O orégano é uma planta de folhas muito aromáticas, indispensável na culinária mediterrânea. O orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas o aroma pungente de suas folhas se intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo.
Os especialistas apontam diversos benefícios do orégano para o organismo. Ele é um estimulante para o estômago, especialmente nos casos de perda do apetite, dificuldade de digestão ou gases. Além disso, é ótimo para cólicas. Expectorante, ajuda especialmente nos casos de bronquite ou asma. Suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias também são bastante importantes.
O orégano possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce que, quando se instala, traz diversos males. Se você quer usufruir desses benefícios, não há grandes manobras: basta incluí-lo na rotina. É bom ingerir o orégano ao longo da vida, com frequência, e associando-o a outros vegetais que contenham antioxidantes complementares.
O orégano pode ser coadjuvante no tratamento de disbiose intestinal e de candidíase, além de estimular o sistema imunológico. Os mais antigos fazem uso do chá de orégano para tratar tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação e para aliviar enjoo do mar.
Chá de Orégano
O chá de orégano ajuda nos tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas. Se for utilizado de maneira externa também ajuda a combater a celulite.
Nele também é encontrado um agente estrogênico, isso quer dizer que ele reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da tensão pré-menstrual.
No organismo o orégano funciona como diurético, diminuindo a retenção de líquidos, e de quebra luta contra os radicais livres, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo.
Modo de fazer o chá:
Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;
Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;
Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.
O consumo do chá deve ser feito de duas a três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.
Óleo de Orégano
O óleo de orégano é amplamente conhecido como um potente "exterminador de germes patogênicos" natural.
Ele também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, bem como zinco, magnésio, ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês e niacina.
Crescentes pesquisas vem confirmando suas propriedades e seus efeitos terapêuticos sobre o organismo, e até mesmo grandes empresas farmacêuticas, já utilizam-se de suas propriedades.
Indicação do óleo de orégano
O óleo de orégano está indicado para o tratamento de:
Infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias por reduzindo a dor, inflamação e infecção;
Problemas respiratórios, agindo como antitússico;
Problemas de resfriados e gripes;
Doenças broncopulmonares;
Gases e cólicas gastrointestinais;
Problemas digestivos;
Problemas das vias urinárias;
Enxaquecas.
O óleo de orégano tem efeitos antioxidantes e atua no sistema musculoesquelético aumentando a flexibilidade muscular e das articulações. Atualmente existem pesquisas que sugerem que o óleo de orégano ajuda na cura do câncer.
E você, costuma consumir orégano?