quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Volkswagen Golf GTE: esportivo, ecológico e sustentável

A Volkswagen mostra no Salão de São Paulo o esportivo Golf GTE - novo híbrido plug-in (pode ser carregado em uma tomada de casa), que reúne sustentabilidade e desempenho, capaz de rodar grandes distâncias emitindo zero de poluentes.


O Golf GTE pode percorrer até 50 quilômetros em modo totalmente elétrico. Sua autonomia total, somando os dois sistemas de propulsão (gasolina + elétrico) é estimada é de até 939 quilômetros.


O modelo é equipado com o motor 1.4 TSI do Golf GTE, com 150 cavalos, associado com um motor elétrico que chega a 102 cv. Resultado em uma potência do sistema híbrido de 204 cv, com torque de 35,71 kgfm.

O resultado em termos de desempenho é uma uma velocidade máxima de 222 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 s.

GTI, GTD, GTE

A designação Golf GTE está alinhada com as siglas GTI e GTD - este não vendido no Brasil). Em 1976, o primeiro GTI gerou a expressão “hot hatch” e, atualmente, é o compacto esportivo de maior sucesso em todo o mundo. O “I” em seu nome refere-se à injeção eletrônica de combustível, enquanto o “D” em GTD, apresentado pela primeira vez em 1982, remete à injeção de diesel. 

Carga da bateria

O motorista que costuma rodar principalmente em trechos curtos, pode andar totalmente sem emissões, usando apenas eletricidade. A bateria demora cerca de três horas e meia para carregar completamente em uma tomada de corrente convencional.


Se a bateria for carregada através de uma caixa especial ou numa estação de recarga pública, o tempo de carga é reduzido para aproximadamente duas horas e meia.


As opções de controle do Golf GTE permitem que o motorista possa garantir que, mesmo ao percorrer longos percursos, nas áreas urbanas apenas o motor elétrico seja utilizado.

Sistema híbrido plug-in do Golf GTE

O novo Golf GTE é movimentado por um motor turbo TSI de 150 cv com injeção direta de gasolina e um motor elétrico de 102 cv. Trabalhando em conjunto, os dois motores geram 204 cv. O motor elétrico recebe energia de uma bateria de íons de lítio de alta voltagem com arrefecimento líquido de 8,8 kWh, que pode ser carregada por meio de um soquete localizado atrás do logotipo VW na grade do radiador.


A bateria pesa 120 quilogramas, aproximadamente 8% dos 1.524 quilos referentes ao peso líquido do carro. O GTE tem uma transmissão automática DSG de dupla embreagem com seis marchas, que foi desenvolvida especificamente para veículos híbridos


O sistema híbrido inclui ainda componentes eletrônicos de força (que convertem a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador. Um servo-freio eletromecânico e um compressor elétrico garantem a operação otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o GTE for usado em modo “e”.

Carro elétrico ao toque de botão

O Golf GTE pode ser utilizado em vários modos. O motorista pode, por exemplo, acionar um botão para entrar no modo “e”, que torna o Golf GTE um veículo totalmente livre de emissões. O condutor também pode usar o botão para trocar para o modo “GTE”, que ativa o lado esportivo do novo Golf.

Exterior

A presença da propulsão elétrica é expressada visualmente pela assinatura em C criada pelas luzes de circulação diurnas do Golf GTE. Enquanto isso, todos os outros elementos de design dianteiros remetem ao GTI, mas, nos lugares onde no GTI domina a cor vermelha, no GTE é utilizado o azul. 


Como o e-Golf, o Golf GTE com quatro portas será lançado com faróis duplos de LEDs de série. As lanternas direcionais, luzes de estacionamento e a luz de placa escurecida também utilizam tecnologia LED.


Saias laterais e um defletor na borda do teto criam paralelos adicionais com o GTI e GTD. Enquanto isso, as rodas de liga leve aerodinâmicas de 16 (de série), 17 e 18 polegadas, foram criadas especialmente para o GTE.

Interior

O interior esportivo do Golf GTE revela uma relação com seus dois outros companheiros da série GT.

Como no exterior do carro, os toques vermelhos do interior também foram convertidos para o azul, que é a cor característica da Volkswagen e-mobility. 


Instrumentos e mostradores específicos

Touchscreen: Todos os modelos do Golf são equipados com uma tela sensível ao toque. No caso do Golf GTE, o sistema de rádio “Composition Media”, com tela de 6,5 polegadas, é standard. No GTE, essa central multimidia traz funções adicionais, como um monitor de autonomia, um mostrador de fluxo de energia, estatísticas de emissão zero e sistema de navegação.

