terça-feira, 8 de setembro de 2015

O Sistema Genital

O Sistema Genital

Mudanças no corpo
A descoberta do sexo acontece com a descoberta do corpo. Moças e rapazes costumam acompanhar atentamente as mudanças que ocorrem nos seus órgãos sexuais externos. Essas mudanças são provocadas pela ação de hormônios.
As características sexuais primárias, visíveis nos órgãos genitais, são determinadas geneticamente e estão presentes desde o nascimento, tanto no homem como na mulher.

O corpo masculino
As principais modificações visíveis no corpo masculino ao longo da adolescência estão descritas abaixo.
Os testículos (dentro do saco escrotal) crescem primeiro e, pouco tempo depois, o pênis. Na puberdade, os pêlos surgem em diversos locais: no rosto, nas axilas, no peito e nas áreas próximas aos testículos. A voz também sofre mudanças.
Esse conjunto de características que se definem na puberdade, em conseqüência da ação hormonal, recebe o nome de características sexuais secundárias. Estas, porém, não obedecem a padrões rígidos. Adolescentes de mesma idade podem apresentar diferenças significativas em relação à estatura do corpo, quantidade de pêlos, tamanho do pênis, timbre de voz etc. O grupo étnico a que pertence o indivíduo, a herança genética, hábitos alimentares, problemas de saúde, dentre outros fatores, são responsáveis por essas diferenças.
Assim, colegas de mesma idade que a sua podem ser mais altos ou mais baixos que você ou terem a voz mais ou menos grave que a sua, por exemplo. Isto não deve preocupá-lo. As pessoas são diferentes e apresentam ritmos desiguais de desenvolvimento do corpo. É importante gostar de você, aprendendo a cuidar e valorizar o seu próprio corpo.
Veja as principais modificações visíveis no corpo masculino, ao longo do tempo.
Os rapazes possuem uma pequena quantidade de hormônios sexuais femininos, as garotas, uma pequena quantidade de hormônios sexuais masculinos. Na puberdade, às vezes, um pequeno desequilíbrio na quantidade desses hormônios pode provocar um ligeiro crescimento das mamas nos rapazes ou pêlos em excesso nas garotas. Em geral, isso desaparece com o tempo, mas, se persistir, o mais aconselhável é procurar orientação médica.
Na região genital, encontramos o pênis e o saco escrotal.
Pênis e a Ejaculação – O pênis é um órgão de forma cilíndrica e constituído principalmente por tecido erétil, ou seja, que tem capacidade de se erguer. Com a excitação sexual, esse tecido e banhado e preenchido por maior quantidade de sangue, o que torna o pênis ereto e rígido. Na ponta do pênis, há a glande (a “cabeça”), que pode estar coberta pelo prepúcio.
Na glande, há o orifício da uretra, canal que no corpo masculino se comunica tanto com o sistema urinário quanto com o sistema reprodutor. O tamanho do pênis varia entre os homens e não tem relação biológica com fertilidade e nem com potência sexual.

Quando o homem é estimulado, como ocorre numa relação sexual, culmina com o esperma sendo lançado para fora do corpo masculino sob a forma de jatos. Esse fenômeno chama-se ejaculação.
O esperma é ejaculado através da uretra, por onde a urina também é eliminada. Durante uma ejaculação normal são expelidos de 2 a 4 mililitros de esperma; cada mililitro contém aproximadamente 100 milhões de espermatozóides.
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Saco escrotal / Testículos / Epidídimos / Glândulas Seminais e Próstata

Saco escrotal
Os espermatozóides, gameta sexual masculino, são produzidos nos testículos. Os testículos ficam no saco escrotal, que tem aparência flácida e um pouco enrugada. É importante eles se localizarem fora do abdome, pois os espermatozóides são produzidos em uma temperatura mais baixa do que a do restante do corpo.
Nos dias frios ou durante um banho frio, o saco escrotal se encolhe, favorecendo o aquecimento dos testículos. O uso de cueca apertada pode causar infertilidade temporária, decorrente do aquecimento excessivo que provoca nos testículos.



Testículos
Os testículos são glândulas sexuais masculinas. São formadas por tubos finos e enovelados, chamados túbulos seminíferos. Diferentemente do que ocorre com as garotas, que já nascem com “estoque” de gametas (óvulos) “prontos” no corpo, é na puberdade, sob ação dos hormônios, que se inicia no corpo masculino a produção de gametas (os espermatozóides) nos testículos.
A produção de espermatozóides começa na puberdade, por volta dos 12 ou 13 anos de idade e vai até o fim da vida. Cada espermatozóide é formado basicamente de três partes: cabeça, colo e cauda com flagelo.
Os testículos produzem também o hormônio sexual masculino, chamado testosterona. O hormônio testosterona estimula o aparecimento das características sexuais secundárias masculinas: pêlos no rosto e no restante do corpo, modificações na voz etc.


Epidídimos
Os espermatozóides que acabam de ser formados ficam armazenados no epidídimo, um outro enovelado de túbulos localizados sobre os testículos. Os epidídimos são dois órgãos formados por tubos enovelados, cada um localizado junto a um testículo. Reveja o esquema do sistema genital masculino e observe a localização dos epidídimos.
Os espermatozóides podem ficar armazenados nesses tubos por aproximadamente uma a três semanas, até que a maturação seja completada. Isso aumenta a sua mobilidade.
Os espermatozóides passam do epidídimo para um tubo com parede muscular chamado ducto deferente. De cada epidídimo parte um ducto deferente. Posteriormente e sob a bexiga urinária, cada ducto deferente se une ao canal da glândula seminal do mesmo lado e forma um tubo único, chamado ducto ejaculatório. Os ductos ejaculatórios lançam os espermatozóides num outro canal – a uretra. A uretra é um tubo que se inicia na bexiga urinária, percorre o interior do pênis e se abre no meio externo.

Glândulas Seminais e Próstata
As glândulas seminais são duas glândulas em forma de bolsa. Elas produzem um líquido denso que nutre os espermatozóides e aumenta a sua mobilidade.
próstata é uma glândula produtora de um líquido de aspecto leitoso. Esse líquido é leitoso e neutraliza a acidez de restos de urina na uretra e, numa relação sexual, a acidez natural da vagina, protegendo assim os espermatozóides.
Em sua “viagem” até a uretra, os espermatozóides recebem os líquidos produzidos pelas glândulas seminais e pela próstata. Ao passar pela uretra, os espermatozóides recebem também um líquido lubrificante produzidos pelas glândulas bulbouretrais.
Ao conjunto formado pelos espermatozóides e os líquidos produzidos pelas glândulas seminais, pela próstata e pelas glândulas bulbouretrais dá-se o nome de esperma ou sêmen.

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O corpo feminino

O corpo feminino

Observe a figura abaixo que mostra a passagem da adolescente para a mulher adulta. Algumas das mudanças dessa passagem são o aumento dos seios e o aparecimento de pêlos pubianos e pêlos nas axilas. Essas são algumas das características sexuais secundárias femininas.
Antes de falarmos do interior do corpo feminino, vamos conversar sobre a parte externa, por meio da qual a mulher recebe estímulos e se relaciona com o meio ambiente.
Para a mulher, conhecer o próprio corpo é fundamental para ajudar a mantê-lo saudável. O ginecologista(médico especializado em órgãos reprodutores femininos) pode esclarecer dúvidas caso seja notado alguma alteração que cause estranheza.


Monte de Vênus ou púbis
É a área triangular acima da vulva e na qual aparecem pêlos, a partir da puberdade.

Vulva
Nessa região, estão os pequenos e grandes lábios, que são dobras de pele muito sensíveis. Entre os pequenos lábios, há o clitóris, pequenina estrutura do tamanho aproximado de uma ervilha e, que em geral, provoca grandes sensações de prazer, quando estimulado.
                                                                                                
Abertura da vagina
A abertura da vagina leva aos órgãos sexuais internos. Essa abertura é parcialmente bloqueada, na maioria das garotas virgens, por uma fina membrana chamada hímen, que, geralmente, é rompido na primeira relação sexual com a penetração do pênis. O hímen tem uma abertura por onde ocorre a saída do sangue menstrual.

Uretra
O orifício da uretra é por onde sai a urina; não conduz a nenhum órgão sexual interno.
Ânus
O ânus é o orifício por onde saem as fezes; é a saída da tubo digestório. Também não tem ligação com órgãos sexuais internos.
Períneo
Entre o ânus e a vulva, na entrada da vagina, existe uma região chamada períneo. No homem, o períneo localiza-se entre o saco escrotal e o ânus.
Na hora do parto, muitas vezes é necessário fazer um pequeno corte no períneo, para que a cabeça do bebê não lacere (corte) os músculos dessa região. Isso é importante para proteger a mãe, pois lesões extensas no períneo farão com que ela, no futuro, possa sofrer de “queda de bexiga” e perda da capacidade de controlar a retenção da urina. Após o nascimento do bebê, o médico faz a sutura (dá pontos com linha e agulha cirúrgica) do períneo. O procedimento é feito com anestesia local.

