quarta-feira, 8 de abril de 2015

Biodiverdidade


BIODIVERSIDADE

Plantas, animais, microorganismos. Você já imaginou quantos deles existe no mundo? E quantos estão em extinção? Pois se ainda não pensou, vamos começar a refletir sobre isso agora!




A palavra biodiversidade representa a grande variedade de seres vivos que encontramos no planeta. Têm um sentido bastante amplo, pois não se trata somente de "contar" as espécies já catalogadas pelos especialistas, mas sim considerar todas as formas de vida que existem no planeta, os genes contidos em cada um desses indivíduos e também as inter-relações existentes entre as diversas espécies.

Mas, podemos também falar em números... Apesar de não saberem ao certo, os cientistas estimam que sejam 10 e 50 milhões de espécies diferentes de vegetais e animais no mundo inteiro. Muita coisa, não!?!?!




O Brasil é privilegiado!



É consenso entre a comunidade científica internacional que o Brasil é o país da megadiversidade, isso porque 20% das espécies conhecidas estão por aqui. Temos uma riqueza imensurável de recursos naturais! Água abundante, solo rico, e biodiversidade... Além de ser motivo de orgulho, deve também representar muita responsabilidade para preservar tudo isso.





EDUCAÇÃO S/A

Cadeia alimentar

Cadeia Alimentar 

É uma seqüência de transferência de energia e matéria onde cada organismo serve de alimento para o outro. Quem produz o alimento é produtor e quem consome é o consumidor.

Como as plantas fabricam alimentos para si e para outros seres vivos, eles são os produtores de um ecossistema.

Os animais herbívoros que se alimentam das plantas são chamados consumidores primários.

Os animais carnívoros que se alimentam dos herbívoros, são chamados consumidores secundários. Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros são chamados de consumidores terciários e assim por diante.

Os animais que consomem plantas e animais são chamados onívoros, como o homem. Os que se nutrem de sangue são os hematófagos, de insetos são os insetívoros e de detritos de vegetais e animais são os detritívoros.

Os consumidores secundários, terciários e quaternários são chamados de predadores, animais que caçam outros animais.

Quando os seres produtores e consumidores morrem, eles são decompostos por fungos e bactérias chamados decompositores. O produto dessa decomposição serve para realimentar as plantas.

Essa seqüência de alimentação dos seres vivos é chamada cadeia alimentar que também podem ser marinha, a dos oceanos e mares.

As cadeias alimentares mantêm os ecossistemas em perfeito equilíbrio.

Jogos:

Curiosidades do Reino Animal: O Sapo

Os sapos não têm pescoço. São animais de corpo curto. O sapo cururu é o que emite o maior grito, o seu coaxar é impressionante. O mais feio ou esquisito de todos o sapo é chamado sapo pipa, muito comum no Brasil, os filhotes se criam numa bolsa de favos da pele dorsal da fêmea. A rã põe de dez mil a vinte e cinco mil ovos, na água. Não destrua os sapos e rãs, eles podem acabar com os mosquitos que tanto nos incomodam

EDUCAÇÃO S/A

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - ADJETIVOS

No caderno de português:

*Faça o cabeçalho, copie e responda as atividades abaixo. Faça com capricho! :D

________________________________________________________________________________________

Você já parou para pensar em suas características (adjetivos)? As pessoas possuem características físicas (que dizem respeito ao corpo) e emocionais (que dizem respeito ao jeito de ser).

1) Pense em suas características e escreva:

a- 3 características físicas:
(pule 1 linha)

b- 3 características emocionais:

(pule 1 linha)

2) Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser. Complete com adjetivos.

Era uma vez um príncipe ____________________________ que morava em um palácio ____________________________ às margens de um ____________________________ rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ____________________________ princesa. O ____________________________ amigo do príncipe era um dragão ____________________________ que morava numa floresta ____________________________ que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um ____________________________ nadador. E todos dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ____________________________.

3) Após completar a história acima com adjetivos, escreva um final para ela.

