domingo, 16 de novembro de 2014

Subdesenvolvimento




Favelas no primeiro plano e edifícios luxuosos em segundo plano, paisagem típica de um país subdesenvolvido 

O Subdesenvolvimento é um termo utilizado para fazer referência aos países cujo desenvolvimento econômico e social são limitados, apresentando um alto grau de desigualdades sociais e um elevado nível de pobreza e de miséria. Atualmente, a maior parte dos países é considerada subdesenvolvida.
Antigamente, utilizava-se a expressão “terceiro mundo” para se referir ao grupo de países hoje tido como subdesenvolvido, uma vez que o “primeiro mundo” seria os países desenvolvidos capitalistas e o “segundo mundo” seria os países desenvolvidos socialistas. No entanto, essa divisão não é mais utilizada e é considerada obsoleta.
Quais as origens do subdesenvolvimento?
Não há um total consenso na bibliografia especializada sobre as reais origens do subdesenvolvimento. No entanto, a corrente mais forte é aquela que preconiza que esse problema seja oriundo da exploração estrangeira colonial, em que países “descobridores” (as metrópoles) ocuparam e colonizaram outros povos (as colônias), submetendo-os à sua cultura e explorando intensamente os seus recursos naturais.
Entre as metrópoles, destacaram-se os países europeus, que colonizaram territórios nas Américas, na África e na Oceania, tendo eventualmente invadido e dominado alguns territórios localizados no continente asiático (a exemplo da dominação da Inglaterra sobre a Índia).
Além do colonialismo, registra-se também a ação do imperialismo, em que algumas nações – com destaque para a Inglaterra e os Estados Unidos – dominaram política, militar e economicamente outros países, impondo sobre esses os seus ritmos de produção e suas concepções de desenvolvimento.
Dessa forma, estabeleceu-se uma Divisão Internacional do Trabalho em que as colônias e países economicamente dependentes centravam seus esforços em produzir matérias-primas voltadas para o capital estrangeiro. Por outro lado, os países considerados centrais ou desenvolvidos transformavam essas matérias-primas em produtos industrializados, fornecendo suas mercadorias tanto para abastecer seu mercado interno quanto seu mercado externo.
Com isso, a economia interna e o mercado consumidor dos países subdesenvolvidos eram pouco dinâmicos, o que elevou o grau de dependência e acentuou os níveis de endividamento desses países para construir suas infraestruturas internas.
Quais são os critérios para definir um país como subdesenvolvido?
Para dizermos se um determinado país é subdesenvolvido ou não, são considerados alguns critérios específicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano, a dependência econômica e tecnológica, os elevados índices de pobreza e miséria, registros de amplas desigualdades sociais, dívida externa e balança comercial desfavorável.
Esses países também são, em sua maioria, dependentes de produtos primários, de forma que seu grau de industrialização é baixo. Naqueles países, como o Brasil, em que se registra uma elevada presença de indústrias, é possível notar que a maioria delas é, na verdade, multinacionais estrangeiras, ou seja, as empresas privadas dos países centrais deslocam boa parte de seu processo produtivo para esses países, graças aos baixos salários dos trabalhadores, ao fácil acesso a matérias-primas e à busca por novos mercados consumidores.
O resultado dessa dinâmica é o agravamento das diferenças internacionais, pois as riquezas de um território são exploradas e os lucros gerados, em sua maior parte, são destinados às sedes das grandes corporações que geralmente se encontram em países desenvolvidos.
Qual a diferença entre países subdesenvolvidos e emergentes?
Muitas pessoas costumam entender que países emergentes não são mais considerados subdesenvolvidos, pois suas economias passaram por sucessivas evoluções de modo que esses se diferenciaram das demais nações periféricas. Porém, isso é uma falsa realidade.
Países como China e Brasil, que estão entre as maiores economias do mundo, ainda são considerados subdesenvolvidos. Isso porque a expressão “emergente” é utilizada para designar o grupo de países periféricos que, eventualmente, podem abandonar o seu grau de subdesenvolvimento e apresentar as mesmas características sociais dos países centrais em um futuro relativamente próximo (embora ele pareça cada vez mais distante!).
Portanto, os emergentes seriam uma espécie de “grupo” dentro dos países subdesenvolvidos, por apresentarem economias mais dinâmicas em relação aos demais. A grande questão é que esses países acreditavam que o mais importante era o crescimento econômico, de forma que o crescimento social viria como consequência, o que vem se demonstrando como uma concepção falsa.
Entre os países emergentes, podemos citar os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e o MIST (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia).

http://www.brasilescola.com/geografia/subdesenvolvimento.htm

Questões América do Norte e América Central


1- Sobre a América do Norte, responda:
a) Por quais países é formada?
________________________________________________________

b) Qual é o maior país?
________________________________________________________

c) Qual país é considerado subdesenvolvido?
________________________________________________________


2- Os Estados Unidos é quarto maior país do mundo, em extensão territorial, com mais de 9 milhões de km². A sua formação territorial ocorreu com a independência das 13 colônias, que tinham área de pouco mais de 1 milhão de km² de extensão. Assinale a alternativa correta sobre o processo de expansão territorial estadunidense.
a) As terras adquiridas após a independência foram todas incorporadas de forma pacífica.
b) Mesmo com a expansão territorial, a população nativa foi preservada o que acarretou na atual diversidade populacional do país.
c) Todas as áreas obtidas neste processo foram compradas da Rússia, como o Alasca, da Inglaterra como o Mississipi e o Texas da França.
d) Os territórios foram incorporados através de compras, tratados, outros foram cedidos e outros foram tomados de forma conflituosa. O México teve grande parte de suas terras incorporada aos Estados Unidos.