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O corpo feminino por dentro

O corpo feminino por dentro

Vagina
É o canal que liga a vulva até o útero.

Útero
É um órgão oco, constituído por tecido muscular, com grande elasticidade, que tem forma e tamanho semelhantes aos de uma pêra. Em caso de gravidez, o útero está preparado para alojar o embrião até o nascimento.

Ovários
Os ovários são as glândulas sexuais femininas, nas quais, desde o nascimento da menina – ficam armazenados aproximadamente 400 mil gametas femininos.
Essas células sexuais são chamadas óvulos. Elas contém a metade do material genético necessário ao desenvolvimento de um bebê. Os óvulos que existem nos ovários das meninas são imaturos. Os hormônios sexuais são responsáveis pelo amadurecimento e pela liberação desses óvulos.

Tubas uterinas
São dois tubos delgados que ligam os ovários ao útero. Revestindo esses tubos internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade uterina.

Os seios
O desenvolvimento dos seios ocorre na puberdade e nem sempre acontece de forma idêntica, às vezes, um seio é ligeiramente maior do que o outro. O tamanho do seio varia de uma mulher para outra. Do mesmo modo que acontece com o nariz, com as mãos ou com os pés, que não são de tamanho igual em todas as pessoas, nem mesmo no caso de irmãos.
O seio é formado por um tecido gorduroso e por pequenas glândulas chamadas glândulas mamárias. Essas glândulas são ligadas ao mamilo (bico) por canais, através dos quais o leite passa durante a amamentação. O mamilo, em geral, é muito sensível ao toque.
O desenvolvimento dos seios e de outras formas do corpo das meninas, como a cintura mais fina , os quadris arredondados, depende de quando e quanto hormônio sexual é produzido pelo corpo dela, ou seja, pelos ovários.
Algumas meninas começam a produzir mais hormônios sexuais mais cedo do que outras. Por isso, além de ficarem menstruadas primeiro, determinadas garotas desenvolvem o “corpo de mulher” mais precocemente que outras.
Outro fator importante a considerar é a hereditariedade, os traços físicos herdados dos pais, avós etc. Numa família na qual as mulheres possuem seios pouco desenvolvidos, é bem provável que as meninas venham a ter, também, seios pequenos.
Ninguém melhor do que o médico para dizer se o desenvolvimento dos seios e dos demais sinais de maturação do corpo está de acordo com o previsto para a idade da garota.
 
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Você sabia que todos nós um dia já fomos uma única célula?

Você sabia que todos nós um dia já fomos uma única célula?
Olhando para o seu corpo agora é difícil acreditar, mas todos nós já fomos um zigoto, uma célula-ovo.

O ato sexual e o início de uma nova vida!

Falando de sexo
Em outros tempos, sexo era muitas vezes um assunto proibido. Em casa, ninguém falava “dessas coisas”. Entre os meninos, as informações eram geralmente passadas pelos amigos mais velhos, em conversas escondidas. E como eles nem sempre sabiam direito do que falavam, vários assuntos ficavam sem o devido esclarecimento. Com as meninas, a coisa era também mais ou menos assim. A vergonha e até o medo frequentemente impediam manifestações de suas dúvidas e emoções.
Mas os tempos mudaram. Ainda pode ser um pouco difícil para os pais e outros adultos falarem sobre sexo. Isso depende, em parte, da educação que eles receberam – e os jovens precisam compreender essa limitação. Aqui, vamos falar de maneira bem natural sobre sexo, assunto que geralmente desperta tanta curiosidade no período da adolescência.

Para que serve o sexo?
Essa pergunta tem muitas respostas. A resposta mais utilizada é: sexo é para garantir a perpetuação das espécies.
De fato, nos seres vivos em geral, a função da atividade sexual é dar origem a novos seres e, assim, manter a continuidade da espécie. Na maioria dos animais, o macho só cruza com a fêmea quando ela está fértil, quando seu organismo está na época propícia para gerar filhotes.
E no ser humano?
Para os seres humanos, geralmente a reprodução é apenas uma das funções da atividade sexual. A relação sexual é também uma maneira de obter prazer e alegria, de dar e receber carinho e afeto. É uma das expressões mais íntimas que pode haver no relacionamento entre duas pessoas, pois envolve emoções profundas. Não é à toa que a relação sexual também é chamada de “fazer amor”.

Para entendermos melhor certos aspectos associados com a função reprodutiva no ser humano, é preciso entender a relação entre os órgãos genitais femininos e masculinos para que isso ocorra.

O ato sexual e o início de uma nova vida
Na relação sexual, a atração provocada pelos estímulos e pelas reações hormonais faz com que os toques e as sensações táteis sejam muito prazerosas. Os jogos amorosos, as carícias, a ternura, os contatos de lábios e de outras partes do corpo, a excitação, tudo isso compõe o ritual de preparação ao ato sexual, que é o ápice do encontro entre os parceiros sexuais.
Com a excitação, o pênis do homem aumenta de volume e fica duro, ereto, e a vagina da mulher solta uma secreção que a lubrifica. Tudo isso facilita a penetração do pênis na vagina quando acontece o coito ou o ato sexual, que geralmente, provoca uma sensação bastante prazerosa em ambos os parceiros.
No ato sexual vaginal completo, o homem ejacula, isto é, um líquido sai do pênis e é depositado na vagina (quando não há uso de preservativo). Esse líquido, o sêmen ou esperma, contém espermatozóides originários dos testículos. Dos milhões de espermatozóides que foram depositados na vagina, apenas centenas deles alcançam o óvulo, e somente um espermatozóide consegue se introduzir nele. Essa é a oportunidade de surgir uma nova vida, de ocorrer a concepção.



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A ovulação

A ovulação
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação. No ovário (o local de onde sai o óvulo) surge o corpo lúteo ouamarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogênio e progesterona. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma possível gravidez, além disso, o estrogênio estimula o aparecimento das características sexuais femininas secundárias.
O óvulo liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.



A fecundação
 
A mulher pode ficar grávida se, quando o óvulo estiver nesses tubos, ela mantiver relação sexual com o parceiro e um espermatozóide (célula reprodutora masculina) entrar no óvulo. O encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina, chama-se fecundação. Apenas um dos milhões de espermatozóides contidos no esperma penetra no óvulo, na fecundação.       
Depois da fecundação, ocorre então a formação da célula-ovo ou zigoto. Essa primeira célula de um novo ser sofre divisões durante o seu trajeto pelo tubo até o útero. O sexo biológico desse novo ser humano – ou seja, o sexo do bebê – é definido na fecundação pelos cromossomos X ou Y.
Os seres humanos, salvo raras exceções possuem 46 cromossomos, sendo que dois deles são os cromossomos sexuais (que definem o sexo). As mulheres possuem dois cromossomos X (portanto ela á XX) e os homens, um X e um Y (portanto XY).

Na divisão celular (meiose) para a formação dos gametas (óvulo e espermatozóide) a mulher só gera gametas (óvulos) X enquanto que o homem pode gerar gametas (espermatozóides) X e Y.
Então:
  • Se o espermatozóide que contém o cromossomo X fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo feminino (XX).
  • Se o espermatozóide que contém o cromossomo Y fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo masculino (XY).

A menstruação
A menstruação ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.
O ciclo menstrual é o período entre o início de uma menstruação e outra. Esse período dura,em média 28 dias, mas pode ser mais curto ou mais longo.
A primeira menstruação se chama menarca e, na maioria das vezes ocorre entre 11 e 13 anos, embora não exista uma idade determinada para isso. A menstruação representa o início da vida fértil, isto é, o período em que a mulher pode, se não houver problemas, engravidar.
Por volta dos 50 anos o “estoque” de óvulos se esgota, pois alguns foram liberados nas ovulações e outros se degeneraram. Cessam as menstruações e, com isso a fertilidade da mulher. Nessa fase, denominada menopausa, grande parte das mulheres sentem desconforto por conta da redução de hormônios. Esse desconforto é marcado principalmente por aumento da sensação de calor corporal e pode ser diminuído com tratamento médico.
A menstruação pode vir acompanhada de cólicas. Se as dores forem leves, atividades físicas orientadas, técnicas de relaxamento bolsa de água quente sobre o ventre e chás podem ser de grande ajuda. Caso as cólicas sejam intensas e dolorosas, é recomendado procurar um ginecologista, que pode ajudar a solucionar esse problema.
Durante a menstruação o cuidado com a higiene deve ser redobrado. O sangue eliminado não é sujo, mas, em contato com o ar, pode provocar mau cheiro e se transformar em um meio propício para o desenvolvimento de micróbios. A rotina não deve ser alterada. Tomar banho, lavar os cabelos, fazer ginástica, dançar, tomar sorvete não faz mal algum. Os absorventes descartáveis são os mais indicados, e a troca deles deve ser regular, de acordo com a intensidade do fluxo sangüíneo.
Tipo de absorvente externo

As mulheres podem, alguns dias antes da menstruação, perceber que os seios estão inchados e doloridos, sentir-se irritada, com vontade de chorar. Quando isso ocorre, elas podem estar com tensão pré-menstrual (TPM), nome dado a um confundo de várias sensações desagradáveis que acomete algumas mulheres e parece, segundo alguns estudos, estar relacionado aos hormônios. Nesse caso, deve-se procurar um médico, que vai aconselhar o que fazer para diminuir ou eliminar os sintomas da TPM.
Atualmente existem tampões absorventes internos que levam em conta a anatomia da mulher. Em caso de dúvidas é melhor conversar com o ginecologista. Os tampões permitem, por exemplo, que a pessoa pratique natação ou vá a praia durante o período da menstruação. Os absorventes externos são encontrados em mais de um padrão de largura e comprimento, adequados às diferentes intensidades do fluxo menstrual.
 