EDUCAÇÃO S/A

Revisão de matemática -- Resolva as operações:

1)Resolva as operações:
a)456 ÷ 12
b)100 – 9 
c)45 X 24
d)5045 ÷ 15
e)3005 – 15
f)663 X 13
2)Desenhe, com capricho, um campo de futebol com perímetro 226m. Não esqueça de indicar a medida dos lados.
3)Escreva por extenso:
a)70km
b)18km
c)7g
d)15cm
4)Complete:
1kg = _____g
7kg = _____g
Meio quilo = _____
2kg = _____g
1t = _____kg
8 toneladas e meia = _____kg
1km = _____m
4km = _____ m
9km = _____ m
1m = _____cm
5)Observe as seguintes informações a respeito da construção de uma casa:
•Areia = 238kg
•Cimento = 329kg
Calcule:
a)A quantidade de materiais para a construção de seis casas iguais a que foi construída.
b)E a construção de 16 casas?
6)Uma pessoa deve beber 2 litros de água por dia. Quantos litros, no total, devem beber 742 pessoas?
7)Para a construção de 1 prédio, o mestre de obras pediu para que seus colegas de trabalho separassem a areia em 5 montes para facilitar o trabalho. Sabendo que haviam no total, 750kg de areia, quanto ficou em cada monte?

EDUCAÇÃO S/A

Atividade de revisão de Ciências - sistema respiratório e sistema excretor



No seu caderno:

Faça o cabeçalho
Tema: Atividades de revisão (sistema respiratório e sistema excretor)

_______________________

1)O ar entra e sai do corpo por meio de movimentos respiratórios. Quais são esses movimentos? Explique-os.

pule 6 linhas

2)Qual o gás que o corpo obtém por meio desses movimentos? E qual o gás que o corpo elimina?

pule 2 linhas

3)Se respirarmos pela boca, o ar que entrará no nosso corpo será filtrado ou entrará com sujeiras? Explique.

pule 3 linhas

4)Marque apenas a alternativa que apresenta informações erradas.
X
( ) Apenas um músculo, o diafragma, participa dos movimentos de entrada e saída do ar no nosso corpo.
( ) Na caixa torácica, ficam alojados a costela e o coração
( ) Quando uma poeira entra no nosso nariz, nosso corpo reage com um espirro, expelindo-a para fora do organismo.

Agora, explique porque a informação está errada.

pule 4 linhas

5)Qual o órgão responsável por bombear o sangue de forma que ele chegue a todas as partes do corpo?

pule 2 linhas

6)Por meio da alimentação e da respiração nutrientes e gás oxigênio são absorvidos pelo organismo. Mas eles precisam ser distribuídos para todo o corpo. Como isso acontece?

pule 4 linhas

7)Quais são os órgãos do sistema urinário?

pule 3 linhas

8)Qual o órgão responsável por filtrar o sangue retirando o excesso de água e substâncias desnecessárias para o organismo?

pule 2 linhas

9)Qual o órgão responsável por armazenar a urina?

pule 2 linhas


Bom trabalho!

EDUCAÇÃO S/A

Porcentagem

1) Calcule: (pule 3 linhas de cada item)

a) 25% de 200 

b) 15% de 300

c) 6% de 900 

d) 8% de 50

e) 20% de R$ 60,00

f) 80% de R$ 20,00


2) Resolva os problemas: (faça no caderno *pule 4 linhas para cada problema)

a) De um total de 40 alunos, 10% foram reprovados. Quantos alunos foram reprovados?

b) Numa caixa com 60 laranjas, 15% estragaram. Quantas foram as laranjas estragadas?

c) Numa fábrica trabalham 80 funcionários. Se 35% são mulheres, quantas mulheres trabalham nessa fábrica?

d) Fui ao mercado com 600 reais. Gastei 40% em latarias, 20% em material de limpeza e 30% em frutas. Quanto gastei em cada tipo de produto? Quanto dinheiro sobrou?

e) Se numa sala de aula 15% dos alunos foram reprovados, qual a porcentagem dos aprovados?

f) Num determinado dia de aula compareceram 92% dos alunos. Quantos por cento faltaram?

g) Um time de futebol ganhou 45% das partidas que jogou e empatou 35%. Qual a porcentagem das partidas que perdeu?

