segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dificuldade Dos Alunos Em Relação à Acentuação.

A aprendizagem da acentuação gráfica deve ocorrer após o aluno:

Saber o que são sílabas átonas e tônicas;
Ter percepção de que há uma série de palavras que têm sílaba "forte" quando se fala e que, mesmo assim, na escrita, não levam acento nessa sílaba;
Ser capaz de identificar palavras pelo número de sílabas e pela posição da sílaba tônica, e diferenciar os ditongos dos hiatos.


Objetivos


1. Oferecer orientações que permitam ao aluno pronunciar corretamente as palavras que lê.


2. Demonstrar por que as palavras devem ser acentuadas na escrita.


3. Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.


4. Incluir as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, sem se referir ao "antes" e ao "depois" do acordo.


Estratégias


1. Comparar palavras que devem ser acentuadas com outras que não devem ou não precisam ser acentuadas.


2. Fixar as regras por meio de quadros com as regras e jogo com palavras diferentes e com a brincadeira da forca.


Atividade


1. Entregue aos alunos um pequeno texto (simples, de fácil compreensão) do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Comente as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de alguma palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica poderia estar em três posições diferentes.
Obs.: escolha (ou até mesmo produza) um trecho em que haja palavras com essa possibilidade.


2. Use um ou mais quadros com as regras de acentuação, obedecendo à sequência: palavras oxítonas, palavras paroxítonas, palavras proparoxítonas, acentuação dos ditongos e dos hiatos etc., deixando-o(s) em lugar visível para os alunos. Integre o caso dos monossílabos já ou depois.


3. Faça (ou peça aos alunos que façam) cartões, cada um com uma palavra de cada grupo de regras, segundo a sequência acima. Misture cartões com palavras que devem ser acentuadas com outros com palavras que não devem. Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas acabarão sendo acentuadas durante o jogo.


4. Mostre aos alunos um cartão por vez e peça que identifiquem a posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e demonstre que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Peça que identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, faça-os trabalhar com as duas variáveis: identificação da sílaba tônica + terminação da palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.


5. Faça o jogo da forca.


Comentário


Há uma maneira bem fácil de os alunos identificarem a posição da sílaba tônica:
dividir as palavras em sílabas
numerar de 1 a 3 as sílabas a partir do final da palavra e concluir:
sílaba tônica nº 1 = palavra oxítona
sílaba tônica nº 2 = palavra paroxítona
sílaba tônica nº 3 = palavra proparoxítona


Exemplo:




Esse método funciona porque não há palavras (com duas ou mais sílabas) na língua portuguesa cuja sílaba tônica ocupe posição além da sílaba nº 3 (considerando-se sempre a numeração a partir do final da palavra).


FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Sinais de Pontuação-Significado.


Sinais de pontuação. Para facilitar a leitura e ajudar à compreensão dos textos, na linguagem escrita usam-se sinais de pontuação:
ponto final - usa-se no final da frase e obriga o leitor a uma paragem;
vírgula - separa os elementos da frase; marca uma pequena pausa;
dois pontos - usam-se antes de uma citação ou de uma enumeração;
ponto e vírgula - usa-se para separar orações coordenadas; obriga a uma pausa mas não termina a frase;
ponto de exclamação - utiliza-se quando se deseja exprimir surpresa, receio, admiração, etc.;
ponto de interrogação - usa-se para fazer uma pergunta;
reticências - indicam que a frase está incompleta; assinalam uma hesitação ou uma pausa;
travessão - utiliza-se nos diálogos para indicar a fala das personagens;
aspas - introduzem palavras ou citações de outros textos;
parêntesis - assinalam informações diversas.

FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Sinais de Acentuação.

Na linguagem escrita utilizamos três sinais de acentuação (acentos):
agudo - como em há
grave - como em à
circunflexo - como em experiência
Existem ainda os seguintes sinais auxiliares da escrita:
til - como em mãe
cedilha - como em peça


FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Ditongos e Dígrafos.

