http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/04/trabalhando-com-noticia.html
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
CHEIA DE TRABALHO E IDEIAS MIL...
Gente linda que segue o blog, este ano mais do que nunca, estou atarefadíssima... Trabalho 60h/semanais, tenho um pequerrucho de 1 ano e 8 meses, casa, marido e muito pouco tempo livre. Então, não estou conseguindo manter meus blogs atualizados e postar novidades. Isso , me deixa chateada, frustrada, mas sempre esperançosa de que tudo com o tempo se ajeita e melhora!
No meu tempo livre estou executando algumas maluquices artesanais, como a confecção de animais da fazenda em feltro, tudo costuradinho à mão. E, confesso que para alguém que mal sabia pregar um botão, até que estou me "defendendo" bem, como se diz aqui no Sul.
Este ano quero fazer a decoração do aniversário de 2 aninhos do Davi, o tema FAZENDINHA já foi escolhido, tudo será muito simples, mas feito com amor e criatividade. Além, dos bichinhos de feltro, pretendo confeccionar ainda um bolo fake e um celeiro com papelão e EVA para compor a mesa principal; as lembrancinhas das crianças e adultos também passaram por minhas mãos... Espero que consiga fazer tudo que planejei... E dezembro ainda está longe!
Quando terminar com os itens para o aniversário, quero fazer um LIVRO SENSORIAL para presentear o Davi no Natal...
No momento em que estiverem prontos, eu posto aqui as fotos! Por hora, deixarei aqui algumas imagens que andam fazendo minhas caraminholas ferverem...
Beijos e comentem, por favor...
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/08/cheia-de-trabalho-e-ideias-mil.html
A CASA E SEU DONO
Olha só que legal essa sugestão para trabalhar com o poema "A CASA E DEU DONO" do Elias José!
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2015/09/a-casa-e-seu-dono.html
JOGO DAS VOGAIS...
Em caixas pequenas ou copos descartáveis colar as vogais, uma vogal identificando cada caixa e a flor com a respectiva vogal em letra cursiva deve ser colada dentro, de modo que represente um vasinho de flor.
Sortear no dado uma vogal, procurar nas fichas a imagem de uma palavra iniciada pela mesma vogal e colocar dentro do respectivo vasinho.
Poderá ser feita a exploração da palavra, através de registro escrito no quadro e caderno, montagem da palavra com alfabeto móvel, contagem do nº de letras.
O professor escolhe como fará o jogo: duplas, grupos, gincana.
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/
A MOCHILA DA CAMILA
Sugestões para trabalhar a música "A MOCHILA DA CAMILA" d Grupo Musical Pandorga da Lua:
1º. Ouvir e cantar a música "A mochila da Camila".
2º. .Explorar a música, entregando uma cópia para cada aluno.
- Fazer leitura coletiva.
- Leitura individual silenciosa
- Leitura por grupos de trabalho
- Circular a palavra MOCHILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas com MO.
- Circular a palavra CAMILA, contar o nº de letras e sílabas.
- Registrar outras palavras iniciadas por CA.
- Explorar as palavras SAPO, SAPATO.
3º Solicitar que os alunos recortem gravuras de objetos que trazem em sua mochila e colar na mochila, colorindo-a:
- Pedir que escrevam o nome dos objetos da atividade anterior.
- Fazer a correção coletivamente, registrando no quadro.
5º. Realizar a pesagem das mochilas, trabalhando noções de medidas de massa.
- Qual a mochila mais leve?
- Qual a mais pesada?
- Colar etiquetas com o peso de cada mochila e pedir que ordenem-as em ordem crescente.
- Elaborar gráficos com os resultados da pesagem.
6º. A partir da atividade anterior, elaborar um material informativo para os pais informando sobre os riscos do mau uso e peso exagerado da mochila em crianças.
- http://delas.ig.com.br/filhos/saiba-como-deve-ser-a-mochila-do-seu-filho/n1237538315182.html
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2016/06/a-mochila-da-camila.html
PSICOMOTRICIDADE - SUGESTÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS ENVOLVENDO LITERATURA E MOVIMENTOS
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2016/09/psicomotricidade-sugestoes-para.html
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAIXINHA DE CORREIO
Objetivos:
★ Trabalhar a carta como meio de comunicação;
★ Treinar a escrita do próprio nome;
★ Entender a função dos Correios e do carteiro.
Faixa etária: entre 5 e 6 anos
Os meios de comunicação já não são os mesmos. Hoje, as crianças nascem conectadas e as antigas formas de comunicação caem no esquecimento. A proposta deste Plano de Aula é resgatar a prática de enviar cartas e mostrar às crianças que existem muito mais maneiras de se comunicar do que apenas no ambiente virtual.
Primeiro momento – Sensibilização
Inicie a aula explicando e instigando os alunos sobre os vários tipos de meios de comunicação.
Destaque a carta e apresente uma já recebida por meio dos Correios, dizendo que é um meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escrita, além de encomendas/objetos.
Crie um clima de suspense, questionando sobre o que se trata a carta, o que há por fora do envelope, por que, e, finalmente, o que haverá dentro.
