos descobrir quem veio e quem não veio lendo oque está dentro dessa caixa?”. Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Deixe que eles se esforcem e debatam. Quando o nome for identificado, a criança deve levantar e pregar a plaquinha no cartaz.

Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade)
Em alguns nomes, coloque símbolos que representem o amigo para estimular sua vontade pela leitura. 
Tente fazer com que o aluno consiga ver a ficha.

· 2ª etapa
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras, usando como referência o nome de   outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado “Amanda”, conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de “Ana” e de “Amélia”. Pergunte: “Quem mais tem um nome que começa com A e que está aqui na aula hoje?”

Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade)
Retire três cartões com nomes em tamanhos, que iniciem com letras diferentes do nome do aluno e peça que pegue o dele.

· 3ª etapa
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: “É de menino ou de menina?”
Para nomes parecidos – Rodrigo e Rogério, por exemplo -, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.

· 4ª etapa
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito utilizando as letras móveis. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: “Tem certeza de que é
essa letra?”, “A letra está do lado correto?” ou “Vamos contar para ver se tem a mesma quantidade de letras que seu nome na ficha?” Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.

Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade).
Forme uma dupla com um amigo que esteja mais avançado nas hipóteses de leitura. Se preciso for, seja você o par do aluno nessa atividade.

· 5ª etapa
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e em outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o “S” e o “Z”, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas. Incentive também que perguntem a um colega o que pensa.

Flexibilização para deficiência intelectual (com pouco conhecimento do alfabeto e da sonoridade).
Mantenha à disposição a ficha do aluno para que ele possa copiar seu nome nas atividades. Peça que deixe uma ficha com seu nome para que a utilize em suas lições de casa. Produza fichas com nomes dos outros
colegas para ele trabalhar no AEE.

Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita. Registre os avanços. Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega (com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso).

Fonte: Adaptação das apostilas Escrita do Nome Próprio e Agenda,Jogos e Lista de
Nomes do Programa Além das Letras (Instituto Avisa Lá).
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUE

"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso." 
(Jó 5:17)

Continuando as SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º e 2º ANOS

Atividade Permanente – Leitura de títulos de histórias conhecidas - PARTE 2

Continuando as SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º e 2º ANOS

Atividade Permanente Parte 2 - Parte 1 aqui.

Leitura de títulos de histórias conhecidas
Bloco de Conteúdo:                                                   

Língua Portuguesa

Objetivos:
- Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente. - Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Conteúdo:
- Leitura na alfabetização inicial.
Anos:1º e 2º anos.

Tempo estimado: 
Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita.


Material necessário:

Lista de contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra deforma. Exemplos para duas sequências de leitura: I. O Pequeno Polegar, O Patinho Feio, O Príncipe Sapo, O Gato de Botas e O Alfaiate Valente.


II. A Guardadora de Gansos, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha.



Desenvolvimento  

1ª etapa


As crianças devem localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto, já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos olhos. Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que

aparecem escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam “o que” está escrito e tentem encontrar "onde”. Flexibilização para deficiência visual com baixa visão. Entregue ao aluno uma lista com letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas.


2ª etapa



Diga: “Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui”.

Mostre os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina. “Onde está escrito O Patinho Feio?” Procure ajudar os alunos com base no que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como sendo O Patinho Feio e diz que começa com “p”, de Paulo, chame a atenção de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os outros dois títulos também começam com “p” : “O que acham destes aqui?” Flexibilização para deficiência visual com baixa visão Coloque-o sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro.


3ª etapa



Volte a O Pequeno Polegar e pergunte: “Onde está escrito ‘patinho’aqui?” Se algum aluno indicar a palavra “pequeno”, dirija-se a todos e pergunte se estão de acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra “patinho”. Provavelmente dirão “o”. Nesse momento, indique que não apenas “pequeno” termina com “o”, mas “patinho” também. Mostre, assim, que devem seguir outro caminho. Compare a escrita de “pequeno”,“príncipe” e “patinho” e observe que “pequeno” tem a letra “e” e “príncipe” a letra “r” após o “p”. Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está escrito, a grafia das palavras. 



4ª etapa



Prossiga a investigação perguntando onde está escrito “feio” nos três títulos, já que procuram O Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra “feio”, leia o título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com “p” e dois deles terminam com “o”. Peça que marquem com X o título que será lido na aula.



Avaliação:

Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.


Flexibilização para deficiência visual com baixa visão.

Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.

Consultoria MÔNICA FRANÇA PEREIRA
Fonte: Revista Nova Escola
www.ne.org.br ESPECIAL PLANOS DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA

"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem." 
(Salmos 103:13)