sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Do alívio da TPM ao controle do colesterol: conheça benefícios do abacate. ZH separou alguns benefícios que o consumo moderado da fruta pode trazer para a saúde


ZH separou alguns benefícios que o consumo moderado da fruta pode trazer para a saúde


Foto: freeimages / divulgação


Seu índice calórico relativamente alto é temido por muitos, mas a gordura contida no abacate é uma gordura boa, que pode ser consumida em algumas ocasiões.

Por isso, ZH separou alguns benefícios que o consumo moderado da fruta pode trazer para a saúde.


Confira:

O abacate tem propriedades terapêuticas como nutrientes que aliviam os sintomas dos dias que antecedem a tensão pré-menstrual (TPM).

— O magnésio, que auxilia na produção de progesterona, e a vitamina B6, que ajuda a produção de serotonina, possuem influência direta na sensação de bem estar e humor — explica a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi.


Pesquisadores da Pennsylvania State University analisou 45 pacientes saudáveis, com excesso de peso ou obesos, com idades entre 21 e 70 anos. Eles foram divididos em dois grupos. Todos os participantes tinham níveis de colesterol e pressão arterial saudáveis no início da pesquisa, mas os cientistas se ativeram nos níveis do colesterol LDL.


Segundo o estudo, o grupo que comeu um abacate por dia teve uma redução de 13,5 mg/dL no colesterol LDL, enquanto que o grupo que não ingeriu a fruta, mas manteve uma dieta de gordura moderada, diminui 8,3 mg/dL o nível.

Amassada com tofu ou batido, a fruta pode ser misturada às saladas ou ao pão. Rico em gorduras insaturadas, fibras e antioxidantes, o abacate promove a saciedade por mais tempo.

A fruta é rica em água. Crua, contém 83% de água, além de cobre, zinco, cálcio, magnésio, manganês, lipídeos, carboidratos, fibras, fósforo, potássio, riboflavina e vitamina C, substâncias que contribuem na saúde do organismo.

Para os atletas, a ingestão da fruta é indicada para o pós-treino, pois contém uma gordura que pode prejudicar a liberação de energia se ingerida no pré-treino. O abacate também é rico em glutationa, que ainda fortalece o sistema imunológico. Tem vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso, melhorando o desempenho. E tem bastante magnésio e potássio, aliados não apenas para prevenir câimbras, mas também para a contração muscular pela transmissão dos impulsos nervosos.

ZERO HORA

Idade determina gosto por certos alimentos, diz pesquisa. O estudo afirma que queijos e azeitonas são apreciados só depois dos 20 anos


Idade determina gosto por certos alimentos, diz pesquisa. O estudo afirma que queijos e azeitonas são apreciados só depois dos 20 anos 


Adultos adoram fazer jantares com degustação de vinhos, queijos e aperitivos, mas quando crianças, muitos não gostavam desses alimentos. Especialistas descobriram que a idade influencia no sabor, e com o tempo, passamos a gostar das 'comidas de gente grande' que antes evitávamos. 





O gosto do queijo é melhor apreciado após os 20 anos
Foto: iStock



A pesquisa realizada concluiu que as pessoas começam a apreciar sabores mais fortes, como queijo de cabra e molhos apimentados, só depois dos 22 anos.

Essa mudança do gosto é por conta do número de glândulas salivares que possuímos, que, com o tempo, diminuem. Crianças têm cerca de 30 mil glândulas salivares, motivo pelo qual rejeitam muitos alimentos com gosto um pouco mais forte do que o leite materno com o qual estão acostumadas.

Conforme atingimos a idade adulta, apenas um terço das glândulas permanece, por isso conseguimos tolerar e apreciar sabores mais fortes.

De acordo com a pesquisa, o queijo parmesão é melhor apreciado após os 21 anos, e o gorgonzola após os 22. Da mesma forma, molhos apimentados são rejeitados até os 10 anos.

É só aos 21 anos que passamos a gostar de espinafre e pimenta. E somente aos 28 apreciamos o gosto do queijo de cabra. Do mesmo jeito, começamos a gostar de azeitonas aos 25, e ostras aos 24. 

De modo geral, o estudo mostrou que passamos a apreciar o gosto da maioria dos alimentos somente a partir dos 20 anos. 

A pesquisa realizada com quase dois mil britânicos concluiu que, na maioria das vezes, passamos a gostar de alimentos que detestávamos quando saímos para comer com amigos, ou durante as refeições dos feriados. 