h) De um total de 60 alunos, 20% tiraram notas abaixo da média em uma prova. Quantos alunos tiraram notas acima da média?

i) Uma conta de luz foi paga com atraso e sofreu uma multa de R$ 18,00, correspondente a 20% de seu valor. Qual era o valor dessa conta?

j) Um ciclista tem que percorrer 4.000 km. Se já fez 65% do percurso, quantos quilômetros faltam?

k) Em uma estante há 40 livros de Matemática, que correspondem a 20% do total de livros dessa estante. Determine quantos livros há no total.

l) Numa classe de 35 alunos, 40% são meninos. Quantas são as meninas dessa classe?

EDUCAÇÃO S/A

Atividades arredondamento

Banco de atividades / exercícios

Atividades de Valor aproximado (arredondamento)

1) Arredonde para a dezena mais próxima:

30____

87___

51___

124___

653___ 

2) Arredonde para a centena mais próxima:

239___

788___

15 425___

10 345___

21 233__ 

3) Arredonde para o milhar mais próximo:

2730___

8266___

76621___

648795___


4) O diâmetro do Sol é de 1 382 000 km. Arredonde o diâmetro do Sol para a centena de milhar mais próxima. ______________________________ 


Atividades de estimativas


1) Observe as ofertas e responda:

Rádio..........................23 reais
Fogão................374 reais
Bola de couro.............38 reais
Bicicleta.............170 reais
Livros infantis............72 reias
Televisão............407 reais
Batedeira de bolo.......156 reais
Jogo de jantar.....140 reais

Estime rapidamente, sem fazer as contas, se vai dar para comprar.

a) Com 90 reais, dá para comprar o radinho e a coleção de livros infantis?

b) Com 120 reais, dá para comprar a bola de couro, a coleção de livros infantis e o radinho?

c) Com 300 reais, dá para comprar a bicicleta e a batedeira de bolo?d) Com 950 reais, dá para comprar a TV, o fogão e a batedeira de bolo?


2) Agora , faça as contas e veja se suas estimativas foram boas.

a) Em que casos sobrará troco? Quanto?

b) Em quais faltará dinheiro? Quanto?


3) Sem fazer contas, estime rapidamente a diferença de preço entre:

a) A coleção de livros e o rádio.

b) A batedeira e a bola de couro.

c) A bicicleta e o aparelho de jantar.

EDUCAÇÃO S/A

Operações --LISTA DE EXERCÍCIOS - MATEMÁTICA QUATRO OPERAÇÕES 2


RESOLVA:

a. 9004 – 5678=
b. 5433- 2341=
c. 4888-1999=
d. 242 x 3 =
e. 625 x 4 =
f. 770 x 8 =
g. 624 x 5 =
h. 721 x 13=
i. 1299 x 56=
j. 945 x 32=
k. 25 : 5 =
l. 28 : 7 =
m. 42 : 2 =
n. 69 : 3 =
o. 52 : 2 =
p. 540 : 15=
q. 1200 : 60=
r. 721: 7=

EDUCAÇÃO S/A

Situações-problema e operações

1) D. Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?

2) Em um colégio, onde estudam 3015 alunos, foram realizadas uma Gincana Cultural e uma Gincana Esportiva. Cada aluno pôde participar de apenas um dos eventos. Se 1809 alunos participaram da Gincana Esportiva, quantos participaram da Gincana Cultural?

3) Numa eleição para prefeito de uma cidade, concorreram dois candidatos:

O vencedor obteve 156 275 votos. O outro obteve 109 698 votos. Entre brancos e nulos, foram 23 746 votos. Quantos eleitores votaram nessa eleição?

4) Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?

5) Se eu comprar uma moto e pagá-la em 9 prestações mensais iguais de 426 reais, quanto vou pagar por essa moto?

6) Numa compra de supermercado gastei 236 reais, se paguei com três notas de 100 reais, qual é o valor do meu troco?

7) Minha irmã tem 28 anos, meu pai tem o dobro, minha mão tem 50, qual é a minha idade se a soma de todos é de 155 anos?

