quarta-feira, 4 de setembro de 2013
COMO LIDAR COM O ALUNO AGRESSIVO.
Ao conversar com a criança de pré-escola e mostrar a ela comportamentos positivos, você contribui para resolver problemas de agressividade ... Mas é importante envolver os pais nesse processo.
Em meio a brincadeiras e risos na hora do recreio, você escuta o choro de um aluno. Ele acaba de ser agredido por um colega. A cena é comum e até normal em turmas com crianças de até 6 anos. Mas, quando uma delas machuca os outros com freqüência e reage violentamente às dificuldades, é sinal de que a agressividade ultrapassou os limites.
Até os 3 anos de idade, dar tapas, empurrar o amigo ou qualquer outro tipo de contato físico pode significar desejo de aproximação e não necessariamente vontade de incomodar. Entre 4 e 6 anos, os pequenos já sabem comunicar situações que não lhe são agradáveis. Nessa idade, a criança é capaz de brincar 'com' e não apenas 'ao lado de' amigos. Ela começa a perceber as regras de convivência.
Esses estágios de desenvolvimento não acontecem exatamente ao mesmo tempo; alguns podem apresentar por um período maior comportamento mais ou menos avançados em relação à idade Nem todas as crianças se adaptam facilmente a essas mudanças emocionais o que pode também ser uma causa das reações hostis.
Entre as causas estão a falta de cuidado e a violência, agressividade exagerada geralmente: é sintoma de problemas mais graves alerta Ivânia Pimemel, terapeuta e supervisora da Associação Criança Brasil, que atende 600 jovens em são Paulo. Entre os fatores desencadeadores de procedimentos agressivos está, temperamento difícil e impulsivo: falta de carinho; violência física ou emociona, ausência de limites ou tolerância excessiva dos pais; excesso de energia mal canalizada; necessidade de experimentar limites até reconhecer os próprios controles; não tolerar frustrações e deficiências físicas ou mentais; ainda não descobertas.
A criança com comportamento agressivo pode estar passando por situações especiais sem o devido apoio, como separação dos pais, nascimento de um irmão ou morte de alguém querido. Para Ana Coelho Vieira Selva, professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional da Universidade Federal de Pernambuco, "é fundamental que o aluno não seja estigmatizado nem acusado por atos agressivos.
TENHA ATITUDE EQUILIBRADAS
Pais e familiares são os principais exemplos de conduta para os pequenos, mas você também tem papel importante na formação emocional deles. Se o professor grita e resolve os conflitos em classe de maneira agressiva, o aluno pode reproduzir essas atitudes. "Uma das funções da escola é civilizar o indivíduo, não sendo condescendente com atitudes agressivas.
Uma atitude positiva é se aproximar do estudante. Dessa forma, ele vai. se sentir à vontade para expor seus sentimentos e pode até tentar explicar seus gestos impetuosos. Ofereça chances de a criança se retratar e. crie situações de estimulo; substitua o "Isso não se faz! por "Você é um garoto legal. Não vai mais querer bater no amigo". Converse com o aluno no pátio ou no parquinho. Salas fechadas, como a temida diretoria, podem causar constrangimento.
Há algumas práticas que você pode adotar para reduzir o comportamento agressivo. Atividades que apresentem modelos de comportamento bem-aceitos também funcionam. Monte, por exemplo, um teatrinho de bonecos e represente conflitos comuns entre as crianças, intercalando situações em que as agressões trouxeram conseqüências desagradáveis com as que foram resolvidas com cooperação, amizade e diálogo.
CONVERSAR COM OS PAIS É ESSENCIAL
A comunicação entre a família e a escola é imprescindível. Não desista se as primeiras reuniões com os pais forem difíceis. "Normalmente eles acham que a professora 'marca' o filho. Alguns acabam aceitando; outros, porém. chegam a tirar a criança da escola.