3- Assinale a alternativa que contém apenas rios pertencentes ao território dos Estados Unidos.
a) Amazonas, Arkansas e Tennessee.
b) Mississipi, Missouri e São Francisco.
c) Madeira, Colorado e São Lourenço.
d) Colorado, Arkansas e Missouri


4- É o terceiro maior rio do mundo, sendo o maior dos Estados Unidos. Este rio tem grande importância para o país. Este rio é:
a) Arkansas
b) Mackenzie
c) Mississipi
d) Grande


5- É uma grande cadeia montanhosa localizada na porção oeste dos Estados Unidos:
a) Cordilheira dos Andes
b) Montes Apalaches
c) Serra Madre
d) Montanhas Rochosas


6- “Nos Estados Unidos o ________________ é a região mais densamente povoada, nesta região encontra-se a maior megalópole do mundo. Na porção oeste encontra-se o maior centro de desenvolvimento de tecnologias do mundo, o parque industrial conhecido como __________________________, onde estão as indústrias de alta tecnologia e de telecomunicações”.
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas da frase acima.
a) Sudeste, fruit belt
b) Sudeste, vale do silício
c) nordeste, vale do aço
d) nordeste, vale do silício.


7- Sobre o Canadá, responda:
a) Explique por que apesar de ter grande extensão territorial, apresenta pequena população.
________________________________________________________
________________________________________________________

b) Por que a maior parte da população canadense concentra-se no sul do país, ao longo da fronteira com os Estados Unidos?
_______________________________________________________

c) Quais são as línguas oficiais deste país?
_______________________________________________________

d) Qual a razão para grande quantidade de terras não utilizadas para agricultura no norte do país?
_______________________________________________________


8- O México é um dos países que mais atrai turistas no mundo, cerca de 20 milhões de pessoas ao ano. Quais são os principais destinos dos turistas no México?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ 

9- No México, a região fronteiriça com os Estados Unidos abriga uma grande quantidade de empresas conhecidas como “maquilladoras”. Explique o que são estas empresas e sua importância para a população e para a economia mexicana.
______________________________________________________
______________________________________________________

10- América Central é uma subdivisão do continente americano, sendo composta por 20 países. Marque a alternativa que é composta apenas por países da América Central.
a) Chile, Guatemala, Trinidad e Tobago
b) Granada, Panamá, Bolívia
c) México, Cuba, Costa Rica
d) Nicarágua, Bahamas, Haiti
e) Jamaica, República Dominicana, Suriname


11- Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( ) Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.
( ) A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.
( ) O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.
( ) O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.
( ) A América Central é a porção do continente americano que possui a maior quantidade de países.
( ) Os países americanos com as maiores economias encontram-se na América Central.


12- “Foi inaugurado em 1914, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, sendo controlado por durante muito tempo pelos Estados Unidos. Esta construção constitui um importante atalho marítimo, facilitando e dinamizando a navegação comercial e também turística”.
O texto refere-se ao:
a) Canal de Suez.
b) Eurotúnel.
c) Canal do Panamá.
d) Canal da Mancha.

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atividades da Região Sudeste e Sul.


O mapa abaixo será utilizado para responder as questões 1 e 2:

1- A região sudeste está identificada com o número:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5


2- A região sul está identificada com o número:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4e) 5




3- Preencha a tabela abaixo com os estados da região SUDESTE e suas respectivas capitais:

ESTADO 
CAPITAL 
SIGLA

4- Preencha a tabela abaixo com os estados da região SUL e suas respectivas capitais e siglas:

ESTADO 
CAPITAL 
SIGLA

5- O Sudeste é a região mais populosa do Brasil (80.915.332 habitantes). Essa concentração populacional necessita de maiores investimentos em alguns setores públicos, no entanto, esses investimentos não ocorrem de forma eficaz, o que gera uma série de problemas nos centros urbanos do Sudeste. Cite alguns dos principais problemas nas cidades da região Sudeste
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


6- Dentre os estados que formam a região sudeste, apenas um não é banhado pelo oceano. Qual é esse estado?
_________________________________________________________________


7- Qual é o estado mais populoso da região sudeste?_________________________________________________________________


8- Qual é o clima predominante da Região Sul?
a) Temperado 
b) Equatorial 
c) Subtropical 
d) Semiárido


9- Quais foram os principais povos imigrantes que vieram para a região sul
a) Italianos e Suecos
b) Espanhóis e Portugueses
c) Italianos e Alemães
d) Portugueses e Alemães




10- Sobre a região Sul, complete as lacunas das afirmações a seguir usando as palavras abaixo. 



a) A região Sul tem a maior parte de seu território localizada ao sul do Trópico de ___________________. Isso significa que essas terras localizam-se na Zona ___________________________.
b) Na região Sul predomina o clima __________________, com as quatro estações do ano bem definidas.
c) No Sul, as grandes elevações de terreno eram cobertas por florestas, sendo a ____________________ a formação vegetal florestal predominante na região.




11- Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A região Sul é bastante urbanizada, a maioria de sua população concentra-se nas cidades.
( ) A maior parte da população da região Sudeste é urbana.
( ) O maior estado do sudeste é o estado de Minas Gerais.
( ) O clima subtropical favorece a produção agrícola no sul.
( ) O maior estado da região Sul é o Rio Grande do Sul.
( ) Uma importante bacia hidrográfica da região Sul e do Sudeste é a Bacia do rio Paraná.
( ) O sudeste é a região com a maior economia do país.
( ) O relevo da região sul e da região sudeste é predominantemente planáltico.

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Já ouviu falar no sol da meia-noite?


O Sol da meia-noite ocorre entre o Círculo Polar Ártico e o Polo Norte, assim como entre o Círculo Polar Antártico e o Polo Sul, quando é verão em cada um destes hemisférios (norte e sul). Nos polos, teremos seis meses com o Sol presente (verão) e seis meses sem Sol (inverno). Isso ocorre porque o eixo da Terra está inclinada em 23º em relação ao plano de sua órbita fazendo com que o Sol ilumine a Terra de forma diferente durante o ano. Essa inclinação também é responsável pelas estações do ano, sempre contrárias em cada um dos hemisférios (quando é verão no hemisfério sul é inverno no norte, por exemplo). Países como Noruega e Suécia "desfrutam" do fenômeno do Sol da meia-noite com dia claro e o Sol presente durante as 24h e sem estrelas visíveis.
Sol da Meia-Noite

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13 artigos de Bertha Becker para download - Bertha Koiffmann Becker foi uma Geógrafa brasileira.



Bertha Koiffmann Becker foi uma Geógrafa brasileira.
Artigos completos da geógrafa Bertha Koiffmann Becker, publicados em periódicos disponíveis para download na internet. Aqui estão os links dos textos completos em PDF. É só baixar. Bons estudos!


1. BECKER, BERTHA K. . Ciência, Tecnologia e Inovação Condição do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Série Tecnologia e Sociedade (MCT), v. 15, p. 15-34, 2010. 


2. BECKER, BERTHA K. . Novas territorialidades na Amazônia: desafio às políticas públicas. Boletim Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas, v. 5, p. 17-23, 2010.
3. BECKER, BERTHA K. ; VIEIRA, Ima . A revisão do Código Florestal e o desenvolvimento do país. Ciência Hoje, v. 46, p. 64-67, 2010.


5. BECKER, B. K. . Desafios e Perspectivas da Integração Regional da Amazônia Sul-Americana.. Parcerias Estratégicas (Brasília), v. 15, p. 24-44, 2010.

6. BECKER, BERTHA K. . O Governo do Território em Questão: Uma Perspectiva a Partir do Brasil. Parcerias Estratégicas (Brasília), v. 14, p. 33-50, 2009.

7. BECKER, B. K. . Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n.53, p. 71-86, 2005. Citações:18|38

8. BECKER, B. K. . A Amazônia e a Política Ambiental Brasileira. Geografia (Rio Claro), Niterói, v. 6, n.11, p. 7-20, 2004.

9. BECKER, B. K. . Revisão das Políticas de Ocupação Amazônica: É Possível identificar Modelos para projetar Cenários?. Parcerias Estratégicas (Brasília), Brasília, v. 12, p. 135-159, 2001.


10. BECKER, B. K. . Os Eixos de Integração e Desenvolvimento e a Amazônia. Território, Rio de Janeiro, v. 6, p. 29-42, 1999.

11. BECKER, B. K. . Brasil - Tordesilhas, Ano 2000. Território, Rio de Janeiro, v. 7, p. 7-23, 1999.

12. BECKER, B. K. . Tendências de Transformação do Território No Brasil. Vetores e Circuitos. Território, Rio de Janeiro, v. 2, p. 5-17, 1997.

13. BECKER, B. K. . A Amazonia na Estrutura Espacial do Brasil.. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA, Rio de Janeiro, v. 36, n.2, p. 3-33, 1974.

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/10/artigos-de-bertha-becker-para-download.html

12 artigos de Milton Santos para download


Neste post do Blog de Geografia foi selecionado e organizado alguns artigos completos do geógrafo Milton Almeida dos Santos, publicados em periódicos e disponíveis para download gratuito na internet. Aqui estão os links dos textos completos em PDF. É só baixar. Bons estudos!

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro.

12 artigos completos publicados em periódicos - Milton Santos

1. SANTOS, M. A. . Conferência de Abertura: A Geografia além do professor. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


2. SANTOS, M. A. . A responsabilidade social dos geógrafos. Jornal de Geografia, Uberaba, MG, 1985.


3. SANTOS, M. A. “O Papel Ativo da Geografia, um Manifesto”. In: Território, ano V, nº 9, julho/dezembro 2000, pp. 103-109.


4. SANTOS, M. A. . Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência . Boletim Paulista de Geografia, n.21, p. 7-14, 1996.


5. SANTOS, M. A. . Para que a geografia mude sem ficar a mesma coisa. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n.59, p. 5-22, 1984.