É bom lembrar que os primeiros ciclos menstruais não costumam ser regulares. Além disso, preocupações, ansiedade e má alimentação, algumas vezes atrasam ou até suspendem as menstruações. A ausência de menstruação também é um dos primeiros sinais de gravidez.
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A nidação / O parto / Parto "normal" ou "natural" / O parto / A importância da placenta

A nidação

O embrião, parecido com uma “bolinha” de células, chega ao útero. Lá ele se implanta, isto é, se fixa na mucosa uterina, aproximadamente oito dias após a fecundação. Essa fixação na mucosa uterina chama-se nidação.
O pequeno embrião, formado a partir do zigoto, poderá se desenvolver no útero, protegido por membranas e pelo líquido amniótico. Logo nas primeiras semanas de gravidez, forma-se a placenta.

A importância da placenta
A placenta é formada por tecidos do embrião e do útero materno e é típica do organismo dos animais mamíferos. A placenta se liga ao embrião pelo cordão umbilical, que possui vasos por onde circulam o sangue com o oxigênio e os nutrientes (os quais vão da mãe para o feto), e o gás carbônico e os restos dos nutrientes não-utilizados (estes vão do feto para a mãe).
A gestante que fuma ou que faz uso do álcool ou outras drogas, inclusive certos remédios, pode ter a placenta pequena, comprometendo o desenvolvimento do feto. Durante toda a gravidez, o feto cresce e fica protegido dentro do útero materno. O umbigo marca o lugar por onde a criança esteve ligada à sua mãe através do cordão umbilical.
Nas doze primeiras semanas é formada a maioria dos órgãos, entre eles o coração, os pulmões e os rins. No restante do período de gestação, ocorre o crescimento e o fortalecimento do feto, tornando-o apto à vida no ambiente externo ao útero. Em geral, são necessários nove meses (cerca de 40 semanas), para que o bebê esteja pronto para nascer.
 


O parto
Depois de aproximadamente nove meses cerca de 40 semanas após o ato da fecundação, o feto já se desenvolveu e está pronto para viver no ambiente externo ao útero materno, que não tem mais condições de mantê-lo e protegê-lo. Está na hora de nascer.
De modo geral, a hora do parto é cercada de muita expectativa, ansiedade e até medo, o que acarreta numa grande excitação da gestante principalmente daquela que está dando à luz o seu primeiro filho.
Durante a gravidez, a gestante deve fazer o acompanhamento pré-natal em postos de saúde, hospitais etc. O ginecologista/ obstetra dará orientações corretas que ajudarão a acompanhar e perceber os sinais que precedem a hora do parto, o nascimento do bebê (contrações regulares do útero, rompimento da “bolsa d’água”, muco ou pequena quantidade de sangue expelida pela vagina, etc.). O médico também informará qual o tipo de parto á melhor indicado para a gestante.

Parto "normal"  ou "natural"
O trabalho de parto geralmente inicia quando o desenvolvimento do feto está completo. Determinados hormônios da mãe estimulam o útero a se contrair, até expulsar o bebê.
Essas contrações provocam a dilatação do colo do útero. O colo do útero, ou colo uterino, é a parte do útero que se comunica com a vagina. A sua posição é no fundo do canal vaginal. No momento do parto, é essa porção que dilata, dando passagem ao feto nascer. Por isso a vagina também é chamada de canal de parto. Na maioria dos casos, nas últimas semanas de gestação o bebê se vira, colocando a cabeça na parte mais larga da pélvis da mãe. A cabeça se apresenta, assim, em primeiro lugar, o que facilita o parto.



Cesariana
A cesariana é um procedimento cirúrgico com anestesia, em que se faz uma incisão (corte) horizontal, na barriga da mãe, alguns centímetros abaixo do umbigo. Por meio dele, retiram-se o bebê e a placenta.
A cesariana é indicada especialmente quando o bebê não está em posição favorável; quando ele está sofrendo; quando não há dilatação do colo do útero; se a mãe está correndo o risco; se é hipertensa. Como os demais tipos de cirurgia, não deve ser uma prática indiscriminada, feita sem necessidade ou orientação médica.

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Apostila matemática - centena de atividades...






































