Se os pais não colaboram, há no mínimo três possibilidades: faltam parâmetros de comparação, por terem somente um filho; a agressividade é normal em casa; ou existem problemas na relação familiar e os pais sentem vergonha de assumi-Ias. O problema pode ser pais ou familiares agressivos, casamento em crise, ou uma infinidade de coisas.
Uma boa maneira de começar a com os pais é ressaltar as qualidades do aluno se iniciar falando dos defeitos e comportamento, eles podem achar que você não gosta dele e não vão querer escutá-Io. Explique que a criança necessita de ajuda e exponha tudo o que a escola Já fez para tentar resolver o problema, Indique psicólogos de confiança ou sugira alternativas gratuitas em faculdades ou postos de saúde de sua região.
PARA PROMOVER A BOA CONVIVÊNCIA DO GRUPO
· Oriente os alunos·a avisar você quando acontecer urna agressão.
· Jamais incentive crianças a responder a atos agressivos com violência.
· Converse com a turma sobre o que é certo e o que é errado e combine regras de boa convivência.
· Conte histórias sobre amizade, amor e relações tranquilas.
· Recompense as boas condutas.
· Programe atividades físicas em que os alunos gastem bastante energia,
· Realize brincadeiras em que haja contato físico entre as crianças, corno as rodas.
· Leve a garotada para brincar ao ar livre.
· Aplique técnicas de relaxamento.
· Monte uma brinquedoteca.
COMO AJUDAR O ESTUDANTE AGRESSIVO
· Crie uma relação de amizade e confiança com ele;
·Estabeleça claramente os limites;
·lncentive manifestações de afeto, segurança, senso de responsabilidade e de cooperação;
· Nunca grite, brigue ou discrimine esse aluno.
Fonte:
Desenhos Aprender Ensinar
Texto sobre Sinônimos e Antônimos.
Sinônimos e Antônimos
Você sabe que é o sinônimo de ver??? E qual é o antônimo de possível???
Se estiver confuso para responder, preste bem atenção porque é muito simples:
Sinônimos são palavras que tem o mesmo significado, assim, ver é sinônimo de enxergar, porque se você falar: “Estou vendo aquele rapaz” ou falar: “Estou enxergando aquele rapaz”, as frases tem o mesmo sentido.
Já antônimos são palavras de significados contrários e, na pergunta inicial, possível é antônimo de impossível, porque se você falar: “É possível escalar o monte Everest” e falar que “É impossível escalar o monte Everest”, o sentido é bem diferente!
Quer mais exemplos??? Então vamos pensar em mais algumas frases...
Sinônimos
A menina está muito feliz! Ou... A menina está muito contente.
José mora bem longe da escola. Ou... José mora bem distante da escola.
A prova deixou os alunos nervosos. Ou... A prova deixou os alunos irritados.
Antônimos
Aquele homem é alto. Ou... Aquele homem é baixo.
Nossa! Que mulher gorda! Ou... Nossa! Que mulher magra!
Hoje pela manhã tomei o leite muito quente. Ou... Hoje pela manhã tomei o leite muitofrio.
Aceite nosso desafio...
Pense rápido e forme frases com o sinônimo das seguintes palavras: Grande, devagar e divertido.
Por exemplo:
Grande – “Minha casa é enorme!”
Devagar – “Hoje o trânsito da cidade está lento.”
Divertido – “Meu melhor amigo é muito engraçado!”
Pense rápido e forme frases com o antônimo das seguintes palavras: Alegre, cheio e claro.
Por exemplo:
Alegre – “Hoje estou me sentindo um pouco triste.”
Cheio – “O balde de água está vazio.”
Claro – “Hoje o céu está escuro.”
Curiosidades
Homógrafos ou homófonos??? Parece confuso, mas vamos esclarecer...
Palavras homógrafas são aquelas com significados diferentes e de grafia idêntica, como por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo) ou providencia (verbo) providência (substantivo).
Palavras homófonas são aquelas com significados diferentes e forma fônica idêntica, como por exemplo, concertar (harmonizar) e consertar (reparar) ou paço (palácio) e passo (andar).
Fonte:
mundinho da criança