Segundo momento – Procedimento para a escrituração da carta
MATERIAIS:
- Folha para escrituração da carta;
- Envelope para o envio da carta;
- Etiqueta para a lacração da carta.
Divida os alunos e distribua os nomes para quem eles terão que enviar a carta. Assim, todos participam recebendo, cada um, uma correspondência.
PROCEDIMENTO PARA A ESCRITURAÇÃO DA CARTA:
- A carta poderá conter escrita ou desenho.
- Toda carta precisa ser assinada, ou seja, na parte final da dela, os alunos terão que colocar o seu nome, indicando, assim, quem escreveu.
EXEMPLO:
Terceiro momento – Preenchendo o envelope
O envelope deve ser preenchido de forma que possa colocar as informações referentes ao destinatário (pessoa que deverá receber) e ao remetente (pessoa que está enviando).
As informações sobre o destinatário ficam na frente do envelope, onde é colado o selo, já as informações referentes ao remetente devem ser colocadas na parte detrás do envelope, que é o lado com abas.
Pronto, agora é só colocar a carta dentro do envelope, fechá-la com uma etiqueta para lacrar e enviá-la pelos Correios.
Quarto momento – Transformando em realidade
Prepare o ambiente como se fosse uma agência dos Correios.
MATERIAIS:
- Selo (adquirido nos Correios)
- Carimbo
- Caixa de correio
É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar ao seu destino, é preciso selo e carimbo – explicar que quem faz esse serviço e produz esse material são os Correios.
Separe um aluno para selar e carimbar as cartas.
Após, o aluno deverá colocar sua carta na caixinha do correio.
Agora é só esperar o fim da aula que o carteiro (aluno) irá entregar as correspondências.
Aproveite esse momento e abra um espaço para passar informações sobre a profissão e função de um carteiro.
Confecção da Caixa de Correio
Materiais:
★ 1 caixa de sapato
★ Pedaço de papelão ou papel cartão
★ 1 folha de color set amarelo
★ 1 m de tubo PVC com tampa para os dois lados
★ 2 capas de caderno dura
★ Papel de bala de coco vermelho
★ Papel de bala de coco (frufru) verde
★ Cola branca
★ Cola quente
★ Tesoura
★ Estilete
★ Tinta acrílica fosca vermelha
★ Pincel
★ 1 tira de papel color set azul claro
★ Marcador permanente
★ Florzinhas para enfeitar
Dica esperta! Agora, como os alunos já conhecem todo o procedimento de como escrever e enviar uma carta, a professora poderá pedir, como lição de casa, para eles prepararem outras cartas para seus amiguinhos, porque, no outro dia, a caixinha de correio estará esperando por eles para depositarem nela suas cartas.
Quinto momento - Conhecendo uma Agência dos Correios
Realizar com a turma uma visita até a Agência de Correios do seu bairro/município, previamente escrever uma carta seguindo todos os passos anteriores a fim de postá-la, para isso, poderia ser feito um AMIGO OCULTO entre os alunos que deveriam enviar a carta para o colega sorteado.
A carta poderá estar acompanhada de uma bela ilustração.
Registrar a visita por meio de fotografias e expor em um mural em sala de aula.
Construir um texto coletivo sobre o passeio.
Após o recebimento das cartas nas residências dos alunos, fazer uma roda de conversa para relatarem sobre a atividade.
Sugestões:
Convidar um carteiro para visitar a turma e conversar contando sobre sua profissão.
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2016/09/sequencia-didatica-caixinha-de-correio.html
TEXTO: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.
Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viver felizes para sempre.
Créditos:Amiga da Educação.
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2016/09/texto-independencia-do-brasil.html
ATIVIDADES PRÁTICAS DIVERSAS COBRE CULTURA GAÚCHA
As sugestões abaixo podem ser utilizadas para trabalhar a Cultura Gaúcha durante a Semana Farroupilha ou serem utilizadas como tarefas de uma Gincana sobre o tema:
Construção de um brinquedo com o uso de materiais recicláveis (brinquedos sugeridos: bilboquê, pernas de pau, cinco marias e cavalinho de pau)
Apresentação artística de dança tradicional
Criação de histórias em quadrinhos referentes ao tradicionalismo
Apresentação em slides sobre os símbolos do Rio Grande do Sul
Redação, ou apresentação teatral sobre um dos símbolos do Rio Grande do Sul
Apresentação teatral de um conto ou lenda gaúcha
Declamação de poesia
Elaboração de cartazes com expressões do linguajar gauchesco
Cevar um chimarrão
Apresentar um vestido de prenda feito com material alternativo
Corrida de perna de pau
Torneio de vaca parada
Apresentar um prato típico da culinária gaúcha
Apresentar um dos membros da equipe caracterizado como um dos personagens da história do Rio Grande do Sul
Dança das cadeiras somente com prendas
Apresentação em slides sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos (folclore gaúcho)
Apresentação de uma paródia, em ritmo gaúcho, sobre o legado de uma das diferentes etnias do RS
Confecção de boneca de pano
Confecção de maquete sobre uma lenda gaúcha, ou sobre um ponto turístico do RS
Fonte: http://espacodaeducacaofisicaescolar.blogspot.com.br/