8) Numa loja de roupas uma calça custava 86 reais como pedi um desconto o preço da calça saiu por 68 reais. Qual foi o valor do desconto?

9) Meu salário é de 1056 reais. Este mês paguei 350 reais de aluguel, 323 reais de supermercado e 98 reais gastei numa festa de aniversário. Quanto vai me sobrar para gastar se ainda devo 43 reais para meu irmão?

10) Minha mãe repartirá um valor de 230 reais entre os 5 irmãos. Como sou mais velha vou receber 70 reais e os outros receberão partes iguais. Quanto receberá cada um dos meus irmãos?

11) Mas meu pai vai também vai repartir 270 reais e eu vou receber o dobro dos meus irmão, que receberão partes iguais. Qual será o valor da minha parte?

12) Resolva as seguintes adições e subtrações abaixo:

a) 46 – 23 = g) 54 + 45 =
b) 87 – 45 = h) 125 + 99 =
c) 125 – 98 = i) 1005 + 65 =
d) 5487 – 238 = j) 30056 + 256 =
e) 12005 – 312 = k) 65478 + 32145 =
f) 3000 – 999 = l) 147200 + 15689 =


13) Resolva as seguintes multiplicações e divisões abaixo:

a) 32 x 4

b) 15 x 2

c) 125 x 5

d) 1005 x 6

e) 3245 x 5

f) 57 x 9

g) 1715 : 9

h) 648 : 2

i) 14884 : 2

j) 1025 : 4

k) 1002 : 3

l) 19485 : 5

EDUCAÇÃO S/A

Classificação dos Polígonos


Polígono é uma figura fechada formada por segmentos de retas, que constituem os lados da figura. O encontro dos segmentos formam os vértices, os ângulos internos e os ângulos externos. Outro elemento pertencente ao polígono é a diagonal, que une dois vértices por meio de um segmento de reta interno à figura. O triângulo é o único polígono que não possui diagonal.

A nomenclatura de um polígono depende do número de lados da figura. Veja:

3 lados - triângulo ou trilátero
4 lados - quadrângulo ou quadrilátero
5 lados - pentágono ou pentalátero
6 lados - hexagonal ou hexalátero
7 lados - heptágono ou heptalátero
8 lados - octógono ou octolátero
9 lados - eneágono ou enealátero
10 lados - decágono ou decalátero
11 lados - undecágono ou undecalátero
12 lados - dodecágono ou dodecalátero
13 lados - tridecágono
14 lados - tetradecágono
15 lados - pentadecágono ou pentadecalátero
20 lados - icoságono ou icosalátero 

EDUCAÇÃO S/A

Alimentação e respiração dos animais

1) A minhoca é um tipo de animal que respira através da pele.

a) Por que é importante para as minhocas que os solos sejam arejados?
b) A formiga pertence ao grupo dos insetos. Quais estruturas estão envolvidas na respiração da formiga? Como ela ocorre?

2) Os pesquisadores coletam fezes de alguns animais para estudar do que elas são compostas. Explique como esse tipo de estudo pode trazer informações sobre os alimentos que cada animal ingere.

EDUCAÇÃO S/A

Alimentação e respiração das plantas



1) A planta faz fotossíntese para produzir seu alimento.

a) Em que parte do dia, a planta realiza a fotossíntese? Pule 2 linhas
b) E quando ela respira? Explique. Pule 4 linhas

2) A cana-de-açúcar recebe esse nome porque seu caule contém um tipo de açúcar.

a) Que substâncias do ambiente a planta utiliza para produzir esse açúcar? Pule 2 linhas
b) O que os animais obtêm ao ingerir a cana-de-açúcar? Pule 4 linhas

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/04/alimentacao-e-respiracao-das-plantas.html

Tema: Situações-problema

Copie, calcule e responda, no caderno, as situações abaixo.

Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando 25 reais. Sendo assim, calcule quanto Marcela gastará comprando as blusas, e quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra.

*** pule 6 linhas ***

Murilo é pedreiro e está construindo um muro. Ele recebeu 7 carregamentos iguais de 865 tijolos e espera receber ainda mais 2.350, que serão usados nessa construção. Quantos tijolos serão usados para construir esse muro?

