O sabonete caseiro é aquela receita da vovó que muitos ainda gostam de preparar. Com ingredientes naturais, cheiro suave e toque cremoso, essa mistura garante a higienização completa da pele. Mas será que esse item básico da rotina de cuidados com o corpo é livre de riscos para a saúde? A seguir, aprenda como fazer sabão liberado por dermatologistas.
As versões caseiras, de acordo com Lilia Guadanhim, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), são menos agressivas do que as comercializadas em mercados e farmácias. “Além disso, elas causam menos dano ao meio ambiente e o custo pode ser mais acessível”, afirma.
Os sabonetes caseiros não levam substâncias com ação bactericida, emulsificantes, estabilizantes e conservantes. Outras características desses produtos naturais envolvem a pequena validade e pouca criação de espuma.O sabão caseiro é preparado à base de glicerina e essências liberadas por dermatologista. Foto: iStock, Getty Images
Sabonetes caseiros causam alergias?
Se preparados à base de glicerina, não. Vale entrar em contato com dermatologista ao apresentar manchas avermelhadas e coceiras. Uma boa dica é pedir a indicação de sabonetes hipoalergênicospara o rosto e corpo. Esses cosméticos levam substâncias suaves e que não costumam causar alergias.
Os sabonetes caseiros preparados com soda cáustica, por exemplo, são extremamente perigosos e devem ser evitados. Converse com o especialista para identificar quais são os ingredientes que podem ser adicionados no preparo do sabão. “Qualquer pessoa pode usar se não houver alergia a nenhum componente da formula”, afirma Lilia.
Aprenda como fazer sabão em 3 receitas
Sabão caseiro de mel
Ingredientes
½ kg de sabão de glicerina
4 colheres de sopa de leite em pó integral
20 gotas de óleo de amêndoa doce
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de pérolas de cera de abelha
10 ml de essência de baunilha
Modo de preparo
Pique todos os pedaços de glicerina e derreta em banho-maria. As pérolas de cera de abelha também devem ser adicionadas nessa mistura. Desligue o fogo. Acrescente o leite em pó, o óleo de amêndoa doce e o mel. Mexa bem. Por último, coloque a essência de baunilha. Despeje em moldes e aguarde esfriar completamente. Desenforme.
Sabão caseiro de uva
Ingredientes
300 g de glicerina branca
30 ml de essência de uva
30 ml de lauril
Modo de preparo:
Corte a glicerina branca e coloque em panela. Derreta em banho-maria. Acrescente o lauril e aessência de uva. Mexa bem e despeje nas forminhas que preferir. Aguarde até que esteja bem durinho e desenforme.
Sabão caseiro de especiarias
Ingredientes
Base de glicerina
10 gotas de óleo de amêndoas
2 colheres de café de cravo em pó
Modo de preparo
Derreta a glicerina em banho-maria. Adicione o óleo e o cravo em pó. Misture bem. Coloque o líquido em forminhas e aguarde ficar duro. Desenforme.
O resultado da Quina 4120 será divulgado no GIGA-SENA dia 01/07/2016, sexta-feira, a partir das 20:00 horas.
A Quina 4120 ocorrerá no dia 01 de julho de 2016 e o prêmio principal está estimado em R$ 4.500.000,00 para quem acertar o resultado da Quina 4120. Quem acertar a QUADRA com 4 números, o TERNO com 3 números ou o DUQUE com 2 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 5 números no resultado da Quina concurso 4120 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Quina.
Os valores de cada prêmio da Quina 4120 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
O resultado da Lotomania 1671 será divulgado no GIGA-SENA dia 01/07/2016, sexta-feira, a partir das 20:00 horas.
A Lotomania 1671 ocorrerá no dia 01 de julho de 2016 e o prêmio principal está estimado em R$ 1.200.000,00 para quem acertar o resultado da Lotomania 1671. Quem não acertar nenhum número ou acertar 19, 18, 17, 16 ou 15 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 20 números no resultado da Lotomania concurso 1671 o prêmio principal acumula para opróximo concurso da Lotomania.