"Conforme envelhecemos, a taxa de renovação e a quantidade de glândulas salivares diminui e isso influencia nossa reação a certos tipos de comida, fazendo com que gostos mais fortes sejam melhor apreciados", explica a terapeuta nutricional Karen Poole.








Terra

Postado po

Tire suas dúvidas sobre como funciona o processo de impeachment. Nas últimas semanas, escândalo da Petrobras aumentou interesse pelo tema.

Nas últimas semanas, escândalo da Petrobras aumentou interesse pelo tema.
Nas últimas semanas, a explosão de denúncias envolvendo a Petrobras a discussão sobre o papel da presidente Dilma Rousseff frente ao escândalo multiplicaram o interesse dos brasileiros sobre como funciona um processo de impeachment — capaz de tirar do Planalto quem fere as atribuições do cargo.

A busca pelo termo "impeachment" no Google, por exemplo, aumentou 14 vezes nos últimos três meses devido ao debate entre quem defende a responsabilização da presidente pelo caso e quem considera o pedido descabido. A atenção despertada por esse tipo de processo político-jurídico levou até à disseminação de informações falsas pela internet, como a de que são convocadas novas eleições quando a destituição ocorre com menos de dois anos do mandato. É mentira.

Com auxílio do professor titular de Direito Constitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público Eduardo Carrion, ZH esclarece alguns dos principais pontos do processo que levou à queda do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, e voltou a ser discutido duas décadas depois.




O que é o processo de impeachment?



É um processo de natureza político-jurídica instaurado por denúncia feita ao Congresso a fim de apurar a responsabilidade, devido a delito grave ou má conduta no exercício da função, do presidente da República e de outras autoridades como ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal. Processos semelhantes podem ocorrer nas Assembleias Legislativas, em relação aos governadores, e nas Câmaras de Vereadores, em relação aos prefeitos. Em caso de condenação, resulta na perda do cargo.



Quem pode pedir o impeachment de um presidente?



Qualquer cidadão. Basta encaminhar uma denúncia por crime de responsabilidade à Câmara dos Deputados. Ela deve ser assinada com firma reconhecida e acompanhada dos documentos que a comprovem ou de declaração de impossibilidade de apresentá-los, com indicação do local onde possam ser encontrados. Nos crimes de que haja prova testemunhal, a denúncia deverá conter a indicação de pelo menos cinco testemunhas.



O que é um crime de responsabilidade?



Diferentemente do crime comum, o crime de responsabilidade diz respeito, segundo o constitucionalista Eduardo Carrion, a atos irregulares cometidos por autoridades em função do cargo que ocupam. Um cidadão comum, por exemplo, não pode ser enquadrado em crime de responsabilidade por não ocupar cargo público. Exemplos de crime de responsabilidade são quando o presidente atenta contra o livre exercício dos demais poderes da República ou contra a probidade administrativa.




Quais as principais etapas de um processo de impeachment?



1 - A denúncia é analisada pelo presidente da Câmara — cargo ocupado atualmente por Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Caso a considere procedente, conforme a Lei 1.079, de 1950, deverá ser lida em plenário e encaminhada a uma comissão especial formada por representantes de todos os partidos.

2- Se a denúncia for acolhida pela comissão, o presidente da República deverá apresentar sua defesa, e a comissão poderá voltar a ouvir o denunciante ou fazer diligências. O parecer da comissão será lido no plenário e, posteriormente, levado a votação. Se ao menos dois terços dos 513 deputados votarem a favor da abertura do processo de impeachment (342 votos), ele será encaminhado para o Senado, onde tramitará (quando se trata de crime comum, o processo tramita no STF).

3 - Quando o Senado instaurar o processo de impeachment, o presidente deve se afastar das suas funções. Porém, se o julgamento demorar mais do que 180 dias, poderá retornar ao cargo enquanto o processo segue tramitando.

4 - A sessão de julgamento no Senado é conduzida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Se ao menos dois terços dos 81 senadores (54 votos) decidirem pela condenação, o presidente da República perde o cargo e fica inabilitado, por oito anos, para o exercício de função pública.




Em caso de impeachment do presidente, mais alguém perde o cargo junto com ele?



Não, só o presidente.



Quem assume o cargo no lugar do presidente?



É o vice-presidente. O cargo é ocupado, atualmente, por Michel Temer, do PMDB.



E se o vice não puder assumir o cargo?