Apostila matemática em pdf

  1. 1. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 1 APOSTILA DE http://www.mundodastribos.com/olimpiada-de-matematica-2012-inscricoes.html ORGANIZADA PELA PROFESSORA MARIA IZABEL LUIZ
  2. 2. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 2
  3. 3. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 3 PROBLEMINHAS 1) NUM ZOOLÓGICO HÁ 165 AVES E 208 MAMÍFEROS. QUANTOS ANIMAIS HÁ NO TOTAL? ( )43 ( ) 363 ( ) 63 ( )373 2) NUM TONEL HÁ 400 LITROS DE ÁGUA E EM OUTRO HÁ 245 LITROS. QUANTOS LITROS DE ÁGUA HÁ À MAIS NO PRIMEIRO TONEL? ( ) 645 LITROS ( ) 245 LITROS ( ) 165 LITROS ( ) 155 LITROS 3) O RESULTADO DA ADIÇÃO 23.476 + 2.670 É ( ) 25.146 ( ) 25.206 ( ) 26.146 ( ) 26.246
  4. 4. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 4 4) O RESULTADO DA SUBTRAÇÃO 34.865 – 1.238 É IGUAL A: ( ) 33 627 ( ) 33 527 ( ) 33 633 ( ) 33 533 5) O RESULTADO DA MULTIPLICAÇÃO 129 X 6 É: ( ) 1.032 ( ) 7.754 ( ) 774 ( ) 867 6) OBSERVE DE QUE MODO À LISTAGEM DE NÚMEROS ESTÁ ORGANIZADA: 120 – 115 – 110 – 105 - ....... .- .........- ......... QUAIS OS PRÓXIMOS NÚMEROS QUE DEVEM SER ESCRITOS? ( ) 103, 102, 101 ( ) 104, 103, 102 ( ) 100, 90, 80 ( ) 100, 95, 90
  5. 5. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 5 7) A ESCRITA POR EXTENSO DE 21.709 É ( ) VINTE E UM MIL E SETENTA E NOVE ( ) VINTE E UM MIL SETECENTOS E NOVE ( ) DOIS MIL CENTO E SETENTA E NOVE ( )VINTE E UM MIL E NOVE 8) A ESCRITA COM ALGARISMOS DO NUMERO MIL E VINTE E QUATRO É: ( ) 124 ( ) 1.024 ( ) 10.024 ( ) 100.024 9)O NÚMERO 32.606 PODE SER DECOMPOSTO ASSIM: ( ) 30.000 + 2.000 + 600 + 60 + 6 ( ) 30.000 + 2.000 + 6.000 + 600 + 6 ( ) 300.000 + 20.000 + 600 + 60 + 6 ( ) 30.000 + 2.000 + 600 + 6
  6. 6. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 6 10) VAMOS FAZER UM DESAFIO? QUERO VER QUEM CONSEGUE TER MAIS ACERTOS, EM MENOS TEMPO, NA SOLUÇÃO DAS MULTIPLICAÇÕES ABAIXO. BOA SORTE!!! 4 X 2 = 2 X 2 = 3 X 8 = 3 X 1 = 1 X 8 = 5 X 3 = 5 X 9 = 5 X 6 = 4 X 8 = 2 X 5 = 3 X 5 = 2 X 7 = 1 X 4 = 4 X 5 = 1 X 0 = 5 X 8 = 2 X 1 = 4 X 9 = 3 X 2 = 5 X 5 = 2 X 8 = 2 X 4 = 3 X 6 = 1 X 3 = 4 X 3 = 4 X 6 = 5 X 2 = 3 X 3 = 1 X 9 = 3 X 9 = 5 X 7 = 3 X 7 = 2 X 9 = 2 X 3 = 4 X 7 = 4 X 1 = 1 X 7 = 5 X 4 = 3 X 10 = 4 X 4 = 1 X 2 = 5 X 1 = 3 X 4 = 2 X 6 = 2 X 10 = 8 X 5 = 9 X 5 = 6 X 0 = 7 X 3 = 6 X 6 = 8 X 6 = 6 X 4 = 7 X 4 = 9 X 0 = 9 X 8 = 8 X 2 = 7 X 2 = 8 X 3 = 5 X 0 = 6 X 9 = ACERTOS:_________
  7. 7. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 7 11)Agora faça estes cálculos: a) 3 x 8= ...... n) 7x6=..... b) 5 x 8= ...... o) 4x3=..... c) 9x9= ...... p) 2x6=..... d) 6 x 4= ...... q) 8x7=..... e) 2 x 4= ..... r) 9x5=..... f) 135 x 5= ….. s) 236 x 4=….. g) 263 x 2=….. t) 346 x 6=….. h) 122 x 9= ….. u) 271 x 3=…. i) 320 x 1= ….. v) 254 x 7=….. j) 461 x 3= ….. w) 406 x 2=….. k)146 x 8= ..... x) 138 x 5=..... l) 300 x 3= ..... y) 700 x 7=..... m) 900 x 10=..... z) 100 x 10=.....
  8. 8. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 8 12) OBSERVE AS RODAS A SEGUIR. FAÇA OS CÁLCULOS USANDO A MULTIPLICAÇÃO E COMPLETE COM OS NÚMEROS PEDIDOS. X 2 90 81 4 75 29 9 42 22 10 12 7 16
  9. 9. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 9 X 5 18 12 11 10 21 30 8 17 4 5
  10. 10. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 10 13- FUI ATÉ LOJA E COMPREI ALGUNS PRESENTES. CALCULE CORRETAMENTE O TROCO QUE RECEBI POR CADA COMPRA FEITA. Preço Paguei com Recebi de troco R$ 25,00 R$ 50,00 ( ) R$ 15,00 ( ) R$ 75,00 ( ) R$ 3,00 ( ) R$ 25,00 R$ 68,00 R$ 80,00 ( ) R$ 22,00 ( ) R$ 13,00 ( ) R$ 148,00 ( ) R$ 12,00 R$ 19,00 R$ 20,00 ( ) R$ 1,00 ( ) R$ 11,00 ( ) R$ 39,00 ( ) R$ 2,00 R$ 86,00 R$ 100,00 ( ) R$ 186,00 ( ) R$ 14,00 ( ) R$ 86,00 ( ) R$ 26,00
  11. 11. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 11 14) VEJA COMO OS COLEGAS DE JUCA SENTARAM EM TORNO DE UMA MESA CIRCULAR:  JUCA FICOU BEM EM FRENTE DE NINA.  TIAGO FICOU IMEDIATAMENTE A DIREITA DE NINA.  JOÃO, QUE ESTAVA ENTRE JUCA E CARLOS, FICOU BEM EM FRENTE DE TIAGO. JUCA
  12. 12. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 12  GIRANDO EM TORNO DA MESA NO SENTIDO HORÁRIO (DOS PONTEIROS DO RELÓGIO), TEM O JUCA, DEPOIS A NINA E EM SEGUIDA A MARIA.  PEDRO E NINA FICARAM UM DE FRENTE PARA O OUTRO 15) COMO SÃO OS ALUNOS? DÊ CARACTERÍSTICAS QUE POSSAM IDENTIFICÁ-LOS. ALUNO CARACTERÍSTICA
  13. 13. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 13 16- RESOLVA OS DESAFIOS MATEMÁTICOS. a) ESTES PÉS DE ALFACE SÃO DA HORTA DE DONA MARIA. PARA SEREM VENDIDOS, ELA COLOCOU AS ALFACE ARRUMADAS DENTRO DESSAS CAIXAS. QUANTOS PÉS DE ALFACE HÁ NESTAS CAIXAS? SENTENÇA MATEMÁTICA CÁLCULO RESPOSTA:_________________________________________________________
  14. 14. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 14 b) SE A MÃE DE LUCAS FOSSE AO MERCADO UMA VEZ POR SEMANA E GASTASSE R$ 213 REAIS, QUANTO GASTARIA EM 8 SEMANAS? SENTENÇA MATEMÁTICA CÁLCULO RESPOSTA:__________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ c) O AGRICULTOR COLHEU 128 QUILOS DE BATATA, 187 QUILOS DE ABÓBORA E 84 QUILOS DE CENOURAS. QUANTOS QUILOS DE VERDURAS O AGRICULTOR COLHEU? SENTENÇA MATEMÁTICA CÁLCULO RESPOSTA:____________________________________ ___________________________________________
  15. 15. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 15 c.1) QUANTOS QUILOS DE ABÓBORA O AGRICULTOR COLHEU A MAIS EM RELAÇÃO A BATATA? SENTENÇA MATEMÁTICA CÁLCULO RESPOSTA:____________________________________ ___________________________________________ 17) CHEGOU A HORA DAS OPERAÇÕES. ENTÃO VAMOS RESOLVER? a) 678 x 2= b) 372 x 2 = c) 424 x 3 =
  16. 16. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 16 18 - DESENHE DUAS FIGURAS VERDES COM 24 DE ÁREA E UMA VERMELHA COM 25 . 19 - O GRÁFICO DE BARRAS REPRESENTA O NÚMERO DE PASTEIS QUE OS PADEIROS FIZERAM ONTEM. OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA: JOÃO MANUEL FRANCISCO ANTÔNIO RUI CARLOS 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
  17. 17. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 17 O PASTELEIRO RUI FEZ 8 PASTEIS. DESENHE A BARRA DELE NO GRÁFICO E PINTE-A DE AZUL.  QUAL O PASTELEIRO QUE FEZ MAIS PASTEIS? ___________________________________________  QUANTOS? ________________________________  QUAL O PASTELEIRO QUE FEZ MENOS PASTEIS? ___________________________________________  QUANTOS? ________________________________  QUAIS OS PASTELEIROS FIZERAM O MESMO NÚMERO DE PASTEIS? ___________________________________________  QUANTOS? _________________________________  QUANTOS PASTEIS OS PASTELEIROS FIZERAM AO TODO? _________________________________. 20) ESCREVA A LEITURA DOS NÚMEROS E DECOMPONHA COMO NO MODELO 254 - DUZENTOS E CINQUENTA E QUATRO 200 + 50 + 4 983 - ______________________________________ _____________________________________________