Os valores de cada prêmio da Lotomania 1671 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
O resultado da Lotofácil 1382 será divulgado no GIGA-SENA dia 01/07/2016, sexta-feira, a partir das 20:00 horas.
A Lotofácil 1382 ocorrerá no dia 01 de julho de 2016 e o prêmio principal está estimado em R$ 7.000.000,00 para quem acertar o resultado da Lotofácil 1382. Quem acertar 14, 13, 12 ou 11 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 15 números no resultado da Lotofácil concurso 1382 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Lotofácil.
Os valores de cada prêmio da Lotofácil 1382 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
A Chevrolet do Brasil informa que o Novo Cruze tem custo de revisão 15% menor que o modelo anterior, e que "concorrentes", sem especificar quais. Entretanto, o custo de revisão do Novo Cruze é maior que o do Toyota Corolla e do Jetta 1.4 TSI, como mostraremos neste artigo.
O novo Cruze 2017 tem um plano de revisão com preços fixos e tabelados até o serviço de 100.000 km. No total, o proprietário de um Novo Cruze desembolsará R$ 4.960 reais em custos de revisão nesses dez serviços.
Para o período até os 60.000 km, o proprietário de Cruze gastará R$ 3.072 reais de revisões. Esse valor é 3,6% maior que os R$ 2.965 reais gastos com revisão do Toyota Corolla, líder do mercado de sedãs médios, e 12,5% mais caro que os R$ 2.733 reais dispendidos pelo proprietário do Jetta 1.4 TSI (OBS: valor de revisões do Jetta calculado para Brasília - DF).
A tabela abaixo mostra o quadro comparativo das revisões do Novo Cruze, Toyota Corolla e VW Jetta 1.4 TSI (grifo azul no mais em conta, vermelho no mais oneroso).
Serviço / Revisão
Chevrolet Cruze
Toyota Corolla
VW Jetta 1.4 TSI
VW Jetta 2.0 TSI
10.000
R$ 228
R$ 249
R$ 260
R$ 412
20.000
R$ 556
R$ 596
R$ 260
R$ 412
30.000
R$ 356
R$ 407
R$ 767
R$ 716
40.000
R$ 600
R$ 792
R$ 340
R$ 532
50.000
R$ 356
R$ 381
R$ 340
R$ 532
60.000
R$ 976
R$ 540
R$ 766
R$ 1.601
Total
R$ 3.072
R$ 2.965
R$ 2.733
R$ 4.204
De qualquer forma, o Chevrolet Cruze, com seu motor 1.4 Ecotec Turbo Flex, é um dos sedãs mais econômicos do segmento (veja comparativo com Civic e Corolla aqui), de modo que, em um cálculo ampliado, que envolve custo das revisões, de peças de reposição, e gastos de combustível, ao longo dos primeiros 60 mil quilômetros rodados, o Novo Cruze pouparia mais de R$ 7.000 de seu usuário neste período, quando comparado ao Cruze da geração anterior.
Autodiagnóstico
O Novo Cruze é equipado com um computador de bordo que traz diversos parâmetros e alertas sobre a manutenção e utilização do veículo. O motorista pode consultar, por exemplo, a pressão de cada um dos pneus. Caso algum deles esteja fora da especificação recomendada, um aviso aparecerá no quadro de instrumentos. A pressão incorreta dos pneus pode provocar desgaste prematuro da banda de rodagem, aumento do consumo de combustível, além de comprometer o conforto, a capacidade de frenagem e a estabilidade do veículo.
Outra novidade que estreia nesta geração do sedã é o monitoramento da vida útil do óleo, do filtro e da carga da bateria. O computador de bordo indica uma estimativa em percentual do restante da vida útil desses componentes. Trata-se de um recurso útil principalmente para carros que são usados em condições severas e necessitam de um plano de manutenção personalizado.
O veículo também indica caso haja falha no sistema de controle de emissões, recarga da bateria, baixo nível do fluído de freio. Já o sistema OnStar permite consulta sobre a localização de concessionários Chevrolet ou pedidos de socorro mecânico, por exemplo.
O Novo Cruze está chegando às concessionárias Chevrolet com garantia de três anos.