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Novo Hyundai Genesis: lançamento no Brasil em 2015

A Hyundai mostra no Salão do Automóvel de São Paulo a nova geração do seu sedã topo de linha Genesis - carro que chega ao Brasil em 2015 para impor competição a BMW Série 5,Mercedes-Benz Classe E e Audi A6, entre outros.
O novo Hyundai Genesis 2015 adota motor V6 3.8L que fornece 315 cavalos de potência e 40,5 kgfm de torque a 5.000 rpm.


Em termos estéticos, o novo Genesis 2015 adota o que a montadora sul-coreana chama de conceito estético "escultura fluida 2.0", caracterizado por linhas mais retas e sóbrias, rompendo com os excessos do conceito "escultura fluída" adotado até agora.


O interior do Hyundai Genesis 2015 impressiona pelo luxo e sofisticação, com acabamento impecável, grande espaço interno, e itens como piloto automático adaptativo e sistema de manutenção de faixa que pode conduzir o carro de forma autônoma em rodovias, como mostrado no vídeo abaixo.



Na questão de segurança o Genesis 2015 não decepciona: controle de estabilidade e de tração, nove airbags, sistema de aviso de saída de faixa, monitoramento eletrônico de pressão dos pneus, detectores de ponto cego e head-up display - itens dignos dos concorrentes que o ele pretende enfrentar.


O início de comercialização do Hyundai Genesis no Brasil está previsto para iniciar no final de 2015.


O preço será divulgado posteriormente.

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Audi A3 Sedan: fabricação nacional em 2015 com motor flex

A Audi do Brasil anuncia que o Audi A3 Sedan que será fabricado no Brasil a partir do segundo semestre de 2015 adotará motorização flex.
Com tal movimento, a Audi se iguala às suas rivais alemãs, BMW e Mercedes-Benz, que já anunciaram o BMW 320i Active Flex e Mercedes-Benz Classe Flex (veja aqui), sendo o primeiro já em produção no Brasil, e o último com início de fabricação em 2016.
A Audi experimenta um bom momento de vendas no mercado brasileiro, com cerca de 9,6 mil carros vendidos entre janeiro a setembro de 2015 - o dobro do registrado no mesmo período de 2014.


A Audi anunciou também a venda no mercado nacional da nova geração do TT (detalhes aqui), ampliando sua gama de produtos, com os quais pretende atingir 12 mil carros entregues em 2014, 15 mil em 2015 e a 30 mil por ano a partir de 2020. 

Outro modelo que está confirmado para o Brasil é a versão híbrida do A3, o Audi A3 e-tron (veja detalhes aqui), com 204 cavalos de potência combinada e autonomia de 940 quilômetros.

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Toyota Corolla, Ford Focus e VW Golf são os carros mais vendidos do mundo - Julho de 2014

O Volkswagen Golf se destacou novamente no ranking de carros mais vendidos no mundo em 2014, tendo crescido 32,3% no mês de julho quando comparado com o mesmo período de 2013, atingindo a terceira colocação global (mesma do ranking acumulado), com 78.126 unidades vendidas.
O resultado do Golf é ainda mais impressionante se se considerar que o nome "Golf" encerra apenas as vendas da versão hatch, enquanto Corolla (detalhes aqui), Focus, Elantra e Cruze somam versões hatch e sedan.
Dessa forma, caso sejam computadas as vendas do Jetta (11º carro mais vendido do mundo) - versão sedã do Golf, o modelo da VW ficaria isolado na liderança como o carro mais vendido do planeta, com 133.642 unidades.
Entretanto, como as vendas de Jetta e Golf não se somam, o título de carro mais vendido do planeta continua nas mãos da Toyota com o Corolla, que cresceu 6,3% no mês para atingir 109.112 unidades transacionadas.
O segundo carro mais vendido do mundo foi o Ford Focus, com 83.726 exemplares comercializados - queda de 8% sobre o mesmo período de 2013.
O Ford F-Series, veículo mais vendido dos EUA, ficou com a quarta colocação, com 76.749 unidades emplacadas.
O quinto carro mais vendido em âmbito global foi o Hyundai Elantra, que, mesmo caindo 15,9% em 2014, ainda vendeu 66.140 carros.