  18. 18. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 18 316___________________________________________ ___________________________________________ 701___________________________________________ ___________________________________________ 570___________________________________________ ___________________________________________ 21 - OBSERVA E COMPLETA O QUADRO. ANTECESSOR  SUCESSOR 600 201 809 479 22 – VOCÊ JÁ APRENDEU QUE OS NÚMEROS PODEM SER DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS. OS PARES, QUE TERMINAM EM 0, 2, 4, 6 E 8 E OS ÍMPARES QUE TERMINAM EM 1, 3, 5, 7, 9. PINTE DE AZUL OS NÚMEROS PARES E DE VERMELHO OS NÚMEROS ÍMPARES. 481 - 136 - 242 - 547 - 603 - 908 - 589 - 200 - 354 - 421 - 809 - 208 - 116 - 629 -
  19. 19. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 19 REESCREVA OS NÚMEROS DA ATIVIDADE ANTERIOR EM ORDEM CRESCENTE. (DO MENOR PARA O MAIOR). ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 23) MEDE COM A TUA RÉGUA E ESCREVE QUANTOS TRACINHOS (CM) TEM A FIGURA: 24) COMPLETE COM OS SINAIS > , < OU = . * 4 X 10 23 + 12 * 4 X 6 12 + 12 * 30 + 30 5 X 8 25) OBSERVA A TABELA E COMPLETE: DESENHA UM VERDE EM 3B. DESENHA UM AZUL EM A1. DESENHA UM AMARELO EM 5E. DESENHA UM VERMELHO EM D4. DESENHA UM VERDE EM 2C. 1 2 3 4 5 A B C D E
  20. 20. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 20 26) LARISSA TEM UMA LOJA QUE VENDE ENFEITES PARA O DIA DA PÁTRIA. VEJA AS VENDAS DA SEMANA: TIPO: SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA BANDEIROLAS 224 347 287 339 465. BALÕES 122 184 298 275 371 a-QUANTOS ENFEITES FORAM VENDIDOS NA SEGUNDA-FEIRA?__________________ b -QUANTAS BANDEIROLAS FORAM VENDIDAS NA SEMANA?_________________ c-QUAL O DIA DA SEMANA QUE FOI VENDIDO MAIS ENFEITES?________________QUANTOS?__________ d- QUAL O DIA DA SEMANA QUE FOI VENDIDO MENOS ENFEITES?__________ QUANTOS?________ f-QUANTAS BANDEIRINHAS FORAM VENDIDAS NA SEXTA-FEIRA?________________ g-QUAL FOI O ENFEITE MAIS VENDIDO?__________ QUANTOS?________________ h-QUAL FOI O ENFEITE MENOS VENDIDO? ________ _________________ QUANTOS?_________________
  21. 21. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 21 Comp Banco Agencia C1 Conta C2 Série Cheque Nº C3 R$ 058 289 9690 7 2345-1 2 000 223344 1 450,00 Pague por Cheque_____________________________________________ ___________________________________________________ BANCO BRADESCO RUA ROBERTO XIMENES, S/N ______________ de _________ de ______ CENTRO ALCÂNTARAS TEL: (88) 3640 1240 _______________________________________________ CHEQUE ESPECIAL VITÓRIA PEREIRA DA SILVA 27) OS CHEQUES SÃO UTILIZADOS DIARIAMENTE NAS OPERAÇÕES DE COMPRA E NOS PAGAMENTOS, DE MODO GERAL. OBSERVE ATENTAMENTE O CHEQUE ABAIXO. . O NÚMERO DA AGENCIA É: O NÚMERO DA CONTA É: a) ( ) 239 a) ( ) 058 b) ( ) 9690 b) ( ) 350,00 c) ( ) 2345-1 c) ( ) 000 d) ( ) 223344 d) ( ) 2345 - 1 PREENCHA O CHEQUE ANTERIOR COM O VALOR POR EXTENSO.
  22. 22. Apostila adaptada pela professora da Sala Multifuncional Página 22 ELETRO MÓVEIS NOTEBOOK A PARTIR DE: R$ 1.320,00 EXECUTE NOTEBOOK POR: R$ 1.229,00 28) OBSERVE O PAINEL DESENHADO ABAIXO. O NÚMERO REPRESENTADO NELE PODE TAMBÉM SER ESCRITO COMO: a) ( ) QUATRO CENTENAS E CINCO DEZENAS b) ( ) QUATRO DEZENAS E CINCO UNIDADES c) ( ) QUATRO CENTENAS E ZERO UNIDADES d) ( ) QUATRO CENTENAS E CINCO UNIDADES OBSERVE OS ANÚNCIOS E RESPONDA Em qual das lojas o Notebook custa mais barato? a) ( ) Execute b) ( ) Eletro Móveis c) ( ) Lojas Americanas d) ( ) Lojas Macavi Em qual delas ele custa mais caro? a) ( ) Lojas Macavi b) ( ) Lojas Americanas c) ( ) Eletro Móveis d) ( ) Execute 450 LOJAS MACAVI PROMOÇÃO: Por: R$ 1.399,00 LOJAS AMERICANAS NOTEBOOK R$ 1.099,00
  23. 23. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 23 29) FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ VAI COMPRAR UM NOTEBOOK E FAZER O PAGAMENTO COM CHEQUE. ESCOLHA O SEU NOTEBOOK E PREENCHA O CHEQUE CORRETAMENTE PARA FAZER O PAGAMENTO. 30) REVISÃO: RESOLVA AS MULTIPLICAÇÕES: 145 X 2 134 X 2 170 X 2 185 X 2 155 X 2 145 X 3 132 X 3 147 X 3 156 X 3 128 X 3 Comp Banco Agencia C1 Conta C2 Série Cheque Nº C3 R$ 058 289 9690 7 2345-1 2 000 223344 1 450,00 Pague por Cheque __________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ BANCO BRADESCO RUA ROBERTO XIMENES, S/N __________________ de ___________ de ____ CENTRO Alcântaras TEL: (88) 3640 1240 _____________________________________________ Cheque Especial
  24. 24. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 24 140 X 5 45 X 4 109 X 4 136 X 4 198 X 4 61 X 5 108 X 5 123 X 5 90 X 6 145 X 6 31)- PENSE: SE O QUILO DE UM PEIXE CUSTA R$ 3,49 QUAL É O PREÇO DE 2 QUILOS DESSE MESMO PEIXE? a) ( ) R$ 6,88 b) ( ) R$ 6,98 c) ( ) R$ 7,98 32) VOVÔ JUVENAL QUER REPARTIR, IGUALMENTE R$1.872,00 ENTRE 6 NETOS. CADA NETO RECEBERÁ? a) ( ) R$312,00 b) ( ) R$261,00 c) ( ) R$418,00
  25. 25. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 25 33- OBSERVE O A TABELA ABAIXO E RESPONDA: HABITANTES POR ESTADO FONTE: IBGE, CONTAGEM DA POPULAÇÃO DE 2012. a- QUAL É O TÍTULO DA TABELA? _____________________________________________ b- QUAL ESTADO TEM MAIS HABITANTES? _____________________________________________ c- A DIFERENÇA ENTRE O ESTADO DE MAIOR HABITANTE E O MENOR É DE: ___________________ d- QUAL É FONTE _____________________________ e- ESCREVA O NOME DO ESTADO E A POPULAÇÃO EM ORDEM DECRESCENTE (DO MAIOR PARA O MENOR) ESTADO POPULAÇÃO PARANÁ SANTA CATARINA RIO GRANDE DO SUL 10.577.755 6.383.286 10.770.603
  26. 26. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 26 34) VEJA O GRÁFICO QUE A PROFESSORA DE MARIANI APRESENTOU A TURMA: 0 10 20 30 40 50 60 70 80 ARANHA RATO CÃO TARTARUGA MACACO QUANTO TEMPO PODEM VIVER ESSSES ANIMAIS FONTE: HTTP://WWW.CURIOSIDADES10.COM/ANIMAIS/TEMPO_DE_VIDA_DOS_ANIMAIS.HTML AGORA, RESPONDA: a) QUAL ANIMAL VIVE MAIS TEMPO?_____________ b)QUAL O ANIMAL QUE VIVE MENOS TEMPO? _____________________________________________ c) O GORILA VIVE QUANTOS ANOS? ______________ d) QUANTOS ANOS O CORVO VIVE MAIS QUE O LEÃO?________________________________________ ARARA CARNEIRO LEÃO CORVO GORILA 80 70 60 50 40 30 20 10 0