7. SANTOS, M. A. . "Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial". Território, Rio de Janeiro, v. Ano VI, n.6, p. 5-20, 1999.


8. SANTOS, M. A. . Meio técnico-científico e urbanização: tendências e perspectivas. Revista Resgate (Centro de Memória da UNICAMP), Campinas, n.3, 1991.


9. SANTOS, M. A. . "A técnica em nossos dias - a instrução e a educação". Cadernos da ABMES, Brasília, v. nº 1, 1998.


10. SANTOS, M. A. . São Paulo, metrópole internacional do Terceiro Mundo . Revista do Departamento de Geografia (USP), n.7, p. 7-24, 1994.


11. SANTOS, M. A. . 1992: a redescoberta da Natureza . Estudos Avançados, v. 6, n.14, p. 95-106, 1992.


12. SANTOS, M. A. . O tempo nas cidades. Coleção Documentos Série Estudos Sobre o Tempo, IEA - USP - São Paulo, n.2, 1991.

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Artigos, monografias e dissertações sobre música e ensino de Geografia para download


"Com suas letras, suas construções sonoras, seus instrumentos, a música nos fala, muito além da simples distração e diversão, a música pode ensinar, pode levar alunos a vivenciar sentimentos e experiências, pode enfim apresentar aos alunos e professores uma nova Geografia, capaz de produzir além de conhecimentos puros, uma educação plena, completa". (GODOY, Moema Lavínia Puga de. A Música, o Ensino e a Geografia, 2009, página 5).
Neste post do Blog de Geografia foram selecionados artigos acadêmicos, monografias e dissertações que tratam da música como instrumento didático para o ensino de Geografia. 


Artigos
OLIVEIRA, Hélio Carlos Miranda de & SILVA, Marcelo Gonçalves & NETO, Aristóteles Teobaldo & VLACH, Vânia Rubia. A Música como um Recurso Alternativo nas Práticas Educativas em Geografia: Algumas Reflexões. Revista On Line – Caminhos de Geografia.2005


CASTRO, Daniel de. Geografia e música: a dupla face de uma relação. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro, 2009




GOMES, Demetrius. Música, geografia e ensino: o diálogo local/global nos movimentos Mangue Beat e Hip Hop. Para Onde!?, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 217-225, Set. 2013. ISSN 1982-0003.


MUNIZ, A.; A música nas aulas de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia,v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.


FUINI, Lucas Labigalini et al. A música como instrumento para o ensino de geografia e seus conceitos fundamentais: pensando em propostas para o trabalho em sala de aula. Para Onde!?, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 206-216, Set. 2013. ISSN 1982-0003.


SOUZA, Edevaldo Aparecido e PEREIRA, Elvira M. Músicas caipiras no contexto e no ensino da Geografia Agrária. Revista eletrônica da Revista eletrônica Associação dos Geógrafos Brasileiros-Seção Três Lagoas-MS, 2008.


PANITZ, Lucas M. Por uma Geografia da música: um panorama mundial e vinte anos de pesquisas no Brasil. Para Onde, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 1-10, 2012.


OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; HOLGADO, Flávio Lopes. Conhecendo novos sons, novos espaços: a música como elemento didático para as aulas de geografia. Para Onde!?, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 197-205, Set. 2013. ISSN 1982-0003.


Dissertações de Mestrado


FERNANDES, A. M. O lugar e o som - Estudo geográfico da música guarani: Reflexões a partir do ensino. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Geografia, UFGD, Dourados/MS, 2012, 165 f.


MonografiasGODOY, Moema Lavínia Puga de. A Música, o Ensino e a Geografia. Uberlândia, 2009. 44fls.


http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/10/artigos-monografias-e-dissertacoes.html

ATUALIDADES - IDH



O IDH é usado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento de um país. Ele combina a renda per capita do país e indicadores em saúde e educação. Faça o simulado e saiba tudo sobre o IDH




1 - Além da renda per capita do país, quais são os outros critérios levados em conta na avaliação do IDH?
a) Mortalidade infantil, número de hospitais e número de analfabetos.
b) Criminalidade, número de crianças matriculadas em escolas e acesso à energia elétrica.
c) Número de casas com esgoto, número de analfabetos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.
d) Expectativa de vida, média de escolaridade dos adultos e número de anos que se espera que as crianças permaneçam na escola.


2 - Qual país obteve a melhor classificação no IDH em 2013?
a) Islândia.
b) Suécia.
c) Alemanha.
d) Suíça.


3 - Qual é a classificação do Brasil no IDH?
a) Muito alto desenvolvimento humano.
b) Alto desenvolvimento humano.
c) Médio desenvolvimento humano.
d) Baixo desenvolvimento humano.


4 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida do brasileiro aumentou cerca de 18 anos nas últimas quatro décadas. Aponte a alternativa que não traz uma das causas para esse aumento.
a) Campanhas de vacinação.
b) Maior acesso a serviços de saúde.
c) Melhora na educação.
d) Penas mais duras para crimes graves.


