Sob pressão, mantenha a integridade. É desnecessário fazer força demais para manter o controle de tudo, pois, apesar de isso parecer necessário, na prática a perda temporária de controle não traz grandes consequências.
Diante de tarefas que não lhe agradem ou que sejam aparentemente complicadas, não hesite, lance mão da criatividade para desenvolvê-las da melhor forma possível. Evite repetir o que para outrem tenha sido bem sucedido.
O poder de soltar as amarras do passado reside em perdoar. Muitas ofensas foram feitas a você, mas não é necessário remoê-las, pelo contrário, seria sábio você perdoar silenciosamente as pessoas e seguir em frente.
O olhar desconfiado acaba produzindo eventos que comprovam a desconfiança. Ao mesmo tempo, o olhar confiante e cheio de boas intenções produz situações à altura. O mal, evidentemente, está no olho de quem o enxergar.
Sem tomar a iniciativa de dialogar, o estado de conflito se perpetuará. Porém, quem dará o braço a torcer? Quem será a primeira alma a render-se? Eis a questão, nenhuma das almas envolvidas parece disposta a isso.
Diante de uma realidade que resiste aos seus intuitos não seria sábio você tentar forçar as coisas para que se ajustem aos seus planos. Dessa vez seria melhor perder tempo e deixar para depois, quando tudo estiver melhor.
Há regras que precisam ser obedecidas, mesmo que você discorde delas. Neste momento não há margem disponível para a desobediência, em primeiro lugar se ajuste a como as coisas devem ser para só depois transgredir.
Compreenda e aceite a verdadeira natureza de seus propósitos, nada oculte a si, nada mascare, enxergue tudo com o maior realismo possível, sem máscaras. Isso ajudará você a transitar pelo caminho com mais leveza.
Para você é fácil ser uma pessoa autêntica. Porém, nem sempre isso é o melhor, às vezes é preciso ajustar-se a formalidades, pois de outro modo as atitudes espontâneas desnorteariam e confundiriam as pessoas presentes.
A rigidez não ajudará, pois como tudo que foi feito até aqui não deu os resultados desejados, será necessário adotar uma postura mais criativa e inovar, dentro do possível. Por isso mesmo a rigidez não ajudará.
Diante da dúvida e sob as pressões exercidas sobre você, siga em frente. Dessa vez será melhor avançar com dúvidas do que permanecer sem reação, mas com plena certeza de ter escolhido a situação mais segura.
As agressões mascaram-se com ironias e piadas infames, mas não deixam de ser o que são, puras agressões. É inevitável que essas produzam reações que, depois, não poderão ser tratadas como exageros fora de proporção.
Oscar Quiroga do CLICRBS / ZERO HORA