Ditongos e dígrafos
Chama-se ditongo à combinação de duas vogais que se pronunciam ao mesmo tempo, formando uma só sílaba, e que podem ser orais ou nasais.
São orais os ditongos que se pronunciam apenas através da boca.
São nasais os ditongos em que, ao pronunciarem-se, o som sai pela boca e pelo nariz, simultaneamente.
Também há conjuntos de duas consoantes ou consoante e vogal que se lêem de uma só vez para formarem um novo som - são os dígrafos.
Os ditongos são sons vocálicos por serem formados por vogais. Os dígrafos são sons consonânticos.


FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Sílaba e Divisão Silábica.

Sílaba e divisão silábica
As palavras são formadas por sons ou fonemas que, por sua vez, formam sílabas. Chamamos sílaba a um conjunto de letras que se pronuncia de uma só vez. Uma palavra pode ter uma, duas ou mais sílabas.
Quanto ao número de sílabas, as palavras classificam-se em:
monossílabos - quando têm só uma sílaba, como em pai;
dissílabos - quando têm duas sílabas, como em casa;
trissílabos - quando têm três sílabas, como em escola;
polissílabos - quando têm mais de três sílabas, como em automóvel.
Em todas as palavras há uma sílaba que se pronuncia com mais força - é a sílaba tônica. As restantes sílabas chamam-se sílabas átonas. A sílaba tônica de uma palavra pode ser a última, a penúltima ou a antepenúltima.
Conforme a posição da sílaba tônica, as palavras classificam-se em:
agudas - quando a sílaba tônica é a última, como em boné;
graves - quando a sílaba tônica é a penúltima, como em foca.


FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Grupo Nominal e Grupo Verbal.

Grupo nominal e grupo verbal
Quase toda a frase é constituída por dois grupos fundamentais:
grupo nominal - GN
grupo verbal - GV

O nome é a palavra principal do grupo nominal.
O verbo é a palavra principal do grupo verbal.
O GN e o GV da frase têm, entre si, uma relação de concordância: se o GN é singular o GV também é singular; se o GN é plural o GV também é plural.
Normalmente, o GN escreve-se antes do GV.

FONTE: http://blog-de-aprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Gram%C3%A1tica

Alfabeto Animais.

Não tem as letras k, y e w 











FONTE: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2012/07/alfabeto-animais.html

Brasileiro atingido por vergalhão intriga médicos nos EUA. Um brasileiro que teve a cabeça atravessada por um vergalhão está sendo estudado por cientistas americanos. A barra de ferro perfurou o crânio de Eduardo Leite quando ele trabalhava numa obra, no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 2012. Ele agora pode ajudar a ciência a desvendar mistérios do cérebro. As informações são do Fantástico.

Um brasileiro que teve a cabeça atravessada por um vergalhão está sendo estudado por cientistas americanos. A barra de ferro perfurou o crânio de Eduardo Leite quando ele trabalhava numa obra, no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 2012. Ele agora pode ajudar a ciência a desvendar mistérios do cérebro. As informações são do Fantástico.
O vergalhão entrou pelo alto da cabeça e atravessou a região entre os olhos, atingindo a área frontal do cérebro.Eduardo estava agachado usando capacete quando foi atingido pela barra de ferro, que caiu de uma altura de 15 metros e tinha 2,5 metros de comprimento. "Cortaram o ferro, diminuíram o tamanho e me levaram para o hospital. Em momento nenhum eu desmaiei, fiquei o tempo inteiro conversando", lembra.

Após a surpresa de o encontrarem vivo, os médicos constataram que o operário havia perdido massa encefálica, inclusive uma área responsável pelas funções associadas ao comportamento. Ele poderia ter alterações de humor, mas dois anos depois do acidente, Eduardo está clinicamente normal, o que é um mistério para a medicina.

O caso chamou a atenção dos cientistas americanos, que o levaram a um centro de estudos em Nova York para pesquisar seu cérebro. Mesmo o neurologista Rodolfo lhinás, indicado ao Prêmio Nobel de Medicina em 2013, ficou surpreso: "Essa pessoa deveria ter sofrido muitas sequelas". Porém, embora afastado do trabalho, Eduardo leva uma vida normal e teve até um filho, o terceiro, após o acidente. As consequências foram algumas convulsões, que são controladas por medicação e que os médicos consideram reações normais para qualquer pessoa que tenha tido uma lesão no cérebro. 
Caso semelhante ocorreu em 1840, quando o operário americano Phineas Gage trabalhava na construção de uma ferrovia e sofreu um acidente com uma barra de ferro, que entrou de baixo para cima, atingindo a região frontal do cérebro. Ele também sobreviveu, mas mudou completamente de personalidade. Virou uma pessoa agressiva e seu caso passou a ser considerado como uma das primeiras evidências científicas de que uma lesão no lobo frontal do cérebro pode alterar a personalidade, as emoções e a interação social. 

