sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CONFIRMADO NOVO ATAQUE EM BLUMENAU - Base da Polícia Militar que no bairro Garcia é alvo de disparos



CONFIRMADO NOVO ATAQUE EM BLUMENAU - Base da Polícia Militar que no bairro Garcia é alvo de disparos
A base da PM no Garcia foi atingida por tiros na noite desta sexta-feira. Os disparos foram feitos por volta das 20h40. 

A unidade fica no início da Rua Progresso, próximo à empresa Coteminas. De acordo com informações da própria PM, ninguém foi atingido. O número de disparos não foi informado.

https://www.facebook.com/RadioClubeDeBlumenau?fref=nf

15 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - OS ARTRÓPODES: INVERTEBRADOS COM EXTREMIDADES ARTICULADAS, SUA CLASSIFICAÇÃO, RESPIRAÇÃO, REPRODUÇÃO, OS INSETOS E A SAÚDE HUMANA e ATIVIDADES.

15 -  CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - OS ARTRÓPODES: INVERTEBRADOS COM EXTREMIDADES ARTICULADAS, SUA CLASSIFICAÇÃO, RESPIRAÇÃO, REPRODUÇÃO, OS INSETOS E A SAÚDE HUMANA e ATIVIDADES.






FONTE:

14- CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - OS ANELÍDEOS: ANIMAIS COM ANÉIS, SUA CLASSIFICAÇÃO, REPRODUÇÃO, OS ANELÍDEOS E A SAÚDE HUMANA.

14- CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - OS ANELÍDEOS: ANIMAIS COM ANÉIS, SUA CLASSIFICAÇÃO, REPRODUÇÃO, OS ANELÍDEOS E A SAÚDE HUMANA.




FONTE:

PLANO DE AULA - MATEMÁTICA TEMA: Avaliação Diagnóstica



PLANO DE AULA - MATEMÁTICA


TEMA: Avaliação Diagnóstica


OBJETIVOS:


-Escrever os números ditados pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos que eles tem a respeito da escrita de números.


-Interpretar e resolver as situações-problemas, colocando em jogo os conhecimentos que eles tem sobre interpretação e resolução de problemas.

CONTEÚDOS:


· - Números;
· - Situações-problemas

PROCEDIMENTOS:


-Distribuir as folhas de avaliação e orientá-los a escrever os números do jeito que sabem.


-Fazer o ditado de números.



-Distribuir as folhas com as situações-problemas e ler o enunciado de cada problema, pedindo que façam do jeito que souberem.

-Recolha as folhas dos alunos e, posteriormente, analise e registre suas observações.


RECURSOS:


-Cópias da Avaliação

AVALIAÇÃO:


-Fazer o levantamento inicial dos conhecimentos dos alunos, registrando-o ou organizando-o em uma tabulação.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/02/planos-de-aula.html

PLANO DE AULA - PORTUGUÊS

PLANO DE AULA - PORTUGUÊS


TEMA: DITADO PARA SONDAGEM DA ESCRITA


Para 1º e 2º anos ou outros anos com alunos ainda não alfabéticos




OBJETIVO:
-Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis.



CONTEÚDO:
-Palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc.





DESENVOLVIMENTO:
Atividade será feita individualmente. Chamar um aluno por vez e explicar que ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que a professora vai ditar. 


A cada palavra ditada, pedir para o aluno ler em voz alta o que acabou de escrever, apontando com o dedo. 


Anotar em uma folha como o aluno faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se lê sem se deter em cada uma das partes, se associa aquilo que fala à escrita, em que sentido faz a leitura etc.


Exemplo:
JOANINHA
FORMIGA
GRILO


A FORMIGA MORA NO JARDIM.

RECURSOS :
Papel e lápis.


AVALIAÇÃO:
O professor vai analisar qual hipótese de escrita o aluno se encontra.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/02/planos-de-aula_5.html

Alfabetizando com nomes.


Para iniciar o processo de alfabetização comece trabalhando com os nomes dos alunos.

As atividades com nomes propiciam aos alunos:

- a reflexão sobre a escrita, informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, favorecendo a aquisição da base alfabética.
- o uso dos nomes como modelo para outras escritas, uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
-a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula etc.


Algumas atividades com nomes:

1. Achar o crachá que estará embaralhado no meio da roda;
2. Batata - Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais;
3. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá;
4. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono
5. Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa,
6. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras,
7. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes em ordem alfabética.
8. Bingo - utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
9. Bingo com cartelas contendo mais de um nome;
10. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono,
11. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: "Te dou um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?" A turma deverá responder: CAIO. Este r pega seu crachá, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome;
12. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes etc;
13. Com a música: A canoa virou... , em roda ao falarem o nome da criança esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda;
14. Ao chegar cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo, os que sobrarem serão os ausentes;
15. Arremessando a bola para o alto no meio da roda uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas, este tentará pegar a bola, se conseguir repete o procedimento, se não conseguir a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
16. Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas.
17. Descobrir juntos todas as versões da música: "A Barata diz que tem...", então reescrevê-la, com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seus nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também.
18. Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-Ia na roda. Digitar estas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem.
19. Montar um cartaz com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes.
20. Entregar uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética.
21. Pesquisar sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares);
22. Quebra cabeça - o professor faz um quebra cabeça com as letras do nome do aluno.
23. O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes (função social da escrita):
24. Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes).