A Volkswagen promoveu na linha 2017 da Saveiro mais que um facelift: a picape leve ganhou independência em relação às linhas Gol e Voyage, com um design inspirado na Amarok e na nova Tiguan, que lhe garante identidade própria. Neste artigo nós avaliamos a versão topo de gama: Cross Cabine Dupla 2017, fornecido pela concessionária VW V12 Motors, de Brasília (DF), telefone: (61) 3329-9999.
Em termos estéticos, as alterações na dianteira que a Volkswagen operou na Saveiro são até mais pronunciadas que as aplicadas no Gol e Voyage. Na dianteira, por exemplo, os faróis são maiores, assim como a grade, e até o capô do motor é novo, com um vinco duplo que convergem para o centro, revelando clara inspiração da nova geração do Tiguan.
Já na traseira as alterações são mais discretas: nova lanterna, em formato parecido com a da Amarok, e que recebe novos elementos internos de iluminação interno.
Outra novidade é a maçaneta de abertura da caçamba, que agora migrou para o emblema da marca, ao centro da tampa - tampa esta que conta com amortecedores embutidos, o que resulta em um acionamento suave e não deixa a tampa "cair" quando solta - mais um requinte construtivo notável.
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - Azul Ravenna
Já na lateral, há novas rodas de alumínio de 16 polegadas, e a suspensão elevada em 3,2 cm, algo que já se fazia presente nas versões anteriores da Saveiro Cross, mas que agora se estenderam para todas as demais versões da Saveiro.
O resultado geral, que já era muito agradável na Saveiro Cabine Dupla, ficou ainda melhor, com um aspecto de maior robustez e que traduz uma personalidade forte - adequado à proposta da Saveiro.
Interior
Se na parte externa a Saveiro agrada bastante, o interior chega a ser surpreendente, em face do ganho de requinte, funcionalidade, tecnologia e estética em relação ao painel da versão anterior.
O acabamento interno da Saveiro, assim como nos novos Gol e Voyage, subiu vários níveis em termos de qualidade: os materiais estão mais macios, não há rebarbas em plásticos, as texturas das peças são todas uniformes, os revestimentos são agradáveis ao toque, e há uma sensação geral de maior sofisticação e de modernidade.
O desenho interno adota agora linhas horizontais e retangulares, que contribuem para dar uma sensação de amplitude ao interior. A ergonomia também foi aperfeiçoada em todos os sentidos, já que os comandos estão todos à mão do motorista.
O cluster de instrumentos, derivado do adotado no Golf, transmite as informações chave de condução de forma eficaz e direta, com um grafismo limpo e agradável, enquanto à noite temos uma iluminação precisa e eficiente, o que contribui para a segurança, já que o motorista obtém as informações necessárias em um relance.
O volante é outro ponto alto: também derivado do adotado no Golf, ele tem excelente pega, diâmetro correto e ótima empunhadura, garantindo segurança na condução, sem interferir na visibilidade dos instrumentos. Os ajustes de altura, associado com os do banco do motorista, permitem encontrar a ótima posição de condução.
Outra novidade no interior desta Saveiro 2017 está na conectividade. O modelo oferece quatro tipos diferentes de centrais multimídia, sendo que a que vem de série na versão Cross permite fazer espelhamento de tela de celular da Apple - por meio do Apple CarPlay - ou Android, usando o Android Auto.
Trata-se de sistemas com telas de 6,5 polegadas, sensíveis ao toque e à aproximação, de modo que não é necessário nem sequer tocar na tela para acionar os comandos, já que a tela capacitiva detecta a presença dos dedos próximos.
Em relação ao espaço interno, a Saveiro é homologada para cinco passageiros, mas o fato é que apenas quatro adultos podem viajar com conforto. Um quinto passageiro, criança, na posição central do banco traseiro contará com cintos de segurança, e não estará "ilegal" dentro do carro.
Mecânica - desempenho, consumo
A Saveiro Cross 2017 é equipada com o motor 16 16V ES-211, que fornece 110/120 (G/E) @ 5.750 RPM, e torque máximo de 15,8/16,8 (G/E) @ 4.000 RPM, associado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas.
Quando abastecido com gasolina, esse powertrain é capaz de acelerar os 1.119 Kg da Saveiro Cross Cabine Dupla de 0 a 100 Km/h em 12,4 segundos, segundo medições da Revista Quatro Rodas, para atingir uma velocidade máxima de 178 Km/h (dado do fabricante).
VW Saveiro Cross Cabine Dupla 2017 - detalhe do teto levantado que amplia a altura interna na traseira
O consumo é de 9,9 Km/l em cidade, chegando a 15,5 Km/l em estrada, também com gasolina.
Comportamento
O conjunto formado pelo motor 1.6 16V da Saveiro associado com a transmissão manual de engates perfeitos, direção com assistência correta, suspensão bem ajustada, silêncio interno e solidez estrutural faz desta picape leve um veículo muito agradável de ser conduzido. A pegada da Saveiro está mais para carro esportivo que para utilitário: posição de direção mais baixa, volante vertical.
O motor sobe de giro com rapidez, e o câmbio de engates curtos e precisos, faz com seja muito fácil manter a Saveiro nos regimes ideais de rotação, para garantir agilidade em trânsito urbano e em rodovias.
O que chama a atenção neste caso é a segurança transmitida ao motorista pelo comportamento dinâmico exemplar desta picape leve. Mesmo com a suspensão elevada em 3,2 cm, e uma traseira "leve", ela encara curvas de todos os perfis com competência de carro esportivo.
Nesta versão Cross, ela conta com ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade -, ASR - Controle de Tração -, e ABS Off Road (que permite um travamento em pisos de terra, para acumular terra à frente do pneu e melhorar a frenagem). De todos os recursos, o ESP se faz presente - por intermédio de um indicador no painel - constantemente quando se abusa de velocidades em curvas, mas o resultado é muito eficaz, já que a picape parece andar sobre trilhos, tamanha é a estabilidade em curvas.
O aspecto interessante é que fica claro que o controle eletrônico de estabilidade está operando, mas ele não tira o prazer de condução. Ao contrário, ao garantir um comportamento neutro e previsível em curvas, ele contribui para deixar a Saveiro Cross Cabine Dupla ainda mais agradável.
A Saveiro Cross tem também o bloqueio de diferencial, que atua de forma autônoma e automática, sem a necessidade de acionamento por botão (como acontece com o Locker da Strada), permitindo que o carro saia de situações de pisos de baixa aderência com mais facilidade.
Vídeo - Saveiro Cross Cabine Dupla 2017
Preço - Itens de série
A Saveiro Cross Cabine Dupla tem preço sugerido de R$ 69.990 reais, trazendo com itens de série ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, capota marítima, central multimídia Composition Touch, ESP (Controle de Estabilidade), ASR (Controle de Tração), direção com assistência hidráulica, protetor de caçamba, HDC - assistente de controle em descida, HSA - sistema de assistência a frenagem, "Keyless" - sistema de alarme com comando remoto.
Há ainda sensor de estacionamento traseiro, 2 airbags (passageiro e motorista), 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 3 apoios de cabeça no banco traseiro, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, bagageiro longitudinal no teto, barra de apoio para carga no teto, chave tipo "canivete" com comando remoto, desembaçador do vidro traseiro, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro.
Completa a lista de itens de série espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis auxiliares com tripla função: neblina, longo alcance e conversão estática, faróis com função "Coming & Leaving home", freios a disco nas quatro rodas, lanterna de neblina, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, tomada 12 volts no console central e na parte traseira - lado direito, travamento elétrico das portas, vidros elétricos, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e "I-System".
O que falta?
Opção de transmissão automática, ou I-Motion, como a do Cross Fox.
Conclusão
A Saveiro Cabine Dupla consegue conciliar capacidade de transporte de até cinco passageiros, com uma caçamba para levar carga, consubstanciando-se em um modelo versátil.
Nesta linha 2017 ela ficou mais moderna, confortável e mais conectada, além de mais barata, reforçando sua boa relação custo x benefício.