Créditos: Banco de Atividads
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Quais mudanças a Independência do Brasil trouxe de imediato para o país?
Pintura Independência ou Morte! 1888,Pedro Américo. Reprodução: J. Rosael
A proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública. Tanto é que dois anos depois, o Brasil já tinha sua primeira constituição", explica Carla Ferretti, professora de História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
Até hoje há controvérsias entre os estudiosos a respeito da data da Independência e mesmo do papel ativo de D. Pedro I para que ela se efetivasse. "Houve uma pressão muito grande para que isso acontecesse", diz a professora. Isso porque os proprietários rurais e de escravos temiam perder a liberdade econômica que ganharam com a vinda da família Real em 1808 e a abertura dos portos. Quando D. João VI voltou para Portugal em 1820, o clima político indicava que o Brasil sofreria um cerceamento de liberdade novamente.
Esse movimento por liberdade econômica e política não acontecia apenas aqui no país, mas estava propagado por toda a América. "Era um reflexo da independência das colônias americanas", diz a professora.
A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. "Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país", afirma a historiadora.
Fonte: revistaescola.abril.com.br
* SOJA.
A soja é uma leguminosa em cuja composição encontramos vários componentes com efeitos benéficos à saúde: proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio além de fitoesteróis e isoflavonas.
A proteína de soja é classificada como uma proteína completa e de alta qualidade.
A soja não contém colesterol e sua gordura é do tipo poliinsaturada, fonte natural de ômega 3 e 6.
É um alimento indicado para pessoas de todas as idades.
Você sabe quais as diferenças entre soja transgênica eorgânica?
Soja transgênica: Passa por processos biotecnológicos e são inseridos genes de outra espécie com o objetivo de aumentar produtividade, resistência a pragas e doenças, permitir o uso de herbicidas e o aumento de determinados teores de nutrientes.
Soja orgânica: É cultivada sem agrotóxicos, adubos químicos, artificiais e conservantes. A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo. O processo fica mais sustentável, sem degradar a biodiversidade.
A soja pode ser processada de várias formas e utilizada como complemento proteico em diversas preparações culinárias.
Os produtos da soja mais conhecidos são:
· Grãos “in natura”: são grãos secos.
· Soja Verde: grãos de soja imaturos frescos ou congelados.
· Leite de Soja: produto extraído dos grãos de soja.
· Brotos de soja: adquiridos através de germinação de grãos secos de soja.
· Farinha de soja: um produto obtido dos grãos de soja moídos.
· Tofu: conhecido como “queijo de soja” é preparado com leite de soja.
· Shoyo: também conhecido como molho de soja.
· Sojita: Preparado com grãos cozidos e torrados ou fritos.
· Óleo de Soja: óleo mais utilizado em preparações culinárias.
Você encontra receitas aqui http://cantinhodasreceitas-blogdacleides.blogspot.com
* BENEFÍCIOS DO MORANGO.
O morangueiro é uma planta da família das rosas, originária das regiões temperadas da Europa.
A fruta é carnosa, de cor vermelha, com pontinhos pretos, e de aroma bastante forte.
O morango é uma fruta saborosa, proporciona vários benefícios ao nosso organismo.
O morango é um fruto que contém várias substâncias essenciais para o organismo, como o potássio, o sódio, magnésio e o cloro, responsáveis pelo metabolismo e pelo movimento da musculatura cardíaca.
O morango é rico em vitamina C, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Além disso, ele também ajuda a dar uma maior resistência aos tecidos, atua contra infecções, ajudam a cicatrizar ferimentos e também evita hemorragias.
É uma fruta que possui poucas calorias, portanto, pode ser consumida tranquilamente.
Benefícios do Morango
Previne hemorragias e combate infecções.
Ajuda a cicatrizar ferimentos.
Ajuda a dar mais resistência aos tecidos e reduz dores musculares.
Combate os radicais livres e estimula a circulação sanguínea.
Fortalece os dentes e os ossos.
Ajuda nos problemas de cálculos renais.
Trata dores artríticas e gota.
Trata reumatismos.
É ideal para a prisão de ventre, pois é altamente diurético (possui 90% de água).
Ajuda no tratamento de problema hepáticos (fígado).
Ajuda no tratamento de problemas do sistema nervoso e do aparelho digestivo.
Reduz a temperatura do corpo em casos de febre.
É também utilizado em produtos de cosmética e tratamentos de beleza caseiros, devido as suas propriedades antioxidantes.
Prppriedades medicinais
Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena. Ajuda também a melhorar a memória, a prevenir enfartes.
Dica
Por ser fruto rasteiro, convém lavá-los e limpá-los cuidadosamente em água corrente para eliminar eventuais impurezas. Se possível deixá-los de molho em água com (limão ou vinagre) durante 15 minutos.
Além de todos esses benefícios, podemos fazer deliciosas receitas com o morango.
Confira receitas clicando no link abaixo.
* O PODER DA BANANA.
"Uma banana por dia dispensa o médico"
Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia, não há melhor lanche que a banana.Contendo 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea esubstancial elevação da energia.
Pesquisas provam que apenas 2 bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é por acaso que a banana como energético, é a fruta nº um dos atletas bem sucedidos do mundo.
A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.
Anemia
Contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.
Tensão arterial
Contém elevadíssimo teor de potássio mas, reduzido de sódio, tornando-a perfeita para combater a tensão alta. Tanto que a FDA (agência americana responsável pelo controle de alimentos e remédios) autorizaram as indústrias de bananas, a informar oficialmente a redução do risco de tensão alta e enfarte.
Capacidade Mental
200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram ajuda da banana (no café da manhã, lanche e almoço), para elevar sua capacidade mental.Pesquisa mostra que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender e a manter-se mais alerta.
Intestinos
Com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.
Depressão
De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas sentiram-se melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém "trypotophan" , um tipo de proteína que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem estar.
Ressaca
Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel.A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e re-hidrata o sistema.
Azia
As bananas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.
Enjôo Matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.
Picadas de Mosquito
Antes de usar remédios, experimente esfregar a parte interna da casca da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir o inchaço e a irritação.
Nervos
As bananas contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Excesso de Peso e Estresse
No trabalho Estudos do Instituto de Psicologia, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Examinando 5 mil pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis de açúcar no sangue.
TPM
Esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afetam o humor.
Úlcera
Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.
Controle de Temperatura
Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.
Desordens afetivas ocasionais
A banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contêm um incrementador natural do humor, o "trypotophan".
Fumo
As bananas podem ajudar as pessoas que estão deixando de fumar, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
Estresse
Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo.Quando estressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.
Infarto
De acordo com pesquisa publicado no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por infarto em até 40% !
Verrugas
Os naturalistas afirmam que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com gase ou fita cirúrgica.
Regulação dos níveis de Carboidratos
Comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar.
Como vêem, a banana é um remédio natural contra muitos problemas.
Comparada à maçã, tem: 4 vezes mais proteína, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes mais outras vitaminas e sais minerais. Também é rica em potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais valiosos.
Fonte: Alegriadeviver