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/02/alfabetizando-com-nomes.html

Aprender a ler, lendo.



Ao longo dos primeiros anos, quando muitos dos alunos ainda não sabem ler convencionalmente ou então leem com pouca fluência, é importante que as atividades de leitura favoreçam o desenvolvimento de estratégias de leitura que sirvam de apoio à compreensão e à construção de sentido do texto. Isso, sempre considerando que o processo de leitura de um texto se dá por meio de muitas ações além da decodificação.


Assim, é importante levar em conta tanto as situações de leitura do professor como aquelas nas quais osalunos são desafiados a ler por conta própria.


Proporcionar momentos em contato com os livros infantis de poucas páginas e em letra em bastão, disponíveis na sala de aula, levam as crianças a construírem estratégias de leitura, mesmo quando ainda não sabem ler. Elas antecipam o que pode estar escrito. Como ainda não dominam o sistema, estão o tempo todo usando informações sobre a escrita do próprio nome, do nome dos colegas ou outros que trazem da própria experiência. Essa tentativa de leitura não é aleatória. Ao contrário, é um trabalho intelectual. A criança compara as palavras, seleciona, olha para todas as pistas e só então verifica o que está escrito.


Aprender a ler e a escrever, lendo e escrevendo. “É preciso interagir com o objeto, pensar sobre ele como um todo para aprender a ler, produzir e compreender. (FERREIRO, TEBEROSKY, 1985).


Situações reais de leitura de crianças de seis anos:


Uma criança, com o livro Cinderela nas mãos, apontou para as letras da capa e disse "Cinderela começa com Ci, é o Ci da Cintia.
Outra criança que estava ao seu lado falou "e o la da Cinderela é da Laura"


Livros infantis disponíveis no meu site:

CD: A Arca de Noé

ÍNDICE DO CD:

1. A Arca de Noé
2. O Pato
3. A Corujinha
4. A Foca
5. As Abelhas
6. A Pulga
7. Aula de Piano
8. A Porta
9. A Casa
10. São Francisco
11. O Gato
12. O Relógio
13. Menininha
14. Final (orquestrado)






LETRAS DAS MÚSICAS:
O PATO

LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LA VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ.

O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA.


A FOCA


QUER VER A FOCA
FICAR FELIZ?
É POR UMA BOLA
NO SEU NARIZ.

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA 
UMA SARDINHA.

QUER VER A FOCA
FAZER UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA BARRIGA!


AS ABELHAS

A AAAAAAABELHA MESTRA
E AAAAAAAS ABELHINHAS
ESTÃO TOOOOOOODAS PRONTINHAS
PRA IIIIIIIR PARA A FESTA.

NUM ZUNE QUE ZUNE
LÁ VÃO PRO JARDIM
BRINCAR COM A CRAVINA
VALSAR COM O JASMIM.

DA ROSA PRO CRAVO
DO CRAVO PRA ROSA
DA ROSA PRO FAVO
VOLTA PRO CRAVO.
VENHAM VER COMO DÃO MEL
AS ABELHINHAS DO CÉU!


A CASA

ERA UMA CASA 
MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO
NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA
ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA
DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA
NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA
FAZER PIPI
PORQUE PENICO
NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA
COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS
NÚMERO ZERO.


O GATO

COM UM LINDO SALTO
LESTO E SEGURO
O GATO PASSA
DO CHÃO AO MURO
LOGO MUDANDO
DE OPINIÃO
PASSA DE NOVO
DO MURO AO CHÃO
E PEGA CORRE
BEM DE MANSINHO
ATRÁS DE UM POBRE
DE UM PASSARINHO
SÚBITO, PÁRA
COMO ASSOMBRADO
DEPOIS DISPARA
PULA DE LADO
E QUANDO TUDO
SE LHE FATIGA
TOMA O SEU BANHO
PASSANDO A LÍNGUA
PELA BARRIGA.

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2013/03/cd-arca-de-noe.html

12- CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - PLATELMINTOS e NEMATELMINTOS: ESTUDO, CLASSIFICAÇÃO, OS VERMES E A SAÚDE HUMANA, DOENÇAS CAUSADAS.

12- CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - PLATELMINTOS e NEMATELMINTOS: ESTUDO, CLASSIFICAÇÃO, OS VERMES E A SAÚDE HUMANA, DOENÇAS CAUSADAS. 








FONTE:

11 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - OS ANIMAIS: PORÍFEROS e CNIDÁRIOS - SUA CLASSIFICAÇÃO E INTERFERÊNCIA NA SAÚDE HUMANA.

11 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - OS ANIMAIS: PORÍFEROS e CNIDÁRIOS - SUA CLASSIFICAÇÃO E INTERFERÊNCIA NA SAÚDE HUMANA.






FONTE:

10 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL - REINO DOS FUNGOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS, SUA REPRODUÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, O CORPO DOS FUNGOS, OS FUNGOS E A SAÚDE HUMANA, ATIVIDADES.

10 - CIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTAL -  REINO DOS FUNGOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS, SUA REPRODUÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, O CORPO DOS FUNGOS, OS FUNGOS E A SAÚDE HUMANA, ATIVIDADES.






FONTE: