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quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Atividades escolares VERBO
VERBO: CONJUGAÇÕES E TEMPO
Anoitece. Marcos entra no quarto e ascende a luz.
Ele está contente. recebeu uma boa notícia hoje:
foi escolhido para jogar na seleção de vôlei da escola.
verbo anoitecer
Anoitece.
(indica fenômeno da natureza)
Marcos entra no quarto.
verbo entrar (indica ação)
Ele está contente.
verbo estar (indica estado)
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Ele está contente.
verbo estar (indica estado)
Verbo é a palavra que pode expressar umfenômeno da natureza,
uma ação ou um estado.
O verbo muda de forma. Veja, por exemplo, estas frases com algumas formas do verboentrar:.
Eu entro contente em casa.
Marcos entra contente em casa
Nós entramos contentes em casa.
Eles entram contentes em casa.
Entrar é a forma que chamamos deinfinitivo, que é uma espécie de nome do verbo. Por isso, dizemos que entro, entra, entramos eentram são formas do verbo entrar.
Para achar um verbo no dicionário, procure sempre pela forma
do infinitivo. É assim que ele aparece no dicionário.
Os verbos são divididos em três conjugações conforme a terminação do infinitivo. Observe:
• 1a conjugação — formada pelos verbos terminados em ar.
Exemplos: cantar brincar jogar
• 2a conjugação — formada pelos verbos terminados em er.
Exemplos: comer vender perder
• 3a conjugação — formada pelos verbos terminados em ir.
Exemplos: partir dividir pedir
Conjugar é dizer como um verbo é em todas as suas formas. Observe o verbo cantar conjugado no presente do indicativo:
1a pessoa do singular
2a pessoa do singular
3a pessoa do singular
l- pessoa do plural
2a pessoa do plural
3apessoa do plural
eu canto
tu cantas
ele / ela canta
nós cantamos
vós cantais
eles / elas cantam
Tempo
O tempo é usado para indicar quando ocorreu a ação a qual o verbo se refere.
Presente - Indica o fato no momento em que se fala (ele conjuga).
Pretérito imperfeito - Indica um acontecimento que se prolongou ao longo no tempo com inicio e fim no passado (eu estudava);' 'Uma ação incompleta realizada no passado.
Pretérito perfeito - Indica um acontecimento que se iniciou e terminou no passado durante pouco tempo (eu caí é quase imediato)
Pretérito mais-que-perfeito - Indica um fato passado em relação a outro (ele conjugara)
Futuro do presente - Indica um fato que irá acontecer no futuro (eu conjugarei)
Futuro do pretérito - Indica um futuro que ocorre no passado (ele conjugaria)-uma coisa que poderia ter acontecido.
1-Identifique em que pessoa e tempo estão os verbos em destaque:
a) A menina estudou a matéria para a prova.
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b) Encontraram várias borboletas no bosque.
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c) Eu aprendi que, na vida, o importante é jamais desistir.
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d) Nós andávamos prestando atenção em tudo.
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2- Complete as frases, usando juntos os verbos que estão entre
parênteses:
a) A minha avó .......................................por muitas pessoas na vizinhança.(ser – conhecer)
b) A menina ............................................tudo para a festa da escola. (estar – preparar)
c) Muitos produtos ................................ no supermercado. (ser – encontrar)
3 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos _______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão.
c) Os repórteres dos telejornais ______________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores_____________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
Observação: A forma do verbo na 3ª pessoa do plural no passado é paroxítona e termina em ram e no futuro é oxitona e termina em rão. A escrita dos verbos da 1ª conjugação na 3ª pessoa do plural a terminação é am exceto nos verbos ser e estar e ir que se conjuga respectivamente são. estes e vão.
4-Escreve frases com os verbos abaixo.
Lavar –______________________________________________________
Escrever –____________________________________________________
Partir –______________________________________________________
5- Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
Juquinha foi ser escoteiro. No primeiro dia, chegou em casa todo feliz.
A mãe perguntou:
- Fez sua boa ação hoje, filho?
- Fiz, mãe, mas deu um trabalhão!
- O que foi que você fez?
- Ajudei uma velhinha a atravessar a rua.