  27. 27. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 27 PARA RELAXAR! 35) LEIA A LETRA DA MÚSICA E MARQUE QUAL FIGURA GEOMÉTRICA NOS FAZ LEMBRAR: ( ) CÍRCULO ( ) QUADRADO ( ) RETÂNGULO ( ) TRIÂNGULO ( ) ESFERA O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS TEM TRÊS PONTAS O MEU CHAPÉU SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS NÃO SERIA O MEU CHAPÉU 36) GANHEI UM PRESENTE NO MEU ANIVERSÁRIO E VEIO EMBRULHADO NUMA CAIXA DE SAPATO. ESSA CAIXA DE SAPATO NOS FAZ LEMBRAR DE: (A) UM CUBO (B) UMA ESFERA (C) UM PARALELEPÍPEDO (D) UM CONE (E) UMA RETA
  28. 28. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 28 37) VEJA A TEMPERATURA ÀS 10 HORAS DA MANHÃ EM ALGUMAS CAPITAIS DO BRASIL EM CERTO DIA. DEPOIS RESPONDA. a) EM QUE CIDADE A TEMPERATURA ESTAVA MAIS ALTA? ______________________________________ b) QUAL FOI A TEMPERATURA MAIS BAIXA? EM QUE CIDADE? _________________________________ c)ESCREVA AS TEMPERATURAS EM ORDEM DECRESCENTE. ______________________________ d)ESCREVA AS TEMPERATURAS EM ORDEM CRESCENTE. _____________________________________________ _____________________________________________ SALVADOR (BA) PORTO ALEGRE (RS) SÃO PAULO (SP) MANAUS (AM) 26 ºC 6,5 ºC 16,2 ºC 28 ºC
  29. 29. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 29 EXPRESSÕES NUMÉRICAS NAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES VOCÊ DEVE RESOLVER A OPERAÇÃO QUE APARECER PRIMEIRO. OBSERVE AS EXPRESSÕES A SEGUIR: 27 – 4 – 12 + 3 = 23 – 12 + 3 11 + 3 14 NAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS QUE APRESENTAM AS QUATRO OPERAÇÕES VOCÊ DEVE RESOLVER PRIMEIRO AS MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES SENDO QUE, A QUE ESTIVER NA FRENTE, DEVE SER RESOLVIDA PRIMEIRO. FICANDO APENAS ADIÇÕES E SUBTRAÇÕES, RESOLVA-AS DO MESMO MODO. 20 + 6 – 4 26 – 4 22
  30. 30. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 30 19 + 7 X 4 – 36 : 9 X 8 = 19 + 28 – 36 : 9 X 8 = 19 + 28 – 4 X 8= 19 + 28 – 32 = 47 – 32 15 42 : 7 X 3 + 6 X 6 – 42 = 6 X 3 + 6 X 6 – 42= 18 + 6 X 6 – 42= 18 + 36 – 42= 54 - 42= 12
  31. 31. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 31 38) CALCULE O VALOR DAS EXPRESSÕES: a) 12 – 8 + 9 – 3 = b) 12 + 13 – 10 + 6 = c) 15 + (8 – 2) = d) 7 x 9 + 3 x 5=
  32. 32. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 32 e) 30 + 3 X 2 - 8 X 4= e) 20 - 30 : 3 + 6 X 11 - 16= 39) EFETUE AS MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES ABAIXO: a) 70 X 100 = f) 80.000 : 1.000 = b) 405 X 1.000 = g) 50.700 : 100 = c) 100 X 10 = h) 6.300 : 10 = d) 850 X 100 = i) 98.700 : 100 = e) 9.060 X 10 = j) 41.000 : 1.000 =
  33. 33. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 33 . 40) VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA GRANDE MURALHA CHINESA? O SOBERANO CHINES TCHI-HUANG-TI, POR VOLTA DE 250.a.C., MANDOU CONSTRUIR UMA GRANDE MURALHA PARA DEFENDER O NORTE DE SEU REINO. PARA DESCOBRIR O COMPRIMENTO APROXIMADO DA MURALHA, FAÇA OS CÁLCULOS DA SEQUÊNCIA ABAIXO. ESTE É O COMPRIMENTO APROXIMADO, EM QUILÔMETROS, DA MURALHA DA CHINA. + 1.800 + 597 178 -789 +5.874 - 971 - 4.890 +651 MURALHA DA CHINA
  34. 34. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 34 41) PENSANDO BEM... 1- SE NUMA CAIXA CABEM 10 LIVROS. QUANTOS LIVROS CABERÃO EM SEIS CAIXAS IGUAIS? 2- SE UMA DÚZIA DE GARRAFAS TEM 12 GARRAFAS. QUANTAS GARRAFAS TERÃO EM SETE DÚZIAS? 3- SE NUMA SALA DE AULA CABEM 30 CADEIRAS. QUANTAS CADEIRAS CABERÃO EM NOVE SALAS IGUAIS?
  35. 35. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 35 4- SE FLÁVIA COMPRA 4 QUILOS DE RAÇÃO PARA SEUS GATOS POR MÊS. QUANTOS QUILOS DE RAÇÃO ELA COMPRA POR ANO? 5- SE FERNANDO DEMORA UMA SEMANA PARA PINTAR UMA CAIXA. QUANTOS DIA ELE VAI DEMORAR PARA PINTAR 5 CAIXAS IGUAIS?
  36. 36. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 36 EXPRESSÕES NUMÉRICAS NAS EXPRESSÕES NUMÉRICAS QUE APRESENTAM PARÊNTESES E COLCHETES, DEVEMOS RESOLVER PRIMEIRO AS OPERAÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DOS PARÊNTESES, ELIMINANDO-OS. DEPOIS RESOLVA, AS OPERAÇÕES QUE SE ENCONTRAM DENTRO DOS COLCHETES PARA PODER ELIMINÁ- LOS. DEPOIS PROCEDA NORMALMENTE, COMO NAS EXPRESSÕES ANTERIORES. EXEMPLO 7 X 7 – (8 X 3) + (12 : 4) – 5 X 0 = 7 X 7 – 24 + 3 – 5 X 0 49 – 24 + 3 – 0 25 + 3 – 0 28 – 0 28
  37. 37. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 37 64 : 4 – [8 – (2 X 3) + 12 : 2] – 3 = 64 : 4 – [8 – 6 + 12 : 2] – 3= 64 : 4 – [8 – 6 + 6] – 3 64 : 4 – [ 2 + 6] – 3 64 : 4 – 8 – 3 16 – 8 – 3 8 – 3 5 GRUPOS DE OPERAÇÕES 42) OBSERVE OS SINAIS E RESOLVA COM ATENÇÃO. a)6 x ( 5 x 3 – 4 ) + 5 = VAMOS VER SE VOCÊ COMPREENDEU?
  38. 38. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 38 b) 14 + ( 4 x 8 – 17 )= c) 4 x [ 2 + ( 16 x 2 – 18 ) ]= d) 8 + [ 46 - ( 18 + 8 x 2 ) ]=
  39. 39. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 39 QUANDO EM UMA EXPRESSÃO NUMÉRICA APARECEM SINAIS DE ASSOCIAÇÃO, DEVEM SER ELIMINADOS NESTA ORDEM: 1º ( ) PARÊNTESE, 2º [ ] COLCHETES, 3º { } CHAVES. 43) RESOLVA AS EXPRESSÕES NUMÉRICAS: a) 15 + ( 26 – 12 ) - 8= b) ( 22 + 4) – 17 + 5 =
  40. 40. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 40 c) 25 + [ 12 + ( 8 – 5 ) + 2 ] = d) 32 - [ ( 12 – 6 ) + 8 ]= e){ 9 + [ ( 18 – 5 ) – 2 ] + 1 } + 5=
  41. 41. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 41 c) 64 : 8 X 2 + 35 : 5 – 6 = d) 50 – 4 X ( 35 : 5 – 3 ) = e) ( 28 – 18 : 3 ) + 6 =
  42. 42. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 42 44) GRUPOS DE OPERAÇÕES GRUPO 01 a) 549 + 321 + 17= b) 264 + 158 + 36= c) 304 + 681 + 59= d) 964 – 256= e) 816 – 357= f) 624 – 599= GRUPO 02 a) 617 + 305 + 24= b) 461 + 130 + 95= c) 238 + 347 = 8= d) 687 – 568= e) 816 – 694= f) 428 – 291= GRUPO 03 a) 341 + 589= b) 653 + 207= c) 432 + 168 + 85= d) 692 – 254= e) 953 – 648 = GRUPO 04 a) 684 + 219 + 84= b)367 + 351 + 29= c) 952 – 315= d) 467 – 399= e) 836 – 792 = GRUPO 05 a) 3.125 + 6.084= b) 2.009 + 6.891= c) 4.582-3.643= d) 5.005 – 297= e) 9.541 – 6.814= GRUPO 06 a) 6.008 + 3.259= b) 3.135 + 4.267= c) 5.000 – 589= d) 4.395 – 2.619= e) 8.002 – 5.367=