5 - As causas de morte são um indicador da qualidade de vida de um país. No Brasil, o aumento no número de mortes provocadas por doenças do aparelho circulatório, por exemplo, indica, além do envelhecimento da população, o aumento no número de pessoas que adotam um estilo de vida inadequado (sedentarismo, má alimentação, consumo de álcool e cigarros). Indique a alternativa que aponta, respectivamente, os motivos da redução de doenças infecciosas e do aumento no número de mortes causadas por câncer no Brasil.
a) Melhora do saneamento básico e envelhecimento da população.
b) Realização de mais campanhas de vacinação e falta de diagnóstico adequado para tumores.
c) Melhora na alimentação e aumento do número de fumantes.
d) Descoberta de tratamentos mais eficazes e maior exposição à poluição.


6 - Em 2010, o Japão obteve o mais alto índice de saúde calculado pelo Pnud. O que é levado em conta nesse cálculo?
a) A taxa de mortalidade infantil.
b) A expectativa de vida da população.
c) O número de pessoas com acesso a saneamento básico.
d) A relação entre o número de hospitais disponíveis e o tamanho da população do país.


7 - A média de anos de estudo aumentou mais de 20% no Brasil, passando de 5,5 anos em 2000 para 7,2 anos em 2009. Mas o país ainda enfrenta desafios no campo da educação. Indique a alternativa que traz os principais problemas que prejudicam a qualidade do ensino no país.
a) Falta de material pedagógico adequado e professores mal qualificados.
b) Violência nas escolas e alto preço do material escolar.
c) Despreparo dos professores e horários inadequados para aulas.
d) Falta de merenda escolar e desrespeito aos professores.


8 - Nos últimos anos, o número de alunos matriculados no Ensino Fundamental no Brasil tem caído. Em 2002, o país possuía 35,3 milhões de alunos matriculados nesse nível de ensino e em 2009 o número passou para 31,7 milhões. Qual é a causa para essa queda?
a) Aumento da miséria em regiões rurais, obrigando crianças a trabalhar em plantações para ajudar a família.
b) Aumento do número de famílias de alto poder aquisitivo que optam por ensinar seus filhos em casa com professores particulares.
c) Baixos salários dos professores, provocando a migração desses profissionais para outras carreiras e causando déficit no número de docentes necessários para manter as escolas.
d) Queda na taxa de natalidade, causando a diminuição do número de crianças em idade escolar.


9 - O índice de Gini mede um dos aspectos que causam mais impacto na qualidade de vida dos cidadãos de um país. O que é medido nesse índice?
a) A taxa de analfabetismo de um país.
b) O número de mulheres que morrem ao dar à luz.
c) A desigualdade na distribuição de renda.
d) O número de mortes violentas entre pessoas com mais de 25 anos.


10 - Em 2010 foram criados três novos índices que complementam o IDH. Um deles é o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede as desvantagens das mulheres em relação aos homens na sociedade. Indique a alternativa que não traz um dos aspectos levados em conta na medição do IDG.
a) Proporção de adolescentes que tiveram filhos.
b) Proporção de homens e mulheres acima dos 25 anos que estudaram até o segundo grau completo.
c) Número de ocorrências de violência doméstica contra a mulher.
d) Participação de homens e mulheres no mercado de trabalho.

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Hora Legal Brasileira: Mapa com Horário de Verão


Horário de Verão 2014/2015 
Período de vigência: 00h de 19/10/2014 até 00h de 22/02/2015, conforme Decreto: n° 6.558 de 08/09/2008.
Hora Legal Brasileira: Mapa com Horário de Verão
A Divisão Serviço da Hora (DSHO) do Observatório Nacional (ON) , conforme Legislação Brasileira, é a única instituição legalmente designada para Gerar, Conservar e Disseminar à Hora Legal Brasileira (HLB), bem como realizar Pesquisa e Desenvolvimento no campo da metrologia de Tempo e Frequência. Confira a hora certa no site oficial http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/10/hora-legal-brasileira-mapa-com-horario.html

Artigos científicos, dissertações e teses sobre o ensino de Geografia para download



O objetivo deste post do Blog de Geografia é reunir e dar visibilidade aos artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre ensino de geografia no Brasil. Para isso foi feita a reunião desse material sobre ensino de Geografia, publicados em diversas revistas e sites de instituições de ensino disponíveis na internet para download gratuito. Para baixar o arquivo que você quiser é só seguir o link que acompanha cada trabalho.

Artigos Acadêmicos
COUTO, M. A. C. Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia? Das práticas e dos saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico na escola. Terra Livre, São Paulo, ano 26, v. 1, n. 34, p. 109-124, jan./jun. 2010.


REGO DA ROCHA, G. Por uma geografia moderna na sala de aula: Rui Barbosa e Delgado de Carvalho e a renovação do ensino de geografia no Brasil (For a modern geography in classroom). Revista Mercator, América do Norte, v. 8, n. 15, 2009.


BRAGA, M. C. B. O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise dos descompassos entre a formação docente e as orientações das políticas públicas. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1, n. 28, p. 129-148, jan./jun. 2007.


SANTOS, R. E. Ensino de geografia e currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre, São Paulo, ano 26, v. 1, n. 34, p. 141-160, jan./jun. 2010.


TEODORO, T. B. O ensino da geografia e os jovens em situação de risco social: “por uma geografia cidadã”. Terra Livre, São Paulo, ano 25, v. 2, n. 33, p. 125-138, jul./dez. 2009.


CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino?(p.133-152). In:Terra Livre, n.16 (Paradigmas da Geografia, Parte I). São Paulo: AGB, 1ºsemestre 2001. 


SILVA, E. I.; CAVALVANTI, L. A mediação do ensino-aprendizagem de Geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 141-156, jul./dez. 2008.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.


Allain Wilham Silva de Oliveira. Desafios e possibilidades da geografia no ensino médio


OLIVEIRA, Marlene Macário de. A Geografia Escolar: Reflexões sobre o processo didático-pedagógico do ensino. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis – SC, nº. 02, p. 10-24, jun/2006.


THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia Ensino e Pesquisa. V. 15, n. 1, jan./abr. 2011.

SPEGIORIN, M. T. S. Por uma outra geografia escolar: o prescrito e o realizado na atividade de ensino-aprendizagem de Geografia. São Paulo: PUCSP, 2007. 225 p.( Dissertação de Mestrado).

PESSOA, Rodrigo Bezerra. Um olhar sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil e a visão dos alunos de ensino médio sobre a Geografia atual. Dissertação. Mestrado em Geografia. CCEN – UFPB, 2007, 132p


Dissertações de MestradoMYANAKI, Jacqueline. A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
MORONE, Rosemeire. O uso de croquis cartográficos no ensino médio. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
SANTOS, Silvani Rosa dos. O ensino de geografia na pedagogia Waldorf. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
FURIM, Adenezile de Fátima Reis. O ensino de Geografia Física no Ensino Médio: qual seu lugar?. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, Gilcileide Rodrigues da. O ensino de geografia na educação básica: os desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. 2010. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
LABRA, Verónica Andrea Salgado. Na busca de uma prática pedagógica crítica para o ensino de geografia. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.


Teses de DoutoradoMORAIS, Eliana Marta Barbosa de. O ensino das temáticas físico-naturais na geografia escolar. 2011. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
TOMITA, Luzia Mitiko Saito. Ensino de geografia: aprendizagem significativa por meio de mapas conceituais. 2009. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.


LivroVESENTINI, J. W. . Repensando o Ensino da Geografia para o Século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009. 161 p.

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/10/artigos-cientificos-dissertacoes-e-teses-sobre-o-ensino-de-geografia-para-download.html

Sugestão de Atividades Pedagógicas - Dia da Consciência Negra



Dia da Consciência Negra - Mundo Jovem: Artigos, dinâmicas, entrevista, materiais complementares, mensagens, músicas, projetos pedagógicos, poemas e poesias.
Dicas para imprimir e levar para a sala de aula: 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo
Sugestão de Atividades Pedagógicas - Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros (NEAB/CEFET-MG)
Especial Consciência Negra o ano todo - Nova Escola: Recursos multimídia, reportagens, planos de aula e artigos para refletir. 

O Xadrez das Cores: sugestão de filme para assistir no Dia da Consciência Negra


Plano de Aula Consciência Negra - A Cor da Cultura: Atividade indicada para alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio.







Dia da Consciência Negra
"Criado para servir como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância das tradições e do povo africano na formação da cultura nacional, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. 


Foi nessa data, em 1695, que morreu o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Mesmo com a abolição da escravatura, em 1888, os negros sempre resistiram e lutaram contra as dificuldades advindas da escravidão. Além disso, colaboraram muito nas esferas políticas, sociais, gastronômicas e religiosas durante a nossa história. Com a data, a sociedade pode refletir sobre o tema e exaltar essa história de união e conquistas". 


Na História..
Fundada em 1600, Palmares era conhecida como a Terra da Promissão. Durante o século, portugueses e holandeses falharam na tentativa de aniquilar o Quilombo. Em 1655 nasceu Zumbi, que imperou durante 15 anos, até que em 1695 foi preso e degolado". *Com informações da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2013/11/sugestao-de-atividades-pedagogicas-dia.html

Atividade América Central - Regionalização


1- Localize e identifique os países da América Central.
2- Localize e identifique os mares e oceanos que banham a América Central.


Fonte: http://geoemsaladeaula.blogspot.com.br/2012/05/mapa-mudo-america-central.html

Coleção Tramas Urbanas: 21 livros grátis para download em PDF. A Coleção Tramas Urbanas apresenta a reflexão e/ou o testemunho de jovens pensadores, artistas e lideranças procedentes dos ou identificados com os novos movimentos culturais dessas regiões periféricas das grandes metrópoles do país.



Coleção Tramas Urbanas: 21 livros publicados pela Aeroplano Editora disponíveis para download


A Coleção Tramas Urbanas apresenta a reflexão e/ou o testemunho de jovens pensadores, artistas e lideranças procedentes dos ou identificados com os novos movimentos culturais dessas regiões periféricas das grandes metrópoles do país. Muitos deles são intelectuais "orgânicos", que produzem um conhecimento autônomo e relevante em torno das questões culturais, sociais e políticas emergentes.