TERRA

Veja as fotos aéreas via drone tiradas do Parque Ramiro Ruediger em Blumenau. Fotos enviadas e cedidas pelo fotógrafo Leandro Sandroni Bento. O contato dele é (47) 9191-5288 para empresas e eventos.

Veja as fotos aéreas via drone tiradas do Parque Ramiro Ruediger em Blumenau. 
Fotos enviadas e cedidas pelo fotógrafo Leandro Sandroni Bento. 
O contato dele é (47) 9191-5288 para empresas e eventos.
Foto enviada pelo fotógrafo Leandro Sandroni Bento (via Drone)
Foto enviada pelo fotógrafo Leandro Sandroni Bento (via Drone)
Foto enviada pelo fotógrafo Leandro Sandroni Bento (via Drone)

fonte:
http://jaimebatistadasilva.blogspot.com.br/2014/05/veja-as-fotos-noturnas-aereas-via-drone_17.html

Incêndio atinge uma casa no bairro Itoupava Seca em Blumenau neste domingo à tarde. Não houve feridos. Fotos do internauta Rafael João Amorim.


Incêndio atinge uma casa no bairro Itoupava Seca em Blumenau neste domingo à tarde. Não houve feridos. Fotos do internauta Rafael João Amorim.
Foto do internauta Rafael João Amorim
O incêndio aconteceu por volta das 17h na Rua Carlos Jensen (defronte a empresa Cremer fundos da Empresa Bermo).
Foto do internauta Rafael João Amorim

http://jaimebatistadasilva.blogspot.com.br/2014/05/incendio-atinge-uma-casa-no-bairro.html

1ª CORRIDA E CAMINHADA PELA VIDA em Blumenau em comemoração ao mês MAIO AMARELO PELA PAZ NO TRÂNSITO. O evento aconteceu neste domingo no Parque Ramiro Ruediger.

Veja a cobertura com as fotos da 1ª CORRIDA E CAMINHADA PELA VIDA em Blumenau em comemoração ao mês MAIO AMARELO PELA PAZ NO TRÂNSITO. 
O evento aconteceu neste domingo no Parque Ramiro Ruediger.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Largadas:
Corrida 8km - 08h
Caminhada 4km - 08h15
Iniciativa: Espaço do Trânsito, Driver Treinamento Para Habilitados e Yázigi
Contato: corridapelavida@hotmail.com
Telefone: (47) 9750-4968
O resultado final com os primeiros colocados será divulgado hoje a tarde.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


Os Bombeiros de Blumenau também participaram da corrida (foto abaixo).
Os soldados do quartel (23º Batalhão de Infantaria) ajudaram na organização.
O Seterb e os bombeiros prestaram um belo serviço. 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


Amigos da ABLUDEF dando um show de entusiasmo e superação nas cadeiras de rodas.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
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3º Colocado (cor verde)
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 


2º Colocado.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 


1º Colocado.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
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Equipe da Organização da Corrida Maio Amarelo.
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Amigos da ACEVALI (Associação dos Cegos de Blumenau). Um ajudando o outro.
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Acevali.
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Belo exemplo, mesmo com muletas os amigos da Acevali participaram.
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Meu amigo Fábio Campos, diretor do Seterb e um dos organizadores da Corrida Maio Amarelo.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
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Secretário Mengarda, no alongamento antes da corrida do Maio Amarelo.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
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Viva VIDA.
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Amigos do CVV Blumenau.
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Acevali.
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Equipe ABLUDEF (Associação Blumenauense dos Deficientes Físicos de Blumenau).
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fonte:
http://jaimebatistadasilva.blogspot.com.br/2014/05/veja-cobertura-com-as-fotos-da-1.html