Se, por qualquer razão, o vice não puder assumir a presidência, a Constituição estabelece que serão convocados, sucessivamente:
- Presidente da Câmara
- Presidente do Senado
- Presidente do STF



São convocadas novas eleições?



Não. Somente se ficarem vagos os cargos de presidente e vice-presidente. Nesse caso, serão realizadas novas eleições 90 dias depois de aberta a última vaga para preencher o restante do mandato. Se isso ocorrer nos dois primeiros anos do mandato, a eleição será direta. Se ocorrer nos dois últimos, o novo presidente será eleito pelo Congresso.




ZERO HORA / FOTO GOOGLE

Iluminação inteligente: economia para sua casa no futuro. Lâmpadas com conexão Wi-Fi e produtos que podem até detectar incêndios são aposta de grandes marcas


Lâmpadas com conexão Wi-Fi e produtos que podem até detectar incêndios são aposta de grandes marcas
Lâmpadas econômicas e programáveis para sua casa no futuro

Lâmpadas programáveis: você nunca imaginou que precisaria disso, mas um dia vai. Elas estão entre as ofertas recentes de um setor que quer encher as casas com novos eletrodomésticos ligados à internet. A novidade são as lâmpadas inteligentes, com chips e tecnologia sem fio que as conectam com outros sistemas operacionais.

Se um dia você sonhou em ter uma casa digna dos Jetsons e tem dinheiro sobrando, talvez valha a pena. Elas certamente vão impressionar os amigos e ajudam a diminuir a conta de luz. Desde o ano passado, grandes empresas começaram a apostar neste segmento. A Philips gerou furor com as suas lâmpadas Hue: com conexão via wi-fi e um aplicativo para smartphone, elas são capazes de trocar de cor e fazer coisas dignas de uma discoteca. Essas mesmas tecnologias permitem que o usuário ajuste a tonalidade e intensidade das luzes brancas, controlando-as de inúmeras maneiras.

Testei seis lâmpadas programáveis de LED equivalentes a 60 watts: a Link,da GE (US$ 15), a Hue Lux,da Philips (US$ 30), a Connected, da TCP (US$ 20), a Insteon (US$ 30), a Connected Cree (US$ 15) e uma Osram
Sylvania Lightify Tunable White (US$ 30). Todas emitem uma iluminação quente e agradável e oferecem a opção de controlar a luz pelo smartphone. Também é possível programá-las para que liguem e desliguem quando você sair de casa.

Produtos podem até ajudar a detectar incêndios

No entanto, todas essas lâmpadas exigem a compra de um aparelho próprio para que elas se liguem à rede wi-fi e precisam se comunicar na mesma linguagem de programação.Esta é uma desvantagem para a compra de lâmpadas inteligentes neste momento. Seria preciso utilizar algum padrão wireless, seja wi-fi, bluetooth ou uma frequência de rádio comum para todos os fabricantes. Porém, como o setor das “casas inteligentes” ainda é jovem,as empresas ainda não concordaram com um único padrão de comunicação.

– Ainda não dá para simplesmente comprar uma lâmpada,encaixar no soquete e esperar que ela se conecte ao sistema – afirmou Richard Gunther, consultor da Universal Mind, empresa de tecnologia. As lâmpadas inteligentes são um elo importante nesta corrente de aparelhos domésticos conectados
no futuro. Por exemplo,no evento Consumer Electronics Show, em Las Vegas, em janeiro, a Philips mostrou como se conectar aos termostatos Google Nest (US$ 200) e Nest Protect (US$ 100), equipamentos que detectam se há monóxido de carbono e fumaça.

Se você tiver lâmpadas coloridas Philips Hue A-19 (US$ 200 por três lâmpadas e um hub), pode programá-las para piscarem ou ficarem vermelhas caso o Nest Protect detecte níveis perigosos em sua casa. O programa Works With Nest prevê um futuro próximo em que fechaduras, lâmpadas, splits e
outros eletrodomésticos poderão ser programados para executar tarefas específicas sempre que o
Nest souber que você chegou em casa, pois o aparelho tem detector de presença. Que tal?

CASA & CIA - ZERO HORA

Ministério da Fazenda nega confisco de poupança e aplicações financeiras

Resultado de imagem para Ministério da Fazenda nega confisco de poupança e aplicações financeiras

Volume expressivo de mensagens sobre o assunto estão circulando nas redes sociais


O Ministério da Fazenda descartou nesta sexta-feira qualquer intenção de confiscar a poupança ou outras aplicações financeiras. Em nota, a pasta qualificou como "falsas" as informações que circulam na mídia social sobre o assunto.

— Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda — destacou o comunicado.

De acordo com o ministério, foi detectado um volume expressivo de troca de mensagens, principalmente no aplicativo Whatsapp, dando conta do confisco de aplicações financeiras. Isso motivou a emissão da nota oficial.

Agência Brasil

JEC sofre gol no final e apenas empata com o Inter de Lages. Marcelinho Paraíba marcou nos acréscimos para o time serrano

Marcelinho Paraíba marcou nos acréscimos para o time serrano


Jogo foi disputado no estádio do Vidal Ramos Júnior 

Foto: Joinville Esporte Clube / Divulgação


Vencer e convencer não era exatamente uma combinação prometida pelo técnico Hemerson Maria para a noite desta sexta-feira, diante do lanterna Inter de Lages, mas o Joinville sequer fez valer o favoritismo e somou apenas um ponto no Planalto Serrano ao empatar com o time da casa por 1 a 1.

O responsável por frustrar aquela que poderia ser a segunda vitória do Tricolor, nos acréscimos da partida, foi o veterano Marcelinho Paraíba. O camisa dez colorado apenas teve o trabalho de empurrar para o gol uma bola rolada para os seus pés após uma falha do goleiro Oliveira, que saiu em falso e ficou rendido no lance, aos 46 minutos de jogo.

Com o resultado, o JEC soma seis pontos e ocupa a quarta colocação na tabela.

Quem havia deixado o Joinville próximo da vitória foi o capitão Marcelo Costa, aos 28 minutos do segundo tempo, em um chute rasteiro, de fora da área, finalizando uma bola rolada por Fabinho pela esquerda. Mesmo obrigando o Inter de Lages a abrir mais espaços após o gol, o Tricolor pouco agrediu o adversário na tentativa de ampliar o placar.

O empate nos acréscimos foi reflexo de um jogo travado e de futebol pouco envolvente por parte das duas equipes. Os mandantes até poderiam ter melhor sorte em outras duas boas oportunidades com Marcelinho Paraíba. No primeiro lance, aos 24 minutos do primeiro tempo, o meia ficou frente a frente com o goleiro Oliveira, mas o camisa 1 do Joinville salvou com a ponta dos pés o chute rasteiro.

A segunda chance do paraibano veio aos seis minutos da etapa complementar, em um chute cruzado de fora da área, quando Oliveira mais uma vez mostrou reflexo ao espalmar a bola e ainda fazia uma apresentação impecável. 

Pobre na criação, o JEC não explorou o bastante a presença dos três homens de ataque e praticamente só levou perigo à meta adversária em escanteios e cruzamentos. 
Escalado para ser o homem de referência no ataque, Rafael Costa acabou substituído na metade do segundo tempo por Fernando Viana sem ter exigido esforço do goleiro Fernando Henrique.



A NOTÍCIA

Trabalhando com a segmentação das palavras

Trabalhando com a segmentação das palavras


Dica: A atividade pode ser aplicada em dois momentos: no primeiro momento, dê a folha para que eles separem as palavras. No dia seguinte, entregue a folha com a parlenda escrita corretamente e a que eles fizeram no dia anterior, para que possam corrigir, se necessário.

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2008/07/trabalhando-com-segmentao-das-palavras.html

STOP DO NOME PRÓPRIO



http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2008/07/stop-do-nome-prprio.html

Cruzadinha E Atividade de leitura

Cruzadinha

Atividade de leitura

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2008/07/atividade-de-leitura_23.html

ATIVIDADES - CONTOS DE FADAS

ATIVIDADES - CONTOS DE FADAS

http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2008/07/atividades-contos-de-fadas.html

Sugestões para o trabalho com Língua Portuguesa



As sugestões abaixo visam auxiliar o professor no seu trabalho. 

1. Caixa-surpresa: Preparar uma caixa colorida - pode ser uma caixa de sapato revestida de papel chamativo. Com ela, o professor poderá desenvolver as seguintes atividades:
* Sortear as letras do alfabeto para brincar com os nomes;
* Selecionar palavras para brincar de formar frases;
* Proporcionar que as crianças troquem bilhetes;
* Selecionar nomes dos alunos para participarem de sorteios;
* Colocar trechos de textos para o aluno montar.