Hip-Hop: dentro do movimento, de Alessandro Buzo


Enraizados: os híbridos glocais, de Dudu de Morro Agudo


No olho do furacão, de Anderson Quack


Bagunçaço, de Joselito Crispim


Traficando Conhecimento, de Jéssica Balbino


Meu Destino Era o Nós do Morro, de Luciana Bezerra


RAP GLOBAL, de Boaventura de Sousa Santos – heterônimo: Queni N.S.L. Oeste


Devotos 20 anos, de Hugo Montarroyos


Coletivo Canal Motoboy / Org. Eliezer Muniz dos Santos


Guia Afetivo da Periferia, de Marcus Vinícius Faustini


Vozes Marginais na literatura, de Érica Peçanha do Nascimento


TECNOBREGA, de Ronaldo Lemos e Oona Castro


Favela Toma Conta, de Alessandro Buzo


CooPerifa – Antropofagia Periférica, de Sérgio Vaz


História e memória de Vigário Geral, de Maria Paula Araújo e Ecio Salles


Daspu – a moda sem vergonha, de Flavio Lenz


Cidade Ocupada, de Ericson Pires


Notícias da Favela, de Cristiane Ramalho


Poesia Revoltada, de Ecio Salles


Trajetória de um Guerreiro, de DJ Raffa


Acorda Hip Hop!, de DJ TR


Esse post do blog Suburbano Digital foi feito a partir de informações disponíveis online no site da Petrobrás, da Heloisa Buarque de Hollanda e da Aeroplano Editora.

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/11/colecao-tramas-urbanas-livros-gratis-para-download-em-pdf.html

O que é a favela, afinal?


" A favela é um território constituinte da cidade caracterizada, em parte ou em sua totalidade, pelas seguintes referências: 
- insuficiência histórica de investimentos do Estado e do mercado formal, principalmente o imobiliário, financeiro e de serviços;
- forte estigmatização sócio-espacial, especialmente inferida por moradores de outras áreas da cidade;
- níveis elevados de subemprego e informalidade nas relações de trabalho;
- edificações predominantemente caracterizadas pela autoconstrução, que não se orientam pelos parâmetros definidos pelo Estado;
- apropriação social do território com uso predominante para fins de moradia;
- indicadores educacionais, econômicos e ambientais abaixo da média do conjunto da cidade;
- ocupação de sítios urbanos marcados por um alto grau de vulnerabilidade ambiental;
- grau de soberania por parte do Estado inferior à média do conjunto da cidade;
- alta densidade de habitações no território;
- taxa de densidade demográfica acima da média do conjunto da cidade;
- relações de vizinhança marcadas por intensa sociabilidade, com forte valorização dos espaços comuns como lugar de encontro;
- alta concentração de negros (pardos e pretos) e descendentes de indígenas, de acordo com a região brasileira;
- grau de vitimização das pessoas, sobretudo a letal, acima da média da cidade.

Para acessar a publicação completa "O que é favela, afinal? no site Observatório das Favelas siga o link aqui!

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2012/09/o-que-e-favela-afinal.html

Questões sobre agropecuária no Brasil


1- Em quais regiões brasileiras a atividade agropecuária é mais intensa?
R= 


2- O Brasil é o maior produtor mundial de carvão vegetal. Qual é a destinação da maior parte da produção?
R=


3- Qual estado brasileiro é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar?
R=


4- O estado do Paraná é um dos maiores produtores agrícolas do país. Quais as culturas nas quais o Paraná apresenta a maior produção entre os estados brasileiros.
R= 


5- O Brasil está entre os maiores produtores agrícolas do mundo e vem apresentando, nos últimos anos, um grande crescimento na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. Este aumento corresponde ao aumento do mercado global. Assinale a alternativa que contém os dois cultivos que, juntos, correspondem a 80% da produção brasileira de grãos:
a) ervilha e feijão
b) soja e milho
c) milho e trigo
d) soja e feijão


6- De acordo com o gráfico “Brasil: áreas plantadas por diversas culturas (ha)”, na página 134, as culturas que ocupam as maiores áreas são:
a) cana-de-açúcar e soja
b) soja e milho
c) milho e trigo
d) soja e feijão


7- “Estimado em 207 milhões de animais, o rebanho ______________ nacional está entre os maiores do mundo”.
Assinale a alternativa que contém o termo que preenche corretamente o espaço acima.
a) Equino
b) caprino
c) suíno
d) bovino


8- Entre as razões que favoreceram o aumento das áreas de cultivo de cana-de-açúcar no Brasil, podemos citar:
a) aumento do consumo interno de açúcar.
b) barateamento do custo de produção.
c) produção de biocombústivel (etanol).d) aumento da exportação de açúcar.

http://valdineiandrade.blogspot.com.br/2014/09/questoes-sobre-agropecuaria-no-brasil.html

Livro em PDF para baixar: Redes Sociais na Internet, de Raquel Recuero


Baixe grátis o livro Redes Sociais na Internet, de Raquel Recuero

O livro "Redes Sociais na Internet", da pesquisadora Raquel Recuero já está disponível na web em versão PDF.

O livro de Raquel Recuero trata de um fenômeno que toca milhares de usuários ao redor do mundo: surgimento das redes sociais na Internet. A partir de uma proposta teórico-aplicada, o livro foca as questões teóricas voltadas ao atores, ao capital social e às estruturas das redes sociais, bem como sua aplicação para os estudos na Internet, a popularidade, autoridade e reputação em sites como Fotolog, o Flickr, o Orkut etc. Discute, assim, toda uma cultura da sociabilidade mediada emergentes em diversos grupos e comunidades. 