O Volkswagen Polo também se destacou, atingindo a sexta colocação no mundo, com crescimento de 11%, vendendo 64.369 unidades, abocanhando a sexta colocação.

A sétima colocação fica com o Camry, carro mais vendido dos EUA, que, mesmo caindo 10% sobre 2013, ainda vendeu 64.221 exemplares.
O Ford Fiesta - carro que vem experimentando queda de vendas no Brasil - também vende menos em 2014 relativamente em 2013, mas ainda assim suficiente para mantê-lo no ranking dos dez carros mais vendidos do mundo, com a 8ª colocação.
O Chevrolet Cruze figura na 9ª posição, com 57.693 unidades vendidas, queda de 13,9% sobre o ano passado.
Fecha o top ten o Toyota RAV4, com importante crescimento de 26%, emplacando 56.424 unidades.

Destaque - Volkswagen up!

O Volkswagen up! registra disparada de vendas em âmbito global, com crescimento de 68,3%, para emplacar 17.594 unidades em julho, ficando com o título de segundo carro sub-compacto mais vendido do planeta, atrás apenas do Chevrolet Spark, com 22.457 unidades vendidas no mês, caindo 4,9% em relação à 2013.


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Novo Hyundai HB20 R-Spec é referência para reestilização

A Hyundai do Brasil apresenta o modelo conceitual Hyundai HB20 R-Spec - carro desenvolvido na Coréia do Sul, apresentando novos equipamentos, cor e acabamentos exclusivos e serve como referência para o futuro da linha HB20.
O Hyundai HB20 R-Spec não tem previsão de produção em série, mas alguns de seus itens dedesign e conforto antecipam futuras reformulações no hatch compacto sul-coreano, já que seu desenvolvimento levou em consideração as preferências do público brasileiro.
O modelo apresenta linhas baseadas no conceito Escultura Fluida 2.0. Na dianteira, o para-choque e a grade foram remodelados, com novas entradas de ar na região inferior e nas laterais e com a inclusão do emblema R-Spec. 
Novos faróis receberam luz diurna (DRL) e luzes de LED, seguindo o light guide, identificação visual presente em outros modelos da marca. 
As rodas também são novas, de liga-leve de 17” com 6 raios e apliques de fibra de carbono, recebendo pneus na medida 225/45 R17. Os para-lamas foram alargados, proporcionando um visual mais robusto. Um exclusivo defletor inferior e novos acabamentos, como maçanetas e retrovisores na cor prata e pinças de freio nas quatro rodas pintadas de vermelho, demonstram toda uma variedade de possibilidades para o HB20.
Na traseira, o para-choque também foi remodelado, ganhando mais esportividade graças a saídas de ar e acabamento na cor prata. Foram adicionadas novas lanternas e duas saídas de escapamento cromadas. A antena é do tipo barbatana, com acabamento preto 
brilhante em harmonia com um novo aerofólio de fibra de carbono.


No interior, o destaque fica para painel, bancos, volante e câmbio com novo design e novos acabamentos. Os bancos possuem maior apoio lateral e são revestidos em couro e Alcântara, com faixas e linhas de costura na cor do carro.
As portas também são revestidas em couro e a alavanca de câmbio é mais ergonômica e funcional. O painel e as portas possuem acabamento preto brilhante e azul. O volante conta com couro perfurado, exclusiva base achatada e a inscrição Sport, além de detalhes na cor preta e
linhas de costura em azul. 

Como se trata de um veículo conceito, não há planos para a produção do HB20 R-Spec Concept.  Entretanto, a recepção por parte do público durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo pode fornecer indicações para a Hyundai sobre próximas 
inovações a serem, em um momento futuro, incorporadas aos modelos regulares de produção.

NOVIDADES APRESENTADAS NO HB20 R-Spec Concept:

• Aplicação do novo conceito de design global da Hyundai, Escultura Fluida 2.0
• Cor exclusiva azul Heaven com acabamento fosco
• Para-choque e a grade dianteira remodelados
• Novos faróis com luz diurna (DRL) e guias de luz em LED
• Rodas de liga-leve de 17” com apliques de fibra de carbono e pneus 225/45 R17
• Novas lanternas
• Escapamento duplo cromado
• Aerofólio de fibra de carbono
• Novos acabamentos em preto brilhante e cinza
• Bancos com maior apoio lateral e acabamento em couro e Alcântara.
• Novo volante com base achatada
• Alavanca de câmbio redesenhada

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