2. Pasta-arquivo: Trata-se de uma pasta em que cada aluno poderá arquivar os trabalhos que produz: soluções encontradas, preferências, desenhos, recados para os amigos e o professor, colagens, textos diversos. Incentivar os alunos a confeccionar a própria pasta. Nas reuniões, entregar a pasta aos pais ou responsáveis, com suas devidas observações, para que acompanhem o desenvolvimento da criança.

3. Pescaria: Preparar um caixote de madeira com areia. Escrever palavras relacionadas ao tema trabalhado em cartõezinhos no formato de peixinhos, com um furo na cabeça, e enterrá-los no caixote. Entregar aos alunos varetas de plástico com um ganchinho (também de plástico) na ponta, como se fossem pequenas varas de pesca. O objetivo é trabalhar a ortografia das palavras "pescadas".

4. Labirinto: Preparar a ilustração de um labirinto para as crianças encontrarem saídas. Solicitar que leiam ou escrevam os nomes das coisas (desenhos) que viram pelo caminho que percorreram. É uma proposta interessante para trabalhar com personagens, lugares, ações e regularidades ortográficas.

5. História maluca: Dizer aos alunos que vai recontar uma história conhecida, fazendo algumas mudanças. Quando notarem alguma alteração, os alunos deverão comentar.

6. Livro gigante: É um excelente recurso para o professor motivar a leitura de histórias. Deve-se copiar em folhas de cartolina as histórias que serão lidas para os alunos. A capa pode ser desenhada e pintada pelas crianças. O livro gigante deverá ficar exposto na sala de aula ou na biblioteca da escola.

Fonte: LEP (1ª série) - Ed. Saraiva

ATIVIDADE DE ESCRITA: AGENDA DE ANIVERSÁRIOS

ATIVIDADE DE ESCRITA: AGENDA DE ANIVERSÁRIOS


OBJETIVOS:
* Ampliar o conhecimento sobre a escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas;
* Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: uma agenda com os dados dos colegas;
* Retomar a questão da ordem alfabética para organizar informações (no caso, os nomes dos colegas na agenda).

PLANEJAMENTO:
* Como organizar os alunos? Em duplas.
* Quais materiais serão necessários? Lista dos nomes da turma, lápis, borracha, cola, tesoura e modelo da página da agenda.
* Duração: cerca de 45 minutos ao longo de vários dias. Trata-se de uma produção em etapas.

ENCAMINHAMENTO: 
* Antes de iniciar a produção da agenda, os alunos deverão coletar informações sobre a data de seu aniversário. É preciso também providenciar o suporte da produção, ou seja, as páginas da agenda. Faça cópias frente e verso para que o número de páginas da agenda não seja excessivo. A agenda deve ter uma capa, que poderá ser ilustrada pelos alunos.
* Ainda antes de começar a atividade, tenha em mãos exemplos de agenda para apreciar com os alunos, observando as informações que geralmente se podem registrar nelas (nome, endereço eletrônico - email, aniversário, etc...). Muitas agendas trazem ícones para sinalizar o local onde cada informação deve ser anotada. Analise esses ícones com os alunos. Assim eles terão maior referência sobre o que é uma agenda e como organizá-la.
* A produção será em etapas. A cada dia, um grupo de alunos deverá ditar seus dados para que você anote-os na lousa e a turma copie na agenda. Siga a ordem alfabética nessa produção e, durante a cópia, dê atenção especial aos alunos menos experientes com a escrita.

Fonte: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Professor Alfabetizador (Secretaria da Educação do Estado de SP)

PROJETO MONTEIRO LOBATO

PROJETO MONTEIRO LOBATO


OBJETIVOS:
* Conhecer um pouco sobre a vida de Monteiro Lobato e suas obras;
* Avançar nas hipóteses de leitura e escrita;
* Desenvolver o gosto por ler e ouvir histórias;
* Produzir e revisar pequenos textos.