*** pule 6 linhas ***

Uma fábrica tinha em seu depósito 3.400 caixas de azulejos. Dessas caixas, 132 foram deixadas na maior revendedora da cidade e as demais foram igualmente distribuídas entre 38 lojas. Quantas caixas receberam cada uma dessas lojas?

EDUCAÇÃO S/A

Jogo da multiplicação



Clique no link abaixo para treinar a tabuada brincando! Bom divertimento!! :)



http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/05/jogo-da-multiplicacao.html

Atividades sobre advérbio



1º Classifique os seguintes advérbios.


talvez _____________________ bastante_____________________
nunca ____________________ jamais _______________________
aqui______________________ devagar______________________
claramente________________ bem _________________________
antigamente_______________ certamente ___________________




http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/10/atividades-sobre-adverbio_27.html

Tema: Verbo e pronome

1) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes adequados:


a) Gabriel e André são muito inteligentes. Gabriel e André adoram estudar.


b) Joana e eu fomos ao cinema. Joana e eu assistimos o filme “A nova onda do Imperador”.


c) Pablo foi passar as férias na casa da avó. Pablo adora ir para lá.


d) Beatriz e Ana são muito amigas. Beatriz e Ana adoram brincar juntas.




2) Complete as frases com os pronomes pessoais do caso reto.


a) ........................ adoro tomar sorvete.
b) ........................ ficamos muito felizes com as notas das provas.
c) ........................ trabalha na fábrica de artigos esportivos.
d) ....................... foram juntas ensaiar a dança.
e) ....................... cheguei em casa atrasado.
f) ....................... gostam de jogar futebol nos finais de semana.




3) Complete as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:


a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – pretérito)

b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)

c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)





4) Complete as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)

b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)

c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)

d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)

EDUCAÇÃO S/A

Tema: Números decimais

1) Escreva algumas situações do seu cotidiano em que os números decimais estejam presentes. Escreva os números por extenso.

pule 5 linhas

2) Observe os valores abaixo, depois responda as perguntas:

Laranjas: R$ 3,50
Carne: R$ 12,90
Ovos: R$ 2,60

a) Qual dos produtos custa mais? Qual seu valor?
b) Qual dos produtos custa menos? Qual seu valor?
c) Coloque os produtos em ordem, do mais barato para o mais caro.
d) Quais desses produtos você conseguiria comprar com R$ 5,00?

3) Responda:

a) Dos números: 0,35; 2,73 e 4,83, em qual deles o algarismo 3 tem maior valor?
b) Dos números 5,14; 1,37 e 2,71, em qual deles o algarismo 1 tem maior valor?

4) Escreva na forma decimal as frações dadas:

a) 1/10

b) 29/100

c) 7/10

d) 5/100

5) Escreva os números decimais abaixo por extenso:

a) 150,3
b) 3,75
c) 0,06
d) 5,8
e) 36

6) Em uma competição de salto em distância, Jucilei saltou 3,7m; Leonardo saltou 3,4m e Bernardo saltou 4,1m.

a) Coloque em ordem os atletas, do primeiro ao terceiro colocado.
b) Qual a distância da medida do salto do primeiro para o terceiro colocado?

EDUCAÇÃO S/A

Situações-problema

Tema: Situações-problema




1 - Clara está caminhando numa pista que tem 1278 metros. Ela vai dar seis voltas mas já caminhou 2648 metros. Quantos metros ela vai caminhar no total e quantos metros ela ainda deve percorrer?




2 - Um automóvel está indo de Jaú para Araraquara e já percorreu 34 quilômetros. Sabendo-se que a distância total é de 70 quilômetros quantos quilômetros falta percorrer?




3 - Seu Manoel encomendou 9 caixas de azulejos. Cada caixa continha 46 azulejos. Ao abrir as caixas ele verificou que 38 azulejos vieram quebrados. Quantos azulejos ele recebeu sem estarem quebrados?




4 - Dona Júlia faz lenços de seda. Ela usa 48 centímetros de tecido para cada lenço. Quantos centímetros ela usa para fazer sete lenços?

EDUCAÇÃO S/A