sexta-feira, 23 de maio de 2014

TRABALHANDO COM FÁBULAS - INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA / 4º ANO - 5º ANO.


Trabalhar com fábulas é uma ótima forma de ensinar, pois elas são de fácil entendimento e divertem ao mesmo tempo.

http://www.amorensina.com/2014/04/trabalhando-com-fabulas-interpretacao-e.html

GISELDA, A GIRAFA - TEXTO E INTERPRETAÇÃO - DOIS TIPOS DE LETRAS/ 1º ANO - 2º ANO.


Sabemos que os textos curtos são mais fáceis para o leitor inciante, em fase de alfabetização. 
Por isso é importante que o mesmo seja agradável e ilustrado para que a criança possa fazer a leitura verbal e não verbal.
Dentre estes podemos usar, anúncios, notícias, versinhos e até mesmo textos para mera apreciação.
A letra deve considerar o nível e a idade da turma.
E com certeza você sabe o que é melhor para seus alunos.
Espero que goste deste texto e suas atividades. Claro, que você pode ampliá-las muito mais.
Beijos e bom trabalho!


Uma sugestão é trabalhar os sons do G, aproveitando para cantar a música da família silábica da letra G.
Quando criei as músicas, o intuito não era trabalhar o método tradicional, mas usá-las como recursos didáticos quando surgisse as oportunidades em sala de aula.

A mesma encontra-se postada na página acima citada.



http://www.amorensina.com/2014/04/giselda-girafa-texto-e-interpretacao.html

QUE TATU ENROLADO! TEXTO E ATIVIDADES EM DOIS TIPOS DE LETRAS (M ANTES DE B OU P) 1º ANO.


Com a chegada da Copa do Mundo é recomendável que levemos este tema às salas de aula para que nossos alunos saibam da importância de um evento desse porte, e como ele pode influenciar na vida de cada pessoa. 
Devemos destacar os pontos positivos e os negativos para que os mesmos reflitam e possam perceber o que prevalece em relação a população em geral.

A partir do texto do Tatu-bola, você professor(a), poderá trabalhar bastante este tema. 
Leve fotos, reportagens, histórias em quadrinhos para que as crianças estejam familiarizadas com a temática.
É importante que a criança entenda o motivo do nome do animal e o porquê dele ter se tornado o mascote desta Copa.
Encontrei uma foto na internet que mostra a transformação do Tatu-bola. Acredito que seria interessante tê-la impressa na sala de aula.
Espero que goste!
Abraços!





Fonte: http://eportuguese.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html
http://www.amorensina.com/2014/04/que-tatu-enrolado-texto-e-atividades-em.html

ATIVIDADES SOBRE A COPA - 1º ANO/ 2º ANO.


Nas as atividades relacionadas abaixo, podemos trabalhar entre outras coisas:
- Língua Portuguesa (substantivos compostos e ordem alfabética )
- Ciências (animais, o homem e sua relação com o ambiente);
- Geografia ( mapa- mundi, mapa do Brasil e bandeiras)
- Matemática ( figuras geométricas de 3, 4, 5 ou 6 lados; números e quantidades e números ordinais).

  1. http://www.amorensina.com/2014/04/atividades-sobre-copa-1-ano-2-ano.html

BINGO DOS PAÍSES DA COPA DO MUNDO DE 2014 / 1º ANO - 2º ANO.

Você já sabe que o bingo é um ótimo recurso para o ensino e aprendizagem. As crianças aprendem brincando, desenvolvem habilidades e se interagem espontaneamente.
Espero que goste!
Abraços e bom trabalho!






http://www.amorensina.com/2014/04/bingo-dos-paises-da-copa-do-mundo-de.html

COPA EM... BANDEIRAS , IDEIA DE DIVISÃO E VOGAIS - 2º PERÍODO/ 1º ANO.

É importante que antes de apresentar a atividade em folha o aluno já tenha conhecimento prévio do assunto. Por isso, não deixe de apresentar a bandeira do Brasil enfatizando suas cores e formas para que a criança não tenha dificuldade na hora do registro.
Trabalhe a ideia de divisão utilizando material concreto. 
http://www.amorensina.com/2014/04/copa-em-bandeiras-ideia-de-divisao-e.html

A BOLA DE FUTEBOL (CRÔNICA JORNALÍSTICA) - TEXTO E INTERPRETAÇÃO -4º ANO / 5º ANO.

Este é um texto divertido e atual ,já que estamos no ano da Copa do Mundo. 
No entanto, apesar de discorrer sobre o jogo de futebol, seu objetivo vai além disso. Trabalhei com o mesmo em 2002 com a antiga 4ª série do Ensino Fundamental. Encontrei-o em meu computador e resolvi compartilhar aqui.
Espero que goste!
Leia e descubra!
Beijos e bom trabalho!

Obs: Se alguém souber o nome do autor, informe por favor.

http://www.amorensina.com/2014/05/a-bola-de-futebol-cronica-jornalistica.html

CALCULANDO, COMPLETANDO E INTERPRETANDO ÁBACO - MATEMÁTICA 1º ANO.

O ábaco é um excelente recurso para auxiliar no trabalho da matemática com atividades que envolvem o Sistema de Numeração Decimal e o valor posicional do algarismo, além de realizar operações ( mais comum na adição e subtração).
É importante que a criança tenha acesso a este material desde o início da alfabetização.
Pode-se usar materiais recicláveis para a confecção dos ábacos para os alunos. Pois com o ábaco em mãos a criança torna-se capaz de:
- Aprender a manusear o ábaco;
- Identificar as ordens do Sistema de Numeração Decimal;
E à medida que for dominando, será capaz de entender o conceito de agrupamentos, reagrupamentos e valor posicional.

Confeccione ábacos com seus alunos!
http://www.amorensina.com/2014/05/calculando-completando-e-interpretando.html