OBJETIVO COMPARTILHADO:
* Confeccção de mural informativo e álbum com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

ESTRATÉGIAS:
* Leitura e produção de textos descritivos;
* Vídeo;
* Ilustrações;
* Confecção de mural e álbum

ETAPAS PREVISTAS:
* A professora lerá para os alunos a biografia de Monteiro Lobato. Após a leitura, irá comentar que eles irão participar de um projeto sobre o mesmo, onde terão oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida de Lobato e seus principais personagens (no caso, os do Sítio do Picapau Amarelo). Um aluno ficará responsável por registrar em cartaz os dados principais da vida do autor, que será colocado no pátio, em um mural informativo.
*Os alunos, em duplas, elaborarão uma lista com os nomes dos personagens do Síto do Picapau Amarelo que eles conhecem. Após a revisão coletiva da lista, um aluno passará a mesma a limpo em um cartaz, que será fixado no mural da escola, para socialização com os demais alunos da UE.
* A professora levará para a classe o filme "No reino das Águas Claras" ou episódios do programa de tv do Sítio do Picapau Amarelo. Após o filme, os alunos irão comentar a parte que mais gostaram e farão uma ilustração da mesma. As ilustrações comporão outro painel que ficará exposto no mural do pátio da escola.
* Em outra aula, a professora lerá para os alunos fichas descritivas dos principais personagens do Sítio (anexo da revista "Guia prático para professoras de Educação Infantil" de abril/2006).
* A classe será dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo sorteará o nome de um dos personagens do Sítio e elaborará uma ficha descritiva sobre ele (características físicas, psicológicas e o que mais acharem pertinente).
* As fichas elaboradas pelos alunos serão revisadas coletivamente, na lousa, onde todos da classe poderão dar suas contribuições para o enriquecimento do texto.
* Após a revisão, um aluno de cada grupo passará o texto a limpo. Cada grupo ilustrará seu personagem e todas as fichas descritivas comporão o mural do pátio.
* A professora (ou até mesmo um aluno por grupo) passará os textos das fichas em stencil ou irá digitá-los e entregará aos alunos um álbum dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, que será levado para casa,
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2008/08/projeto-monteiro-lobato.html

ATIVIDADE COM PROPAGANDA

ATIVIDADE COM PROPAGANDA

1- Na frase "Rende tanto que só fome de elefante para dar conta", a expressão em negrito significa que o molho de tomate:
(A) dá para fazer muitos pratos
(B) é muito saboroso
(C) tem um sabor muito forte
(D) pode ser usado em qualquer receita

2- Por que a propaganda não usou a expressão: "fome de leão" no lugar de "fome de elefante"?
(A) Porque elefantes comem molho de tomate e os leões não
(B) Porque o elefante é o "garoto propaganda" da marca
(C) Porque elefante come mais que leão
(D) Porque elefante é mais dócil que leão

3- Observando imagem e texto da propaganda, pode-se afirmar que o molho de tomate pode ser usado:
(A) apenas em macarrão
(B) em poucos pratos
(C) apenas em carnes
(D) em diversas receitas

4- O objetivo dessa propaganda é:
(A) incentivar as pessoas a se alimentarem melhor
(B) aumentar o consumo de massas
(C) vender molho de tomate
(D) vender gibis da Turma da Mônica

5- Na frase "Rende tanto que só fome de elefante para dar conta.", o ponto final é usado para:
(A) expressar uma emoção
(B) enumerara situações
(C) finalizar uma idéia
(D) indicar dúvida

FONTE: SARESP 2003 - LEITURA E ESCRITA - 4ª SÉRIE

ATIVIDADE COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS

ATIVIDADE COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS


1- Cebolinha ao falar "cruzar os sete mares" quis dizer:
(A) viajar por todos os mares
(B) jogar batalha naval
(C) derrotar os sete mares
(D) guerrear com os sete piratas dos mares
2- Por que Cebolinha aparece com o olho roxo no último quadrinho?
(A) porque caiu do seu barquinho
(B) porque foi atingido por um monstro marinho
(C) porque machucou-se com sua espada
(D) porque Mônica bateu nele
3- Cebolinha brincava de pirata usando:
(A) uma prancha de madeira
(B) uma tina de madeira
(C) uma banheira velha
(D) uma piscina inflável
4- No antepenúltimo quadrinho, Cebolinha diz: "Er... Oi Cascão! Posso blincar de bonequinhos com você?" . A frase destacada representa que Cebolinha estava:
(A) sem graça porque queria brincar com Cascão
(B) alegre por ver Cascão
(C) nervoso porque apanhou da Mônica
(D) entusiasmado em brincar com Cascão
FONTE: SARESP 2003 - LEITURA E ESCRITA - 4ª SÉRIE

FOLCLORE: FICHAS DE LEITURA

FOLCLORE: FICHAS DE LEITURA











http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/2008/08/folclore-fichas-de-leitura.html