O livro de Recuero nos ajuda a ver como as redes sociais na Internet são instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento, e como devemos aprender a usá-los para ampliarmos a nossa ação sobre o mundo. 

*Com informações do site de Raquel Recuero
http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/11/livro-em-pdf-para-baixar-redes-sociais.html

Geografia - América do Sul: Guianas. ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO DO TEMA.


A palavra guiana deriva do vocábulo indígena guyana, que significa “terra de muitas águas”. Essa era a maneira como os indígenas chamavam a área onde se localizam atualmente a Guina, o Suriname (ex-Guiana Holandesa) e a Guina Francesa.
Os três territórios localizam-se no norte da América do Sul, diferenciam-se muito dos demais países sul-americanos, principalmente pelo fato de suas histórias coloniais estarem associadas a ingleses, franceses e holandeses e também pelo tardio processo de independência.
01 - A GUIANA.
A República Cooperativa da Guiana tornou-se independente em 1966, cerca de 80% de seu território de 214.073 Km² é coberto por floresta, suas terras é formado por planaltos com ocorrências de serras e planícies.
A população é formada por negros, indígenas, europeus, chineses, por indianos trazidos do sul da Ásia pelos colonizadores ingleses e por aqueles que originaram da miscigenação desses grupos étnicos.
A atividade industrial é pouco desenvolvida, e o padrão de vida da população é baixo, as terras cultivadas encontram-se na região costeira, onde vivem a maior parte da população do país e onde são cultivados principalmente cana-de-açúcar – o principal produto agrícola – arroz, banana e café.
02 - O SURINAME.
A República do Suriname conquistou sua independência em 1975, antes era chamado de Guiana Holandesa, seu território de 163.820 Km² é formado por uma vasta planície ao norte, colinas no centro coberto por florestas e savanas, o clima predominante é o equatorial.
A população é formada da miscigenação entre indígenas e descendentes de indianos, paquistaneses, javaneses, indonésios, chineses e japoneses, ou seja é uma população bastante heterogênea refletindo a forma como os governantes das metrópoles europeias deslocavam os povos de uma colônia para outra, a fim de obter mão-de-obra.
Principais riquezas do país: Plantações de arroz e a exploração de bauxita que responde por 90% de suas exportações. A atividade industrial é muito pequena.
O Suriname vem enfrentando diversas crises políticas e econômicas, com regimes autoritários, golpes de Estado, tráfico de drogas e ataques guerrilheiros que têm afugentado os investimentos estrangeiros e forçado a emigração de muitos de seus habitantes.
02 -A GUIANA FRANCESA.
A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França seu território possui 91000 Km² e a população é 187 mil habitantes formada diversas etnias descendentes direto ou miscigenados dos seguintes grupos: africanos, europeus, chineses, vietnamitas e uma minoria árabes e indígenas, a maioria dessa população vive nas cidades litorâneas, sobretudo em Caiena, a capital.
Cerca de 90% do território da Guinas Francesa é coberto por floresta. A economia basea-se na exploração de madeira, na pesca, no turismo e na extração de ouro, a produção agrícola é insuficiente para o abastecimento interno, o que obriga a importação da França.
Na Guina Francesa está localizada a Base de Kouru, de onde são lançados foguetes espaciais que conduzem satélites para os mais diversos fins. A localização geográfica e astronômica dessa base favorece a economia de combustível usado para efetuar seus lançamentos.


GUIANA, SURINAME E GUIANA FRANCESA -ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO DO TEMA.

1- Sobre as Guianas, responda: 
a- Qual é o maior país vizinho deles?
b) São banhados por qual dos oceanos?
c) Quais são as suas capitais?


02 – O que explica dizer que a Guiana Francesa é um Departamento ultramarino da frança?


03 – Sobre esses territórios responda:
A – O que os diferenciam dos demais países da América do Sul?


B – Além do passado histórico, no aspecto natural cite as características que esses territórios têm em comum?


C – No aspecto econômico o que esses territórios têm em comum?


4– Qual das Guianas possui uma base espacial?


a) Suriname 


b) Guiana 


c) Guiana Francesa

5- Qual das Guianas possui instabilidade política no qual afugenta investidores externos?


a) Suriname


b) Guiana 


c) Guiana Francesa


6– Coloque os nomes dos países das Guianas: 


7 - Qual país europeu colonizou o Suriname?


a)Inglaterra


b) França 


c)Holanda


8 - Qual país europeu colonizou a Guiana?


a)Inglaterra


b) França 


c)Holanda


9 – O clima das Guianas se caracteriza por ser quente e úmido no qual favorece o crescimento de 


uma vegetação de floresta tropical. Que clima é este?



a) Tropical 


b) Desértico 


c) Equatorial d) Subtropical


10– Complete: Oficialmente chamado de República do ____________ é um país do norte da 


América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo 


Brasil e a oeste pela Guiana.


11– Relacione as Guianas com seus respectivos idiomas oficiais:


( ) Inglês


( ) Holandês


( ) Francês


A – Guiana


B – Suriname


C – Guiana Francesa


12– A floresta predominante nas Guianas é a :



a)Amazônia 


b) Mata Atlântica 


c)Savana

http://valdineiandrade.blogspot.com.br/2014/09/america-do-sul-guianas.html