A versão topo de linha do Corolla continua, na linha 2015, a ser o Altis, configuração que tem preço sugerido de R$ 92.990 reais.
Externamente, o Corolla Altis diferencia-se dos seus irmãos menos sofisticados (GLi e XEi) por contar com o friso cromado abaixo da área envidraçada e também com maçanetas cromadas (enquanto no XEi e GLi elas são pintadas na cor do carro).
E, além disso, pelas lanternas traseiras, que são formadas por lâmpadas de LED, enquanto no XEI temos lâmpadas convencionais.
Quando parado, o Corolla Altis também apresenta os retrovisores rebatidos, já que esta versão é a única que conta com o sistema de rebatimento elétrico automático (na geração anterior esse item estava presente na versão XEi também).
Já em relação ao GLi, temos a dianteira com o sistema de iluminação diurno em LED e as rodas de alumínio com desenho diferenciado, porém o mesmo usado no XEi.
Interior
A grande diferença do Altis, porém, está no interior, já que este modelo topo de linha conta com bancos revestidos em couro bege, enquanto no XEi temos couro cinza, e, no GLi, tecido.
Apenas nesta versão Altis o Corolla oferece 7 airbags - frontais, laterais e joelho (motorista), pois na XEI e GLi são 5.
Outro ponto de diferenciação interna é o fato do banco do motorista contar com ajustes elétricos e também dispor de acendimento automático dos faróis.
Assim como na XEi, o Altis dispõe de seletores de trocas manuais atrás do volante, conhecidos como paddle shifts, usados para selecionar manualmente uma das sete marchas artificiais da transmissão CVT-S.
Transmissão esta, que, diga-se de passagem, é a mesma do XEi, já que conta com a opção "S", ausente no GLi.
Mecânica
O motor 2.0 16V Dual VVT-I Flex de 153 cv com transmissão CVT de 7 marchas é comum à versão XEi, e consegue acelerar o Corolla de 0 a 100 Km/h em 9,6 segundos.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 10.6 Km/l de gasolina em cidade e de 12.6 Km/l em estrada. Com etanol temos 7.2 Km/l e 8.7 Km/l respectivamente.
Audi A3 Sedan 1.4
A Audi do Brasil colocou recentemente no mercado o Audi A3 Sedan 1.4 básico, com preço inicial de R$ 94.800 reais, com uma estratégia de marketing que ressalta este ser o valor do Corolla, ou, "um Audi a preço de Corolla".
Em termos mecânicos, o Audi A3 1.4 leva uma certa vantagem sobre o Corolla por contar com um motor turbo e uma transmissão S-Tronic de 7 marchas, enquanto o Corolla mantém o 2.0 aspirado com transmissão CVT-S com 7 marchas artificiais. O Corolla, porém, é flex -aspecto muito valorizado no mercado brasileiro.
Mecânica e "status" são, portanto, as únicas vantagens do Audi em relação ao Corolla Altis, já que o modelo de entrada do A3 Sedan fica devendo para o sedã japonês: bancos em couro, sistema multimídia com sistema de navegação, sensores de estacionamento, retrovisores com rebatimento elétrico, ar-condicionado digital automático e câmera de ré.
O Corolla também oferece bem mais espaço interno, tanto para passageiros quanto porta-malas, mas, por outro lado, o comportamento dinâmico do alemão é superior. A escolha entre um dos dois é uma questão de prioridades: se você precisa de mais espaço interno, quer gastar menos (dinheiro e tempo) com manutenção e faz questão de itens como sistema de navegação e bancos em couro, então a escolha é o Corolla. Quem quer mais status e um comportamento mais esportivo, fique com o A3.
Conclusão
O preço do Corolla Altis, R$ 92.990 reais, parece excessivo à primeira vista, mas quando comparado com a lista de itens de série do Audi A3 básico, que é R$ 2.000 reais mais caro, afigura-se com melhor relação custo x benefício. Na linha Corolla, porém, a versão intermediária, a XEi, é a melhor nesse quesito, mas o Altis tem seus encantos.
fonte:
http://www.car.blog.br/2014/05/corolla-altis-2015-video-preco-consumo.html