  43. 43. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 43 GRUPO 7 a) 3.128 + 6.254= b) 5.026 + 4.689 = c) 4.302 + 5.109= d) 6.851 – 3.214= e) 5.007 – 3.622= f) 8.352 – 6.125= GRUPO 8 a) 1.259 + 2.904= b) 3.081 + 5.302= c) 6.527 + 2.009= d) 8.000 – 2.384= e) 5.000 – 3.290= f) 6.416 – 3.508= GRUPO 9 a) 134 x 2= b) 241 x 2= c) 323 x 2= d) 3.567 + 5.018= e) 6.057 – 5.164= f) 8.000 – 7.695= GRUPO 10 a) 412 x 2= b) 321 x 2= c) 243 x 2= d) 3.015 + 6.597= e) 5.002 + 2.999= f) 7.000 – 5.358= GRUPO 11 a) 324 x 2= b) 132 x 3= c) 143 x 3= d) 6.254 + 2.097= e) 7.351 + 1.983= f) 6.000 – 5.954= GRUPO 12 a) 321 x 3 = b) 213 x 3 = c) 123 x 3= d) 5.005 + 3.696= e) 6.325 + 3.275= f) 9.000 – 8165=
  44. 44. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 44 GRUPO 13 a) 5.349 – 3.209= b) 6.358 – 5.989= c) 4.624 – 3.952= d) 8.935 – 7.638 = e) 3.836 – 1.967= f) 6.000 – 3.983= GRUPO 14 a) 6.216 + 3.514= b) 3.937 + 6.008= c) 5.136 + 1.295= d) 6.835 – 4.927= e) 9.000 - 6.389= f) 7.000 – 3.852= GRUPO 15 a) 84 : 2 = b) 96 : 3 = c) 126 : 2 = d) 249 : 3 = e) 153 : 3 = f) 428 : 2 = GRUPO 16 a) 168 : 2 = b) 146 : 2 = c) 345 x 3 = d) 918 x 2= e) 6.000 – 3.689 = f) 2.394 + 5.196= GRUPO 17 a) 417 x 3= b) 324 x 2= c) 1.284 : 2= d) 3.693 : 3= e) 1.648 : 2 = f) 6.396 : 3 = GRUPO 18 a) 806 x 3= b) 524 x 2 = c) 2.618 x 3= d) 3.394 x 2= e) 9.561 – 6.207= f) 3.384 + 2437=
  45. 45. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 45 GRUPO 19 a) 348 x 2 = b) 739 x 3 = c) 627 x 3 = d) 567 x 2 = e) 6.201 + 2.539= f) 5.629 – 4.598= GRUPO 20 a) 795 x 4= b) 396 x 4= c) 809 x 4= d) 364 : 4= e) 248 : 4= f) 1.284 : 4= GRUPO 21 a) 2584 + 1.897= b) 9.016 – 2.807= c) 957 x 3= d) 607 x 2= e) 574 x 3= f) 826 x 4= GRUPO 22 a) 364 : 4= b) 1.684 : 2= c) 2.439 : 3 = d) 1296 : 3 = e) 4.284 : 2= f) 208 : 4= GRUPO 23 a) 276 : 3= b) 368 : 4 = c) 284 : 2 = d) 3.158 x 2 = e) 1.274 x 3= f) 2.192 x 4= GRUPO 24 a) 4.683 + 3.196= b) 3.527 + 5.294= c) 5.632 – 3.297= d) 6.138 – 5.999= e) 3.149 x 2= f) 2.038 x 4=
  46. 46. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 46 GRUPO 25 a) 342 x 3= b) 413 x 4 = c) 142 x 5= d) 3.107 + 6.351= e) 4.320 – 2.694= f) 5.000 – 3.458= GRUPO 26 a) 132 x 3= b) 231 x 4 = c) 312 x 5= d) 2.567 + 5.948= e) 4.582 - 3.791= f) 8.237 + 1.629= GRUPO 27 a) 2.016 x 4= b) 605 x 5= c) 1.541 x 5= d) 8.624 – 6.318= e) 7.537 – 629= f) 8.346 – 6.289= GRUPO 28 a) 3.000 – 2.329= b) 3.890 + 2.736= c) 7.856 + 978= d) 2.193 : 3= e) 3.284 : 4 = f) 1.846 : 2= GRUPO 29 a) 1.248 : 4= b) 3.244 : 4 = c) 1.876 + 2.535= d) 3.975 – 498= e) 8001 – 4.376= f) 784 x 4= GRUPO 30 a) 108 : 2 = b) 156 : 3 = c) 213 : 3 = d) 279 : 3 = e) 286 : 2 = f) 639 : 3 =
  47. 47. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 47 GRUPO 31 a) 153 x 2= b) 342 x 3= c) 541 x 4= d) 124 x 5= e) 214 x 6= f) 325 x 5= GRUPO 32 a) 527 x 5= b) 346 x 6 = c) 1.684 : 2= d) 1.296 : 3 = e) 3.294 + 3.508= f) 5.000 – 2.973= GRUPO 33 a) 102 x 6 = b) 403 x 7= c) 6.97 x 5= d) 324 x 6= e) 705 x 5= f) 909 x 3= GRUPO 34 a)624 + 305 + 21= b) 914 - 258= c) 423 + 157 + 69= d) 654 x 3= e) 987 : 2= f) 681 : 3=
  48. 48. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 48 45- 1)CALCULE A SOMA DO NUMERAL 764 E O SEU SUCESSOR. 2)CALCULE A SOMA DO NUMERAL 864 E O SEU SUCESSOR. 3)CALCULE A SOMA DO NUMERAL 796 E O SEU SUCESSOR. 4)EU TENHO 146 SELOS E MARIA TEM 123 SELOS. a) QUANTOS SELOS EU TENHO A MAIS QUE MARIA? b) QUANTOS SELOS TEMOS JUNTOS?
  49. 49. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 49 5)VOVÓ FEZ 75 PASTEIS E 94 COXINHAS. a) QUANTOS SALGADINHOS ELA FEZ AO TODO? b) QUANTAS COXINHAS ELA FEZ A MAIS QUE OS PASTEIS? 6)CALCULE A SOMA DO NUMERAL 1.302 E O SEU SUCESSOR. 7)CALCULE A SOMA DO NUMERAL 843 E O SEU SUCESSOR. 8) MARIANA TEM 38 ANOS. JOÃO TEM 57 ANOS. a) QUANTOS ANOS ELES TEM JUNTOS? b) QUANTOS ANOS JOÃO É MAIS VELHO QUE MARIANA?
  50. 50. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 50 9)CALCULE A SOMA DO NUMERAL 1.864 E O SEU ANTECESSOR 10) CALCULE A SOMA DO NUMERAL 951 E O SEU ANTECESSOR. 11) TENHO R$16,00. QUERO COMPRAR UMA BLUSA QUE CUSTA R$ 57,00. QUANTOS REAIS FALTAM? 12) PEDRO SAIU COM R$38,50. COMPROU UM LIVRO POR R$13,00. QUANTO RECEBEU DE TROCO? 13) O INGRESSO PARA O PARQUE CUSTA R$15,00. TENHO R$12,70. QUANTO AINDA FALTA?
  51. 51. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 51 14) CALCULE A SOMA DO NUMERAL 986 E O SUCESSOR DE 580. 15) NA COLEÇÃO DE CHAVEIROS DE RICARDO HÁ 376 CHAVEIROS DE METAL E O DOBRO EM CHAVEIROS DE PLÁSTICO. a) QUANTOS CHAVEIROS DE PLÁSTICO HÁ MAIS QUE OS DE METAL? b) QUANTOS CHAVEIROS ELE TEM AO TODO? 16) PHILIPE FOI A UMA LOJA COM 280 REAIS. ELE COMPROU UMA CALÇA POR 125 REAIS E UMA CAMISA POR 65 REAIS. a)QUANTOS REAIS PHILIPE GASTOU? b)QUANTOS REAIS RESTARAM PARA PHILIPE?
  52. 52. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 52 17) JÚLIO É PEDREIRO. ELE ESTÁ CONSTRUINDO UMA GRANDE CASA. a) ELE RECEBEU DOIS CARREGAMENTOS DE TIJOLOS. NUM HAVIA 1.452 TIJOLOS E NO OUTRO 3.500 TIJOLOS. QUANTOS TIJOLOS ELE RECEBEU? b) OS AZULEJOS DA COZINHA E DO BANHEIRO SÃO IGUAIS. ELE USOU 2.480 AZULEJOS NA COZINHA E 950 AZULEJOS NO BANHEIRO. QUANTOS AZULEJOS FORAM USADOS? c) ELE COMPROU 1.790 LADRILHOS PARA O PISO DA COZINHA E 830 LADRILHOS PARA UMA PEQUENA DESPENSA. QUANTOS LADRILHOS ELE COMPROU?
  53. 53. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 53 d) ELE COMPROU 2.500 TELHAS E ENCOMENDOU 1.850 QUE CHEGARÃO DENTRO DE TRÊS SEMANAS. QUANTAS TELHAS ELE COMPROU AO TODO? 18) EM NOSSA ESCOLA ESTUDAM 247 MENINOS E 314 MENINAS. a) QUANTOS ALUNOS HÁ NESSA ESCOLA? b) QUANTAS MENINAS HÁ A MAIS QUE MENINOS? 19) MAURÍCIO TEM UMA BANCA DE JORNAL. ONTEM ELE VENDEU 425 JORNAIS. HOJE ELE VENDEU 386 JORNAIS. QUANTOS JORNAIS ELE TERÁ DE VENDER AINDA PARA ALCANÇAR A VENDA DE ONTEM?
  54. 54. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 54 20) UM FEIRANTE TEM 325 GOIABAS, 246 MAÇÃS E 669 LARANJAS. JÁ VENDEU 845 FRUTAS. QUANTAS FRUTAS ELE AINDA TEM PARA VENDER? 21) MARCOS POSSUI 256 CHAVEIROS. GANHOU MAIS 40 E DEU 65 PARA SEU IRMÃO. QUANTOS CHAVEIROS ELE TEM AGORA? 22) BRUNO POSSUI 650 CHAVEIROS. GANHOU MAIS 130 E DEU 150 PARA SEU IRMÃO. QUANTOS CHAVEIROS ELE TEM AGORA?
  55. 55. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 55 23) ANA POSSUI 326 REVISTAS. GANHOU MAIS 80 E DEU 45 PARA SEU PRIMO. QUANTAS REVISTAS ELA TEM AGORA? 24) RAFAEL POSSUI 564 SELOS. GANHOU MAIS 235 E DEU 180 PARA SEU PRIMO. QUANTOS SELOS ELE TEM AGORA? 25) AMANDA TRABALHA EM UMA LOJA E GANHA 685 REAIS POR MÊS. SEU IRMÃO TRABALHA EM OUTRA LOJA E GANHA O DOBRO DE AMANDA. QUANTO O IRMÃO DE AMANDA GANHA POR MÊS?