- Mas, meu anjo, isso não é trabalhão nenhum.
- Não é, hein? A senhora precisava ver! A velha não queria atravessar de jeito nenhum!
( Ziraldo, As anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988)
a) Pinte no as falas do narrador
b) Identifique no texto qual é o cenário(local dos fatos), os personagens e o fato ocorrido.
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c) Crie uma ilustração para a cena narrada.
6- Agora é sua vez de criar um texto narrativo. Empregando narrador,
personagens, cenário e um fato engraçado. Mãos a obra!
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Viciados em Internet
Essa geração mais jovem descobre que é perfeitamente natural poder escolher as informações que quer consumir. A informação digital está explodindo e espalhada por toda parte! Enquanto a indústria está trabalhando para desenvolver soluções que possam garantir e proteger informações pessoais, essa geração vê benefícios na transparência. Cada nova geração se preocupa menos com a privacidade de suas informações, tendo cada vez mais o entendimento de que eles próprios sabem como se proteger. Os jovens entendem que, se você passar a maior parte de seu tempo em redes sociais, a sua informação estará lá fora. A chave é saber como gerir e lidar com este ambiente aberto.
A gama de dispositivos digitais smartphones, tablets, iPods, os netbooks, laptops, computadores, relógios continua a se expandir. Mas eles se tornarão importantes ferramentas de interface, em vez de simples itens pessoais. Enquanto as gerações mais velhas ainda estão desconfortáveis, essa nova geração tem facilidade de uso, e realmente conta com esses serviços on-line e de acesso à dados para o seu dia a dia o mundo real e virtual se fundem em suas vidas, e as novas tecnologias invadem o ambiente escolar sem pedir licença. É muito comum vermos esses “pequenos internautas” com seus celulares e computadores, seja em casa ou na escola. Mas até que ponto o acesso à internet e a grande exposição de conteúdo faz bem ao desenvolvimento e, principalmente, à segurança da criança?
Em primeiro lugar, toda e qualquer atividade da criança na frente do computador deve ser supervisionada pelos pais. O mundo virtual já não é mais separado do mundo real, pois tudo que vemos no nosso dia-a-dia está na rede.
Proibir o acesso a sites inapropriados para a faixa etária da criança em questão e limitar o tempo de uso da internet, são duas alternativas que podem ser adotadas para evitar danos mais graves. Participar das atividades virtuais, checar de tempos em tempos o histórico de navegação e conversar com as crianças sobre o que elas estão fazendo, não é nem de longe uma “invasão” de privacidade, e sim uma demonstração de zelo e preocupação com os pequenos.
Para saber mais sobre o tema, cessem os links abaixo.
http://www.abrelivros.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:estudo-analisa-interacao-de-criancas-e-jovens-brasileiros-com-midias-digitais&catid=1:noticias&Itemid=2
http://r7.com/NyNT
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/filho-viciado-em-internet-619457.shtml
Hipertexto
"Chegará o dia em que a Net conquistará a todos no mundo e quando
este dia chegar,estaremos mais perto de entender o real sentido da vida. "
Considero que hoje vivemos duas situações de uso da linguagem. A “real” e a virtual. Muitas atividades mediadas pela linguagem, em interações face a face ou mediadas por papel, áudio ou vídeo, podem, hoje, ter sua contrapartida na Internet, ou seja, pela mediação do computador. Nesse sentido muda apenas o suporte.
No entanto, a Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço. As tecnologias da Internet possibilitam a expressão do pensamento e a transmissão de informação.
O hipertexto eletrônico refere-se a uma forma de escrever não-linear de informações em formato digital dividido em módulos de informações interligadas através de links oferecendo ao leitor diferentes trajetos para a leitura e interatividade. A leitura pode ser direcionada para outro ponto do mesmo texto, para outros textos e também para arquivos de imagens e sons.
O hipertexto agrega não somente o texto escrito, mas também imagens, sons e animações variadas alterando, desse modo, a noção de textualidade.
O hipertexto traduz o que há de mais elementar na internet uma ramificações de coneções.
Para saber mais clique nos links abaixo.
http://unisc.br/portal/images/stories/mestrado/letras/coloquios/ii/hipertexto_praticas.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=B_TxOBONcK0