  56. 56. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 56 26) HELENA GASTOU R$ 65,70 COMPRANDO UMA BLUSA, R$47,50 COM UMA BERMUDA E PAGOU A COMPRA COM UM CHEQUE DE R$ 200,00. a) QUANTO ELA GASTOU COM AS COMPRAS? b) QUANTO RECEBEU DE TROCO? 27) NO SÁBADO À NOITE, 580 PESSOAS FORAM A UMA MESMA SESSÃO DE CINEMA. SABENDO QUE ESSE CINEMA TEM LUGAR PARA 850 PESSOAS, QUANTOS LUGARES FICARAM VAZIOS?
  57. 57. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 57 28) LARA FOI A UMA LOJA COM 250 REAIS. ELA COMPROU UMA BLUSA POR 126 REAIS E UMA SANDÁLIA POR 58 REAIS. a) QUANTOS REAIS LARA GASTOU? b) QUANTOS REAIS RESTARAM PARA LARA? 29) JOÃO PAGA 540 REAIS DE ALUGUEL. NO PRÓXIMO MÊS SEU ALUGUEL SERÁ AUMENTADO EM 135 REAIS. QUANTO JOÃO VAI PAGAR DE ALUGUEL NOS PRÓXIMOS MESES?
  58. 58. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 58 30) NA PRATELEIRA DE UM SUPERMERCADO FORAM COLOCADAS 350 LATAS DE SARDINHA. DESSAS, METADE JÁ FORAM VENDIDAS. QUANTAS LATAS DE SARDINHA SOBRARAM NA PRATELEIRA? 31) EM UMA OPERAÇÃO O MINUENDO É 6.358 E O SUBTRAENDO 4.008. QUAL É O RESTO? 32) SE VOCÊ COMPRAR UMA CALÇA POR 159 REAIS E UMA BLUSA POR 284 REAIS, QUANTO VOCÊ IRÁ PAGAR?
  59. 59. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 59 33) UM TEATRO TEM CAPACIDADE PARA 4.500 PESSOAS. SABENDO QUE DURANTE UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL COMPARECERAM 3.658 PESSOAS. QUANTAS PESSOAS AINDA PODERIAM TER ASSISTIDO A APRESENTAÇÃO? 34) PARA UM PASSEIO REALIZADO PELA ESCOLA, A DIRETORA ORGANIZOU OS ALUNOS EM 3 ÔNIBUS, COM 48 ALUNOS EM CADA ÔNIBUS. QUANTOS ALUNOS FORAM AO PASSEIO NO TOTAL? 35) BÁRBARA TINHA UMA COLEÇÃO DE CANETINHAS. DEU 65 PARA A IRMÃ E FICOU COM 242. QUANTAS CANETINHAS HAVIA NA COLEÇÃO DE BÁRBARA?
  60. 60. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 60 36) NA FRUTEIRA HAVIA 2 DÚZIAS DE LARANJAS, 1 DEZENA DE AMEIXAS E MEIA DÚZIA DE BANANAS. QUANTAS FRUTAS HAVIA NA FRUTEIRA? 37) EM UM TANQUE HAVIA 695 PEIXES. FORAM RETIRADOS 287 PEIXES. QUANTOS PEIXES RESTARAM NO TANQUE? 38) A "PASTELARIA RICO PÃO" TINHA 5 CAIXAS COM 34 BOLINHOS CADA UMA. QUAL O TOTAL DE BOLINHOS?
  61. 61. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 61 46) QUE TAL CONHECER UM POUCO SOBRE AYRTON SENNA, EMERSON FITTIPALDI E NELSON PIQUET? SAIBA QUE ESSES SÃO OS NOMES DE TRÊS CAMPEÕES BRASILEIROS DE FÓRMULA 1. VEJA AS PERGUNTAS, FAÇA AS CONTAS PARA DESCOBRIR AS RESPOSTAS E ESCREVA OS RESULTADOS NO QUADRO ABAIXO. AYRTON SENNA EMERSON FITTIPALDI NELSON PIQUET 1) EM QUE ANO AYRTON SENNA FOI TRICAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1? 2) QUAL A IDADE DE EMERSON FITTIPALDI QUANDO FOI CAMPEÃO MUNDIAL EM 1972? 999 + 992 5 X 5
  62. 62. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 62 3) EM QUE ANO NELSON PIQUET GANHOU O SEU PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL DE FÓRMULA 1? 4) EM QUE ANO FOI REALIZADO O PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL DE FÓRMULA 1? 5) QUANTOS TÍTULOS MUNDIAIS DE FÓRMULA 1 NELSON PIQUET CONQUISTOU? 6) QUANTOS BRASILEIROS SE TORNARAM CAMPEÕES MUNDIAIS DE FÓRMULA 1? 999 - 982 153 : 51 2 X 975 75 : 25
  63. 63. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 63 7) QUAL O TOTAL DE CAMPEONATOS DE FÓRMULA 1 CONQUISTADOS POR BRASILEIROS? 10) QUAL A DISTÂNCIA APROXIMADA, EM QUILÔMETROS, PERCORRIDA POR UM PILOTO QUE CONSEGUE TERMINAR A PROVA DE INTERLAGOS? 11) QUAL O ANO QUE AYRTON SENNA GANHOU O SEU PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL? 17 X 18 2.876 - 888 440 : 55
  64. 64. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 64 47) RESOLVA AS OPERAÇÕES E ESCREVA OS RESULTADOS POR EXTENSO: 35 X14 13 X25 18 X14 68 X12 58 X14 40 X12 28 X27 24 X12
  65. 65. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 65 16 X15 15 X24 18 X14 12 X19 24 X22 25 X11 19 X16 46 X42
  66. 66. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 66 AGORA É A SUA VEZ. CALCULE AS DIVISÕES ELIMINANDO OS ZEROS. a ) 430 : 10 = .............................................. b) 4.300 : 100 = .......................................... c) 43.000 : 1000 = ............................................. d) 73.000 : 10 = ........................................... d) 73.000 : 100 = ........................................... d) 73.000 : 1.000 = ......................................... 48) OBSERVE COMO FOI FEITO A DIVISÃO DOS NÚMEROS ABAIXO
  67. 67. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 67 49) VAMOS RESOLVER!!! A LOJA “PREÇO BOM” ESTÁ FAZENDO UMA LIQUIDAÇÃO NA PARTE DE VESTUÁRIO. OBSERVE AS PEÇAS EM PROMOÇÃO: 1.CADA PRODUTO RECEBEU UM DESCONTO DIFERENTE. OBSERVE A TABELA ABAIXO E CALCULE O PREÇO FINAL DE CADA PEÇA: R$ 40,00 R$ 120,00 R$ 60,00 R$ 165,00 R$ 300,00 R$ 80,00
  68. 68. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 68 PRODUTO PREÇO NORMAL DESCONTO PREÇO COM DESCONTO CHINELOS R$ 40,00 R$ 4,00 R$ 36,00 CAMISETA R$ 10,00 BOLSA R$ 8,00 TÊNIS R$ 10,00 VESTIDO R$ 15,00 CASACO R$ 30,00 2.AGORA, VAMOS VER O QUE GABI E SUAS AMIGAS GASTARAM... a) GABI COMPROU UM PAR DE CHINELOS E UM VESTIDO. QUAL É O VALOR DE SUA COMPRA?
  69. 69. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 69 b) AO PASSAR NO CAIXA, GABI DEU DUAS NOTAS DE R$100,00. QUANTO ELA RECEBERÁ DE TROCO? c) ISABELLA COMPROU UMA BOLSA. ELA VAI PARCELAR SUA COMPRA EM 3 VEZES. QUAL SERÁ O VALOR DE CADA PARCELA?
  70. 70. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 70 d) A BRENDA QUER DAR UM CASACO DE PRESENTE PARA SUA MÃE E UMA CAMISETA PARA SUA IRMÃ. QUANTO BRENDA TERÁ DE GASTAR COM OS PRESENTES? e) BRENDA RESOLVEU PAGAR SUAS COMPRAS À PRAZO. ELA PODE PARCELAR EM 4 OU 5 PRESTAÇÕES. QUAL SERÁ O VALOR DE CADA PARCELA EM CADA CASO?
  71. 71. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 71 f) DANIELA GANHOU UM TÊNIS DE SUA MÃE. A MÃE DA DANI PAGOU SUA COMPRA COM 3 NOTAS DE R$ 50,00. ELA PODE USAR O TROCO PARA COMPRAR UM PAR DE CHINELOS PARA SEU FILHO? VAI SOBRAR OU FALTAR DINHEIRO? QUANTO? g) JULIA COMPROU O CASACO E O VESTIDO. ELA VAI PARCELAR A COMPRA EM 5 VEZES. QUAL SERÁ O VALOR DE CADA PRESTAÇÃO?
  72. 72. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 72 h) QUAL DAS MENINAS GASTOU MAIS? I) QUANTO AS AMIGAS GASTARAM JUNTAS? j) EM QUE LOJA FIZERAM SUAS COMPRAS?
  73. 73. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 73 * ATIVIDADES ADAPTADAS DO ARQUIVO PESSOAL: ALGUMAS FORAM CRIADAS POR MIM, OUTRAS EU RECEBI OU BAIXEI DA INTERNET HÁ MUITO TEMPO, PORÉM NÃO LEMBRO A FONTE * IMAGENS RETIRADAS DO GOOGLE.
  74. 74. Apostila adaptada pela professora Maria Izabel Luiz Página 74
http://pt.slideshare.net/ssuser858330/apostila-matemtica-24593435